O iPad, o monopólio da Apple e a imprensa livre

| 2 Comentários

Bom, o que eu vou escrever é só especulação. Mas, enfim, se uma empresa como a Apple lança um produto e não diz tudo o que queríamos saber, só nos resta especular, não é?

Algo me preocupa com o iPad. A Apple, alegando diversas razões, exerce rígido controle sobre os aplicativos vendidos pela App Store. As justificativas são várias: qualidade do aplicativo, uso correto de API’s, precaução para não evitar travamentos ou consumo excessivo de recursos do aparelho, etc. Eu, particularmente, acho que a justificativa que importa para a Apple é, no fundo, a financeira: contratos com operadoras, contratos com fornecedores exclusivos de conteúdo (inclusive ela mesma uma fornecedora de conteúdo), etc.

Mas e os livros?

A coisa mais obscurantista que poderia acontecer seria a Apple começar a agir como censora de publicações. Imaginemos um livro sobre determinado assunto. Imaginemos um livro, por exemplo, com teor que puritanos considerariam erótico e artistas “modernos” considerariam arte. Como vai ficar a Apple?

A pergunta é pertinente: a Apple já censurou livros sobre o Steve Jobs, barrando-os da Apple Store. Já rejeitou aplicativos de livros que continham linguagem considerada obscena. A Apple agora vai virar uma espécie de árbitro do que é lícito ler ou não ler?

A partir do momento que se controla os meios de acesso à informação, há também controle sobre qual informação é ou não disponibilizada. Se com a web há quase irrestrito acesso à informação, se com os livros há liberdade de expressão, distribuição, etc., o mesmo não se pode dizer quando uma empresa controla o acesso à literatura.

Aliás, deveria até haver legislação a respeito: uma empresa não poderá restringir o livre acesso à informação nem violar a liberdade de expressão quando seu aparelho servir para, justamente, acessar informação!

A Apple deu um passo pra frente ao adotar o ePub, formato livre para a publicação de livros. Só nos resta saber se qualquer um vai poder acessar qualquer ePub via iPad, sem necessariamente passar pela iBook Store.

Isso é algo que devemos observar atentamente.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

2 Comments

  1. O iPad sincronizará com iTunes como os iPhones. Se a iTS no OS X tiver a Book Store (no iPad OS a loja será nativa), creio que qualquer ePub que tivermos pode ir pra biblioteca do iTunes. Como nos MP3. O contrário é que acho que não: ePub comprado na iBookstore só pode ser lido no app iBooks.
    Uma dúvida que fica é se esse app leitor de livros também poderá ser instalado em iPhones/touch.

  2. O problema, Bia, é que ninguém falou ainda que será possível adicionar ePubs como se fossem mp3. E já vi dizerem que o formato é “baseado” no ePub. Mas, enfim, como eu disse, é tudo especulação. Só espero, sinceramente, que o bicho permita que coloquemos nossos próprios livros lá.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d