Zurique

| 1 Comentário

Sinceramente, os tempos estão difíceis. Fico pensando: se algum suíço aplicasse algum golpe no Brasil, sei lá, automutilando-se (pro caralho as novas regras ortográficas, que eu mal sabia as antigas), seriam outros suíços olhados com estigma aqui? Desconfio que não, até porque ninguém passou a tratar mal irlandeses depois que aquele padre maluco tirou nosso maratonista do páreo nas olimpíadas passadas. Ou retrasadas. Pelo contrário: até nutrimos certa simpatia por Ronald Biggs, o famoso larápio inglês que veio passar a vida aqui fugindo da justiça inglesa.

Não, não acho que sejamos endemicamente ruins, mas me parece razoável que somos endemicamente solidários, pro bem e pro mal.

Mas confesso que não acho que outros povos sejam tão simpáticos. Duvido, por exemplo, que usar uma camisa com a bandeira do Brasil na maratona de Zurique vá ser uma boa atitude. E essas coisas me fazem pensar. Preconceitos sempre existem – lembro-me que estudantes alemães eram sempre vítimas de piadinhas quando faziam intercâmbio aqui, muito embora SEMPRE foram MUITO bem recebidos e integrados.

Só sei que, muito embora adore Zurique, sei que as pessoas lá não tem tanta paciência com estrangeiros como temos aqui. E isso não suporto naquele lugar – a impressão de que não se faz nenhuma questão de demonstrar que estrangeiros são bem-vindos, exceto nas lojas de souvenirs. No Brasil, sei que estrangeiros são absolutamente bem-vindos, bem atendidos,, bem tratados.

Agora, imagine um cenário em que parece ter causado comoção nacional o fato de uma brasileira forjar uma mutilação para receber indenização, envolvendo reações exageradas dos governos e da imprensa. Imagine ir pra um país em um clima desses. Imagine usar uma camisa do seu próprio país quando parece criado um clima contrário aos brasileiros.

Sinceramente, pode ser paranóia minha, mas, nos tempos que estamos vivendo, parece que é bom ser brasileiro, sem certas neuras. Ou melhor, com outras neuras (tipo não poder andar à noite em locais escuros).

Autor: francis

the guy who writes here... :D

One Comment

  1. Tens no meu blog um desafio para responder… 😉 (Não, não te estou a pressionar, mas tu também não vais querer uma cabeça de cavalo na cama…)

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d