O feriado

| 3 Comentários

Sim, o Brasil pára entre sexta e quarta-feira de cinzas. E eu também parei.

Não saí de casa um dia sequer entre sexta e hoje pela manhã. Dormi, mexi no computador, vi uma série ou outra, e repeti esses passos novamente. O interessante é que você não descansa assim – o computador me mantém muito ativo – pesquisando coisas para mim e para os outros – programas para E61, VoIP (minha nova paixão – era mapas, lembram?), etc. Enfim, comecei a fazer outras coisas para não cansar – fui arrumar meu quarto – primeira vez em uns 2 anos. A mesa ficou bem despoluída, e os fios finalmente com um pouco de ordem. Participei de um ou dois leilões no eBay, com o objetivo de ressuscitar o Cube. Mas talvez não o utilize aqui, e sim no escritório – é que descobri que o Mini já poderia ser um bom servidor, com a vantagem de poder ser ligado na TV.

Aliás, falando nisso, ontem a Bia mexeu com quem tá quieto – digo, é que estávamos conversando sobre o servidor Linux que ela montou, e pensei em fazer a mesma coisa. E toca-me a procurar formas legais de ligar o Mini à TV e ao monitor ao mesmo tempo, etc. Descobri mesmo que, no meu caso, 2 computadores é redundância, mas preciso de uma máquina desktop para baixar torrents – não gosto de deixar o notebook fazendo isso. Assim, o Mini seria um excelente servidor de mp3 e vídeos.

As experiências com VoIP vão de vento em polpa. Descobri o ENUM, que é algo como uma grande lista telefônica que associa seu número telefônico a seus dados, tornando fácil, se muita gente fizer o cadastramento, ligar para alguém via internet sem ter o número sip. Mas não é só isso – associam-se outros dados também. Detalhes em http://e164.org.

Enrabados sejam os cretinos da Telemar. Sim, por eqüinos de Itu, devidamente adestrados por alguém da família Pessoa. Saco. Já não basta terem o monopólio aqui na Bahia, já não basta só oferecer DSL de 1mb a preços altíssimos (enquanto oferecem de 8mb no RJ e em BH por preços bem mais vantajosos), inventam de bloquear conexões entrantes (lá ele!). Caralho, quem quer ter um servidorzinho meia-boca de VoIP PRECISA habilitar conexões entrantes! E o saco é que ainda dependo dessa porcaria, só por causa do celular – é o único plano entre todas as operadoras onde a franquia mensal de minutos vale para DDD. Se não, mudava pra Claro, que tem planos de minutos ou de Reais fantásticos. É que faço muito interurbano… Agora não tem uma franquia sequer de mensagens ou de dados…

Falando em DSL, encomendei 2 microfiltros. Escuto o chiado do modem no telefone, embora eu tenho quase certeza que a culpa é da telemar – já troquei filtro antes…

Eu e uns amigos vamos ter que retirar da gaveta nosso plano de criar nossa própria rede wireless e, futuramente, contratar um link. Funcionaria assim: uma rede 802.11n, com velocidade média de 200mpbs dentro da cidade, para que compartilhássemos arquivos, VoIP, etc. E um link para a internet. No dia que cidades inteiras fizerem isso, eles vão ser forçados a oferecer preços decentes. Bolas…

Voltei a correr hoje, depois do ok do ortopedista. Semana passada não deu, porque choveu todos os dias no mesmo horário. Hoje também, cheguei em casa ensopado, mas pelo menos já tinha acabado o percurso.

Tentei instalar um programa de navegação da Nokia em meu celular, o Smart2Go, diga do José Antônio que, por sinal, montou um blog excelente sobre celulares da Nokia, em particular da série E. O Maploader da Nokia não está funcionando comigo, mas pode ser porque rodo ele no Parallels, no Mac, embora tudo da Nokia sempre rodou bem dentro daquele ambiente. E fantástica a indicação dele para o Fring,
O Fring, senhores, é um programa de mensagens e VoIP para Symbian que é compatível com o Skype!! Testei o echo123, e funcionou maravilhosamente bem! É um saco fazer o download, mas vale a pena. Funciona com o msn, Gtalk e Skype.

Enfim, a tecnologia veio para aliviar nossas vidas, mas pena que passamos tanto tempo estudando-a, buscando-a e mexendo com ela que não sei se o tal alívio compensa… 🙂

Autor: francis

the guy who writes here... :D

3 Comments

  1. Não se preocupe com o fato de não poder instalar o Maploader, ele ainda não tem os mapas do Brasil. Por enquanto a gente tem que usar o GPRS ou Wi-Fi mesmo…

  2. Outra coisa, eu incrementei a lista de atalhos com outros que eu fui encontrando depois. 🙂 Valeu pelo link!

  3. Aí Manéblog, eu vi um post seu sobre os serviços da operadora OI e achei que como eu você gostaria de fazer parte desta comunidade do orkut:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27723645

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d