Período Eleitoral Hipócrita

| 0 comentários

Ontem eu disse aqui que preferia que características mais “humanas” de candidatos me interessavam mais do que os velhos rótulos do tipo “honesto” e “competente.” Assim, se disserem que um candidato é “cachaceiro”, “cheirador”, “mulherengo” ou coisas assim, ficarei mais interessado em conhecer melhor o candidato porque soa mais autêntico – não porque essas características sejam necessariamente desejáveis.

Ando por busca de autenticidade. Acho que andamos todos. Mas na época eleitoral, nos perdemos na torcida.

Vejamos a copa como objeto das discussões dos candidatos: a oposição diz que o governo é oportunista com a copa. A mesma oposição que previa que a copa seria um fracasso, uma vergonha. Como se o governo não pudesse se louvar de uma obra sua. Ou seja: querem que o governo seja culpado por tudo o que deu errado, mas não querem que seja parabenizado por aquilo que deu certo.

Mas a hipocrisia não escolhe lado: Aécio Neves foi criticado por ser contraditório, já que criticou o tal “oportunismo” do governo e teria vestido a camisa da seleção. Caramba, o que é que a camisa tem a ver com as calças? Quer dizer que ele, como brasileiro, não poderia usar a camisa da seleção que seria inafastável oportunismo? Gente, a superficialidade das análises e o julgamento do irrelevante são de surpreender. O comportamento de Aécio ao criticar o governo foi hipócrita, mas não por ter usado a camisa da seleção. Os mesmos que o criticam por isso o criticariam se ele não tivesse usado a tal camisa: diriam que ele é derrotista. Ou seja: as pessoas não humanizam mais as coisas; agem como se tudo tivesse uma segunda intenção, como se as pessoas não tivessem interesse legítimo naquilo que fazem ou, quando o tem, acham que esse interesse é mero oportunismo. É como se Aécio torcer pela seleção não fosse normal, e como se o governo se beneficiar do sucesso da copa também não o fosse.

E assim começamos o período eleitoral: com a velha argumentação rasteira, com a perda de tempo em discussões inúteis, sem que nenhuma proposta concreta seja conhecida ou debatida.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.