Mensagem postada numa comunidade do Orkut, com a qual concordo plenamente, e que coincide com minhas próprias idéias sobre o tema. Vale dizer, pra quem não sabe, que professo a fé protestante, muito embora não frequento igrejas já há algum tempo.
“Os princípios do Cristianismo e a vida secular
Fantástica a idéia por trás dessa comunidade.
Eu sempre me questiono: será que os ensinamentos bíblicos, a doutrina cristã, não deveriam servir para nortear nossa conduta FORA da Igreja? Será que as Igrejas Tradicionais não estão falhando em nos ensinar a sermos pessoas melhores, a aplicar a sã doutrina na vida, e não nas paredes dos templos?
Será que a ética cristã não é muito diferente das condutas morais e às vezes preconceituosas, rancorosas e desprovidas de perdão que vemos ainda viger em nossas igrejas?
Preocupo-me muito com isso. Preocupo-me com um Cristianismo bíblico, que me ensina a não ligar para bens materiais, a perdoar, a amar, e ver igrejas ensinando que o ter é muito importante, que a disciplina é essencial, vestimentas, costumes, etc., e não a nossa alma, os nossos valores, enfim, nós como seres humanos.
Sabe, Cristianismo deveria ser encarado também como filosofia de vida (mas nunca reduzido a uma filosofia de vida, claro). Cristo nos deixou ensinamentos dificílimos (amar alguém como a si próprio, dar a outra face em caso de ofensa), e não acho que estamos nos aplicando nesses ensinamenos. Estamos aprendendo a querer bençãos o tempo todo, estamos querendo evitar carregar nossa cruz, estamos negando o pão a outros, apontando a vestimenta de um irmão/irmã como inapropriado, julgar a conduta dos outros, quando deveríamos aprimorar o nosso caráter, seguindo os passos de Jesus.
Bom, adorei a oportunidade para o desabafo, e, caramba, excelente saber que tem mais gente que pensa assim.”
23/06/2005 em 02:52
Lendo seu post, lembrei do filme “Como Era Verde Meu Vale”… de John Ford. Maravilhoso. Da época em que cinema nos fazia pensar mais… assista.