Nokia N810

| 7 Comentários

Meus caros, não quero reinventar a roda. Existem mil reviews do N810 da Nokia por aí. Outros mil comparando o mesmo ao iPod Touch ou ao iPhone. Mas eu queria dar meu palpite sobre o aparelho e sua comparação com o iPhone que uso o tempo todo. Esse N810 foi comprado para ser dado de presente, mas passou às minhas mãos a fim de que fosse devidamente atualizado e configurado.

Devo dizer, inicialmente, que adorei o aparelho. Sensacional. Se não tivesse o iPhone, consideraria um, muito embora o fato dele não ser um celular implica em carregar dois aparelhos. Mas a Nokia caprichou nesse produto. Aliás, a Nokia tá a frente das outras empresas em termos de recurso. Mesmo que a grande maioria das não saiba o que é VoIP, ela comercializa o aparelho completamente, 100%, totalmente, integralmente pronto para comunicações via WiFi. É algo mesmo fantástico! Ele já vem com Skype e Gizmo, além de suportar SIP (e quem conhece os aparelhos da Nokia, tipo o E61, funcionando em SIP, sabe que são excelentes). 

A comparação principal entre o N810 e o iPhone, invariavelmente, é o tamanho dos dispositivos. Mostro aqui foto comparativa tirada com o fone Motorola da minha mãe. Fotos melhores existem no Flickr, basta procurar.

 

Sinceramente? Tivesse o N810 um teclado melhor, e pra mim o Asus Eee seria inútil. o aparelho da Nokia é rápido, robusto e pequeno, tem uma tela decente, e portátil pra caramba, muito embora NÃO serviria JAMAIS como celular. Faz sentido, de fato, a Nokia não ter incluído um celular nele. Ninguém iria andar com um aparelho daquele tamanho. Não – o N810 é um comunicador pessoal voltado à internet, e nisso ele é imbatível por qualquer aparelho. 

A grande diferença do N810 pro iPhone, tamanho à parte, é que o primeiro vem com aplicativos usáveis. O iPhone ainda promete ter muita coisa desenvolvida pra ele, mas o Nokia já vem com programas que, de fato, são muito bons. O Skype, por si só, já vale o aparelho inteiro. Imagine um aparelho pequeno, que possibilite chamadas pelo Skype, operando em WiFi. Pois é – não se encontra isso em toda esquina. E mais: com o Gizmo, pode-se fazer chamadas de vídeo. Isso não consegui testar, pois não achei outra pessoa com Gizmo.

Em uma viagem, esse aparelho deve brilhar. Eu, por exemplo, jamais levaria um notebook se tivesse o N810. Dá pra ler os e-mails enquanto se espera um vôo, ligar pra casa via Skype/Gizmo/SIP, ouvir música, etc.

Na verdade, a única coisa ruim do N810 é o seu teclado. Muito ruim pra digitar qualquer coisa. Ele clama por um teclado bluetooth. Até entrar com senhas e configurações é chato. Mas, como o uso principal do aparelho deve ser a comunicação por voz e o acesso aos e-mails, isso não deverá incomodar.

No entanto, se tivesse um teclado mais decente, o Asus Eee ia ter que melhorar muito para superar. Senão vejamos: ambos rodam Linux, ambos têm slots SD, ambos têm WiFi. Porém o Asus não tem bluetooth, o que é um grande plus pro Nokia, além deste ter uma distro do Linux mais rápida nesses dispositivos menores. Penso que o Eee seria um notebook para levar para todo o canto, mas o N810 iria além – iria ser o companheiro presente ao acordar (fala se não fica ótimo no criado mudo, com aquele suporte) até a hora de ir dormir.  O fato é que achei que, no iPhone, se escreve bem melhor com o teclado virtual. 

Não testei a capacidade multimídia dele. Será que roda bem filmes? Com aquela telona… 

Testei chamadas pelo Skype – a qualidade foi fantástica. Pelo Gizmo, nem tanto, mas pelo Mac o Gizmo não tava muito bom também. Interessante é que o Gizmo, via SIP no E61, funcionou perfeito. 

Pena que o N810 foi comprado só agora. Agora incluíram WiMax no bicho e, como a Embratel está colocando WiMax em todo canto, o N810 com WiMax parece ser feito sob medida para esse serviço. Aliás, existem aparelhos que são o paradigma de uma tecnologia: o T68i era o exemplo de uso eficiente do bluetooth na sincronização com o Mac. O E61, da Nokia, o casamento entre telefonia convencional e VoIP. O iPhone entre celular e media player. E o N810 com WiMax, pra mim, é o símbolo da conectividade sem fio para uso de VoIP.

Detalhes: o bicho vem todo em português do Brasil, tem mil e um acessórios de fábrica (a Nokia capricha nisso), tem uma telona linda, e tem uma bolsa para protegê-lo.

Coisa curiosa: consegui atualizá-lo pelo MacOS. Tentei via Parallels, mas acho que o MacOS não deixava o Windows virtual tomar conta do dispositivo quando este entrava no modo de update. Achei um utilitário pra Mac que atualiza os tablets da Nokia, e funcionou redondamente. 

Enfim, espero que esse amigo que irá ganhá-lo goste do bicho.  

Autor: francis

the guy who writes here... :D

7 Comments

  1. Boa observação cara. O n810 é um ótimo companheiro pra todas as horas, 100% útil e funcional. Sem falar que a comunidade linux não deixa à desejar em idéias. Não largo o meu por nada.

  2. Gostaria de saber se o n810 le ou edita arquivos do world, excel, pdf…

  3. tenho uma curiosidade sobre o N810, ele só vem c câmera na parte da frente não é?

  4. Flavio Junior
    O n810 tem sim aplicativos para edição de arquivos do office
    O Gnumeric é um deles é o “Excel” do maemo
    e tem varios outros aplicativos inclusive tem o OpenOffice, Gimp.
    Existe muitos programas para esse aparelho \o/

  5. Unico problema do N810 se chama MAEMO!Se nao fosse esse detalhe ele seria perfeito, to com odio,sinto que joguei dinheiro fora!O maemo é lento,feio,simplorio,bem chatinho e cheio de limitaçoes!Eu nao vivo sem um MSN,e para ele so tem o tal de aMSN que um lixo,nao funciona direito,lento demais,o skype nao aproveita recurso de video,então para que a camera?Eu nao uso google talk e nem Gizmo…mas de um mes que comprei e nao aproveitei nada dele.
    Minha unica alegria nele foi o Fennec,me permitiu navegar na internet de forma decente pq se fosse depender do firefox(flash)que veio nele…
    Alguem sabe como instalar Ubuntu, fiquei sabendo de um cara que colocou mas nao consigo entrar em contato como ele e saber como é…Android ja instalei(por cima do maemo)é pior ainda……arghhhh
    me sinto lesado com a nokia empurrando esses lixo maemo

  6. Comprei o meu ha mais ou menos 3 meses. é tempo suficiente pra saber que, quem fala mal do n810 nao aproveitou seus recursos, ou nao sabe usar. Quem realmente entende de informatica, e sabe um pouco de Linux, encontra milhares de utilidades e softwares para ele. Admito que nem tudo é facil, e quase sempre necessita um pouco de pesquisa e testes. Mas ele cumpre muito bem ao que se propõe, tanto na parte de conectividade, quanto na multimidia. O GPS não é dos mais melhores que já vi, mas funciona muito bem. Estou muitissimo satisfeito e vale cada centavo dos 699,00 que paguei no Submarino. Quem quiser mais detalhes, me escreva via e-mail. Ah! Nao o troco por um iPhone nem que me paguem….hehe!

  7. Olá pessoal!
    Aduiri recentemente um N810 e concordo com o Rômulo sobre o problema chamado MAEMO. Também não consegui progredir muito ainda em função dele. Preciso editor de texto, planilha, e-mail, notas e calendário sincronizados com PC.
    Alguém tem alguma ajuda pra esse pobre coitado?

    Abçs.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d