Mini review do P910

| 9 Comentários

Nunca fiz um review na minha vida. Mas um pedido da Bia(linda, fofa e maravilhosa) não se nega. Então lá vai.

Comprei um celular, como já disse, da Sonyericsson, e que atende pelo nome de P910. É um smartphone, isto é, é um telefone que oferece a possibilidade de se instalar programas nele – ou seja, um misto de celular e computador. Roda o sistema Symbian, na sua versão UIQ. Pelo que entendi nas explicações da Bia e da própria web, os aparelhos UIQ tem como diferencial da Serie 60 (outra incorporação da Symbian, comum nos Nokia) o fato de que a interface tem múltiplos modos de se entrar os dados e frequentemente requerer o uso das duas mãos. Mas falarei disso mais adiante.

O celular é meio grandinho. Cabe no bolso da calça jeans, mas vai levantar suspeitas do tipo “isso é o seu P910 ou você está feliz em me ver?”… 😉 É super chato ter que usar celular na cintura, detesto, mas terei que fazê-lo, pois não gosto de usar terno e gravata o tempo todo (é bom lembrar que esse celular foi feito pra quem usa terno e gravata – cabe direitim no bolso do paletó…). Sim, isso é subjetivo, mas o review é meu…. 😀 Enfim, o aparelho é grande demais para um celular, e pequeno demais para um palmtop. A combinação acaba sendo quase perfeita se a pessoa realmente precisa de um palmtop ou usa o aparelho muito para se conectar à internet. Pra mim isso é importante – como viajo muito de busão, adoro usar o msn enquanto viajo, ou enquanto espero uma audiência. Nesse aspecto, o aparelho não poderia ser melhor.

Ele tem um flip removível, que, tirado, faz com que o celular fique muito mais bonito. Porém, sem o flip, você acaba precisando das duas mãos para operar o bicho, pois muitas das funções requer o uso da Stylus (canetinha que acompanha o aparelho, e que serve para clicar na tela da bagaça). Como presume-se que o uso do aparelho seja, na maior parte, para fazer e receber ligações, acaba-se querendo usar o bicho com o flip.

O aparelho tem uma máquina fotográfica cuja resolução máxima é padrão VGA. Faz filminhos, e tal.

O aparelho vem com 64mb de memória interna, mas aceita memory stick – vem com uma de 32kb. Já instalei uma porrada de aplicativos, mas a maioria é shareware… 🙁 A versão do Opera dele é mais velha do que as que acompanham os Nokia, mas acessa o Gmail tranquilamente.

Os aplicativos pra ele são fantásticos – testei o Agile Messenger e o IM+, ambos para trocar mensagens, e são maravilhosos. É quase como usar o MSN no próprio computador. Aliás, taí a grande vantagem da série UIQ. Se, por um lado, requer duas mãos para coisas simples (quando se abre ou se tira o flip), por outro torna-se muito confortável escrever no aparelho. Pode-se escrever de quatro (!) modos: com o flip fechado, usando-se o teclado numérico (igual a qualquer celular). Com o flip aberto, escreve-se ou com o teclado QWERTY que vem atrás do flip (que achei pequenino demais para escrever, mas quebra o galho), com um tecladinho virtual que aparece na tela do bicho ou escrevendo-se com o alfabeto JOT (é isso?), que lembra o grafiti do Palm. Aliás, pra mim, nada substitui o grafiti. Eu acho que escrevia mais rápido com o grafiti do que com a caneta. Mas funciona. Finalmente pra mim o MSN tornou-se usável a partir de um dispositivo móvel. Acho que não se pode melhorar – chegaram quase à perfeição.

A sincronização dele com o Mac é fantástica – transfere inclusive as fotos do Address Book associadas aos contatos. A Apple criou um conduit próprio que é instalado no celular para fazer a sincronização, dispensando o que vem de fábrica. E fez um ótimo trabalho. Para quem usa PC, pode-se sincronizar tanto via bluetooth (única opção que funciona no Mac) quanto por cabo USB, inclusive já vindo com uma base maneira para colocar o celular.

Um amigo que usa ele com um PC consegue inclusive compartilhar a sua conexão da internet via bluetooth, para evitar o GPRS, que, por sinal, funciona muito bem. Não consegui fazer o mesmo com o Mac…

Como celular, o aparelho não decepciona. O sinal é fortíssimo – no meu quarto, nenhum celular funcionava direito – nem Nokia, nem Siemens e nem o T610 da SonyEricsson. Ele tem o sinal fortíssimo aqui dentro, o que me faz ficar preocupado com aquela coisa próxima ao meu aparelho reprodutor – será que meus “nadadores” vão ser influenciados pela radiação? Preciso casar e fazer filhos, sacumé…

Acho a tela dele boazinha. Poderia ter mais cores, é verdade. O contraste pra mim é bom.

Bom, vou fazer agora o que adoro em outros reviews: listar os pontos positivos e negativos:

Pontos positivos da bagaça:

– excelente qualidade de som e sinal
– ótimos recursos multimídia (puxa, alguns toques do T610, como o do recebimento de mensagens, fazem falta)
– ótimos aplicativos
– excelente para entrar dados
– excelente como palmtop

Pontos negativos:

– não tem perfis (pode-se criar um com um programa chamado Magic Profile) – isso me faz falta
– não permite editar um número antes de chamá-lo (horrível)
– é necessário ajustar cada SMS enviado para que se tenha relatório de entrega (no T610 pode-se colocar para que todas as mensagens enviadas sejam acompanhadas por relatório de entrega)
– grande como celular

Enfim, meu grande dilema é: teria eu feito melhor compra se tivesse escolhido o Nokia 6600? Sim e não. Sim, o da Nokia, como celular, é mais prático. E tenho amigos que tem ele (como o Xico que adoram seus Nokias. Mas eu sinceramente acho que, como Smartphone, o UIQ é que torna tudo muito mais utilizável. Fica fácil escrever num celular assim. E eu mando muitas mensagens de texto (Oh, céus, por que a Oi não tem pacotes melhores que incluem SMS, além daquele Oi Pra Mim?). O tamanho da tela é excelente para se escrever coisas.

Estou feliz com o danado, embora seja difícil carregá-lo discretamente, a não ser quando uso paletó. Presumo eu que minhas viagens ficarão muito melhores com ele.

Se tiverem alguma pergunta, ficarei feliz em responder. Seguem fotos do infeliz…




Autor: francis

the guy who writes here... :D

9 Comments

  1. é… hmm… não sei…

  2. Ahh! Bacana o review, parabéns pelo novo cel, Symbian rocks! No início senti falta da stylus no 6600, por que facilita muito a entrada de dados, não dá pra negar! Depois posta umas fotos tiradas com o seu novo brinquedo tá! Abs!

  3. Sabe, Xico, é verdade… facilita sim. Só que tem um detalhe: NADA é mais rápido do que o bom e velho T9… 😉 Percebi isso hoje.

  4. é… agora eu percebi… MINI REVIEW? MINI? como seria a versão extendida? um tratado solomônico sobre as implicações filosóficas do symbian em contraponto com a dicotomia neo-luso-saxã da nokia com relação à convergência abrupta de tecnologias em um único-múltiplo-plural-singular aparelho de plástico e carbono?

  5. Legal este review. Informações técnicas pertinentes e texto agradável de se ler. Agora concordo com o Xico, põe uma fotinha dele aí 😉

  6. Pô, Sérgio, valeu!!! 🙂

  7. O caminho natural, pra algumas pessoas, é ter um smartphone. Quem tem ou teve um PDA, e realmente usa, começa a achar um pouco incômodo carregar celular e PDA. Daí, com o tempo, acaba ficando a maior parte do tempo só com o celular.
    Vejo a SonyEricsson como uma Apple no mundo dos celulares e smartphones.
    O review ficou legal !! O fabeicante deveria ler 🙂

  8. OLá, estou adquirindo um celular deste modelo, possuo atualmente um SIEMENS CX65, gostaria de saber se ele tem muitos recursos, bom tempo de filmagem, coisas do tipo..
    Pois estou com muita duvida e medo do tamanho dele, pq na loja nao tem nenhum p/ demosntração e detesto celular enormes, oq achas?
    Abraço

  9. Só posso te dizer que é, sim, um celular grande, mas também um grande celular. No site da Sonyericsson tem uma lista de todos os seus recursos. Um abraço, e boas compras!

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d