Bye Bye, Safari

| 0 comentários

Os usuários de Mac sempre tiveram um grande problema até alguns anos atrás: tudo para nós era mais difícil quando se referia a padrões. Conversar com o antigo Palm Pilot era complicado, exportar arquivos de alguns aplicativos nem sempre era fácil, etc.

Hoje, parece que ocorre o modo inverso: O ecossistema formado pelo iTunes+iPhone+iPad tornou o Mac a plataforma mais conveniente quando se usam muitos gadgets, penso eu.

Talvez por essa razão, e para não ter dor de cabeça, sempre usava o sistema meio que da forma padrão. E a tendência seria essa…

Seria. O problema é que o Safari, browser padrão da Apple, embora, pra mim, seja o que possuí o texto mais gosto de se ler, a interface mais limpa e o melhor leitor de RSS (simples, conciso e fácil de categorizar), está insuportável nas últimas atualizações. Lento pra caramba, às vezes incompatível com alguns plugins (ou melhor, com alguns plugins sem funcionar direito) e complicado para se trabalhar quando se quer sincronizar RSS.

Agora com o iPad, boa parte da minha leitura noturna é feita usando o tablet. Melhor que ficar com notebook no colo. Steve Jobs tava certo – há algo de bom em segurar a página da web nas mãos. Quando preciso olhar algo no notebook, uso o VNC. Coisa de nerd.

Porém, algo do Safari é essencial: a categorização dos feeds RSS e sua exibição cronológica em categorias. Embora consiga sincronizar os bookmarks lindamente com o Safari do iPad, quando quero ver as notícias locais, por exemplo (tenho uma pasta com os feeds locais), tenho que ver um por um.

Poderia, claro, usar um leitor externo (e é o que vou fazer), mas como importar todos os meus feeds?

Aí o jeito agora foi usar o Firefox. O navegador é super rápido no Mac – bem mais que o Safari – não trava nem engasga, e, com um plugin (feedly), organizei meus feeds de uma forma legal, e sincronizei com o Google Reader. O Feedly não é exatamente o jeito mais gostoso de ler as notícias, nada tão simples e efetivo quanto o Safari, mas serviu para ajudar a migrar pro Firefox.

Eu não queria sincronizar com o Google Reader. Não quero mais tanta coisa na Google. Mas se o pessoal não fala a mesma língua, a gente tem que achar um tradutor, certo? Ora, se não consigo uma forma competente para gerenciar meus feeds entre diversos dispositivos, o jeito vai ser colocar tudo no Reader e poder, assim, usar o aplicativo que eu quiser para poder ler minhas páginas em qualquer canto – menos no Safari, que não conversa com o Google Reader, salvo se eu abrir a página da Google, o que não gosto de fazer, porque acho a forma de exibição horrível. Engraçado: a Google tem o melhor agregador de notícias, porque acessível em todo canto, mas tem uma forma de exibição que não me agrada.

Sinto muito em deixar o Safari. Gosto da forma que ele integra-se ao Mac, respeita as diretivas do sistema, enfim – é um bom produto. Mas ter um notebook rápido e se sentir navegando em uma carroça realmente é frustrante.

Gostaria, assim, de sugestões para o Firefox de métodos simples de ler RSS, respeitando categorias criadas. Alguém dá uma dica?

Autor: francis

the guy who writes here... :D

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.