Ciclistas: tem espaço pra todo mundo

| 2 Comentários

Eu estou entre as centenas de pessoas que usam a Avenida Olívia Flores para praticar atividade física. No meu caso, corro naquela avenida. Na verdade, às vezes acho que sou um perigo público: além de não ter a melhor visão do mundo, teimo em correr onde acham que não devo.

Lembro-me que, ao começar a correr, Herzem Gusmão me dizia: “Meu filho, não corra no asfalto”. Depois o conselho passou a vir de José Raimundo, prefeito à época: “lugar de correr é aqui”, apontando para a calçada. Eu brincava com a situação, dizendo pra todo mundo que o prefeito cuidava de tudo na cidade, até do lugar onde a gente corria! Era quase um xerife!

Enfim, fui ignorando, de forma meio avergonhada, os conselhos. Depois a vergonha passou, e passei a assumir: corro é no asfalto mesmo. E, às vezes, corro na ciclovia, que veio depois, já tendo completado mais de 1 ano e meio. No que diz respeito à minha pessoa, aquela foi a obra municipal que mais impactou a minha rotina diária: agora tenho onde correr com espaço.

Mas não deixo de escutar muxoxos: “lugar de correr é na calçada!”, “aqui é pra bicicleta”, “um carro lhe pega”, etc.

Infelizmente, a quantidade de corredores não é tão grande quanto a dos ciclistas ou dos pedestres e, talvez por isso, não percebam alguns dados importantes:

– o impacto nas articulações ocorrido durante a corrida é, no asfalto, 3 vezes menor do que no concreto/cimento;

Para nós, corredores, correr no cimento é fora de questão. Temos, assim, duas opções: ou correr na pista ou na ciclovia. Ocorre que, dependendo do horário, correr disputando espaço com os carros é altamente perigoso. Quando saio de casa para correr, ainda é muito cedo, os carros trafegando são poucos. Quando volto, às vezes tenho que usar a ciclovia.

Os ciclistas, na verdade, poderiam ser um pouquinho mais tolerantes: a ciclovia tem dois sentidos de tráfego. Basta usá-los adequadamente, que dá pra todo mundo. Nem os corredores devem andar emparalhados, bloqueando o tráfego, nem os ciclistas deveriam trafegar usando os dois sentidos da ciclovia, principalmente quando o fazem em alta velocidade. Corredores e ciclistas podem usar o mesmo espaço com segurança para todos, contanto que todos tenham bom-senso, sigam regras de civilidade e não façam mau uso do equipamento.

E, o mais importante: que as pessoas continuem a se interessar cada vez mais pela atividade esportiva sadia. Nada mais bacana do que ver os amigos andarem naquela avenida, anos a fio, sempre no mesmo horário. Na Avenida Olívia Flores, não há partidos políticos, profissões ou classes sociais: são todos velhos amigos começando o dia juntos, caminhando, correndo ou pedalando.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

2 Comments

  1. Permita-me discordar.

    Primeiro, vamos por partes. Há cidades e cidades. No nosso caso, poderia até concordar com seu ponto de vista, dada a pouca utilização da ciclovia, comparando relativamente, claro. Se tivéssemos um bom número de ciclistas e se todos eles utilizassem a ciclovia, seria muito perigoso se correr neste espaço.

    Aqui em Conquista, ainda temos realmente um número relativamente pequeno de corredores e um número também relativamente pequeno de ciclistas, especialmente aqueles mais velozes. Se este fosse o caso, daí entra minha observação, e sua corridinha no espaço compartilhado seria muito perigosa. Ainda que haja dois sentidos na ciclovia e ainda que o ciclista queira dar uma ‘ultrapassada’ nos corredores ali, se tivéssemos um número razoável de ciclistas, o transtorno seria evidente.

    Exemplo: um grupo de ciclistas está correndo em um sentindo, enquanto outro se aproxima no sentido contrário. O primeiro da fila teria que frear logo atrás do corredor e aguardar o comboio de sentido contrário passar. Ou pior, se não vier um outro grupo no sentido contrário, os ciclistas, que geralmente andam em velocidade, em linha e de cabeças baixas, poderiam atropelar o corredor, mesmo que o primeiro da fila desviasse, sobrando a reação muito rápida para quem vem de trás.

    Acho que o problema do impacto nas articulações é caso de reclamar com que planejou a avenida, não levando este ponto em consideração. Fez a avenida para andarilhos e ciclistas, mas não para corredores. Ou então é caso de trocar de calçado, não? (não entendo muito deste aspecto).

    O que tenho visto na avenida é gente correndo na ciclovia, gente correndo na calçada e gente correndo na pista. Ciclista pedalando na ciclovia e ciclista pedalando na pista. Até mesmo vejo gente andando na ciclovia. Não havendo acidentes, ninguém vai protestar mais veementemente. Mas, quando o trânsito de ciclistas/corredores/pedestres aumentar…

  2. Marcelo,

    Continuo discordando, pelas razões já apresentadas. Apenas uma nova observação: ciclovia não significa que ciclistas devam andar em alta velocidade, a ponto de que significa que uma freada venha a importar em acidente de quem vem de trás. A velocidade na ciclovia deve ser lenta.É muito melhor correr na ciclovia do que no asfalto.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d