O rapaz que conserta computador

| 1 Comentário

Coisa mais chata é quando você, sabendo o que está fazendo, configura um computador, uma rede, um dispositivo qualquer, e aí vem alguém pra instalar algo pra algum usuário e mete a mão porca e esculhamba tudo.

Sim, fico puto quando isso acontece. Ah, caramba… A gente leva tempo deixando tudo certinho, e sujeito vem e mexe a gente fica sem saber por qual razão mexeu, quando seria mais fácil perguntar antes…

Explico a ira: no escritório temos dois roteadores wireless. Como manda a etiqueta, os dois estão na mesma sub-rede, e apenas um deles é, de fato, um roteador, com servidor DHCP e que tais.

Colega precisava de sinal wireless em sua sala, não alcançada pelo sinal existente. Compra um roteador com access point (sem nem me perguntar qual deveria comprar) e ganha de brinde a instalação.

O sujeito chega lá, passa dois dias pra fazer o troço funcionar, e larga lá. O que o cara fez? Ligou o servidor DHCP da porqueira do roteador. Aí nada mais no escritório funcionava. O que o cara fez? Mudou o IP de quem reclamava para IP fixo.

Chego eu pra trabalhar hoje, e vejo que metade dos computadores do escritório não acessava a rede. Até eu descobrir que era problema do conflito de servidores DHCP levou tempo, porque minhas configurações não foram mexidas. Depois, quando vi o salseiro, percebi, ainda, que o tal técnico ainda fez o favor de criar uma nova rede sem fio, ABERTA, SEM SENHA, e largou lá.

Resolvido tudo em 15 minutos – restartei o tal roteador, configurei direitinho, e pronto, tudo estava resolvido. Agora o duro foi descobrir que tinha equipamento novo na rede, e que este era quem estava causando o problema.

Antes de mexer, pergunta… :/

Autor: francis

the guy who writes here... :D

One Comment

  1. Pelo menos você sabe como resolver o problema. Pior é quem fica (eu incluso) refém dos prestadores de serviços de informática e nunca saberão ao certo que tipo de gambiarra fazem pra deixar as coisas aparentemente funcionando.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d