Fim de ano

| 0 comentários

Graças ao bom D-us, tem sido um bom fim de ano. Não que o mar esteja pra peixe, mas estou surpreendentemente tranquilo, considerando que ano que vem dependerei apenas do meu trabalho (e do mercado) para fazer a feira do fim do mês. Ou seja: sem emprego fixo a partir de janeiro, conto apenas com a arte que aprendi na faculdade.

A advocacia é uma profissão linda. É extremamente gratificante usar nosso linguajar peculiar (pra não dizer hermético e pernóstico) para resolver o problema de alguém. Como hoje, com a Dona Maria, que teve suas paredes rachadas em razão da árvore da vizinha. Dona Maria ainda não ganhou nem perdeu a ação. Mas sentiu-se segura porque alguém a defendia, sem ter que especular se o que o outro advogado, o da parte contrária, era tão ruim quanto a proposta indecorosa que apresentou em audiência. Não, sei, mas dá enorme prazer em defender D. Maria. Embora também acontece defender alguém em causas de milhões de reais, como aconteceu nessa semana. Em todos os dois casos, encontra-se a motivação de encontrar a boa defesa do cliente, e convencer o juiz.

Infelizmente, na advocacia, não dependemos só do nosso suor. Temos que lidar com uma estrutura arcaica, com servidores desmotivados, alguns juízes sem amor pela toga, e uma lentidão que desmotiva a prática civilizada de resolver as coisas na justiça e partir para os jeitinhos. E, pior: pune-se o bom trabalho. A Vara Especializada de Relações de Consumo de Vitória da Conquista está ameaçada de ser extinta, passando a competência das ações relativas a consumidores para todas as Varas Cíveis, cujos processos nunca andam! E, pior: a Vara Especializada desenvolve um trabalho fantástico! Espero que a lei não seja aprovada.

Falando em advocacia, nada como o iPhone e os sites móveis para passar o tempo à espera das tais audiências…

Se você encontrar com Mr. Magoo nas ruas de Conquista, não se assuste: sou eu. É que estou à espera das lentes de contato novas (nada sério, é que a lente anterior era feita de um material que meu olho rejeitou) e, enquanto essas não chegam, uso umas gelatinosas que são um desastre! Não tenho nem falado com as pessoas quando corro, o que me rendeu uma certa fama ruim… Enfim, o mundo não está preparado para os muito míopes…

Autor: francis

the guy who writes here... :D

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.