O Mac

| 2 Comentários

Ontem eu deixei um comentário no site da Bia, meio desconcertado porque a linda meio que esnobou os iPods. Coincidência ou não, no mesmo dia, chegou ao meu conhecimento a existência de algumas comunidades no Orkut de gente que odeia o Mac. Tudo bem, no Orkut se encontra de tudo, mas…

Oh, Meu D–s, onde vamos parar?

O que parece que as pessoas não entendem é que os produtos da Apple são simples e elegantes. A simplicidade de um iPod é desconcertante. Você vê um milhão de aparelhos tocadores de áudio digitais. Todos cheios de frescuras. O iPod parece até um sabonete. Mas é isso que é interessante. Sabe, o iBook, por exemplo, nem slot pcmcia tem. Parece um nada, sem leds, sem muitas coisinhas que outros notebooks têm. No entanto , funciona que é uma beleza, e é maravilhoso de se usar. A interface dos produtos é sempre muito simples, o que não significa dizer que são pobres.

Um caso interessante é o seguinte: o iChat. Conheço poucos programas de chat tão bacaninhas. O suporte dele à videoconferência é quase mágico – funciona bem, de verdade. O chato é que a maioria do povo out there usa PC. E aí um produto maravilhoso fica sub-utilizado. O MSN, na minha opinião, é bloatware. Enorme, pesado, e não funciona direito. O iChat funciona maravilhosamente. A iSight, câmera da Apple, que só funciona em Macs, é um primor. Funciona muito bem, principalmente em conjunto com o iChat. Hoje parece que já existem algumas webcams boas pra PC, mas quando a iSight foi lançada, era a única que tinha boa imagem.

O que é interessa na verdade é que as coisas funcionam, sem frescura. Montar uma rede wireless nunca foi problema no mundo Mac, pioneiro na utilização de rede wireless que foi. Sincronizar músicas com o iTunes não poderia ser mais fácil. Fotos digitais com o iPhoto funciona maravilhosamente bem, em uma interface rápida e compreensiva. Sincronizar dados com celular, PDA ou mesmo ooutro Mac é coisa que se faz com o pé nas costas já há um bom tempo, com o iSync. E tudo isso vem de graça com o computador. Me pergunto: o que é que tanto odeiam nos Macs assim?

Eu não sou um adorador da Apple. Mas sou forçado a reconhecer que as soluções dela são muito mais bacanas, e tornam tudo o que eu faço mais fácil. As únicas coisas que me incomodam nos Macs são as seguintes:

1 – navegadores tão rápidos quanto os do Windows, embora a qualidade do texto é bem superior no Safari.
2 – alguns sites que não abrem direito no Mac, embora isso não seja culpa da Apple em si.

Sem contar as coisinhas bacanas que desenvolvem pra Mac. Já falei aqui do Growl e do Adium. São programas muito bacanas. O Dashboard, idem.

E o sistema raramente dá alguma pane. Alguns aplicativos falham, é verdade (principalmente um tal de Microsoft Word). Mas, de resto, acho que a maioria das pessoas perde tempo gastando seu rico dinheirinho em computadores novos rodando Windows.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

2 Comments

  1. Ei, eu não odeio os Macs ou os iPods. Nunca tive um, como posso odiá-los? 🙂
    Só cheguei à conclusão que eles não me serviam. A mim.
    Eu não sou dona do mundo, mas tenho o direito de dar um pitaquinho nele não? 😀
    P.S.: obrigada pelo adjetivo “linda”. Nem consegui ler o restante do post.

  2. Bia,

    Eu nao disse que voce odiava os Macs. Disse que o seu comentário sobre os iPod *e* as comunidades que vi no Orkut me surpreenderam.

    O mundo, pra mim, é melhor por causa dos seus pitaquinhos… 😉

    Não conseguiu ler o restante do post pq???

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d