Tava lendo o blog da Sulamita, e num post ela fala de uma carta onde se pergunta a Lula se o fato de que os mais pobres vão votar nele, ao contrário dos mais instruídos, não significaria que ele gostaria de perpetuar a situação de “ignorância” desses pobres.
Eu acabei deixando um comentário lá, e achei que, pelo tamanho e pelo registro, deveria ser repetido aqui, com algumas outras considerações:
Sinceramente? Ninguém no Brasil sabe votar. Se alguem no Brasil soubesse votar, iria partir sim para panelaços, luta armada ou o escambau.
Os menos instruídos votam ou pelo instinto das políticas sociais, porque, emergenciais que são, falam mais alto a esses eleitores, ou porque fazem parte de algum curral eleitoral.
Já os mais instruídos, pretensiosos que são, acham que entendem de administração, acham que entendem como é que as coisas funcionam nas entranhas do poder, e se acham imunes às práticas que, por mais injustificáveis que sejam, são de praxe para a preservação do projeto político do eleito.
E aí é que penso: de que vale a educação, quando ela só faz de nós apenas arrogantes pretensiosos? Mas a culpa não é da educação, ou da falta dela. A culpa é que política pra nós é, somente e meramente, paixão. Se a realidade significasse alguma coisa, já teríamos expulso a pontapés os deputados (um em cada 5 estava envolvido com a máfia dos sanguessugas). UM EM CADA CINCO! E nosso estado de letargia é tão intenso que apenas 2 renunciaram. Comoção popular? Só na China.
Enfim, nós, educados, não sabemos mesmo de zorra nenhuma. Tentamos explicar nosso voto apenas com alguns silogismos, sofismas e algum método empírico. Somos uns boçais, isso sim.
A estrutura é por demais complexa para permitir uma avaliação transparente de um governo. A boa e velha ideologia ainda pode auxiliar. Ou os resultados. Mas se meter a comparar governos é mesmo tarefa tão confiável quanto as previsões de um tarólogo. E os discursos são só forjados para conquistar o voto do eleitor que se diz educado, mal sabendo ele que tudo é marketing e que, na verdade, a qualidade de um governo está em qualquer lugar, menos naquilo que ele acha que torna seu candidato o melhor.
P.S. Bosta, eu já tive que corrigir erros aqui 3 vezes…
4 times and counting…
31/08/2006 em 19:18
O blog da Sulamita nao fica em http://sulamita.linuxchix.ORG.br/ ???
31/08/2006 em 19:19
Po^ alem de errar o nome, voces erram o endereco do blog da menina??? 🙂 Ela vai achar que e’ sacanagem… 🙂 🙂 🙂
31/08/2006 em 19:29
Já que ninguém sabe voltar, façamos um levante… daremos um golpe, assumiremos o poder, fecharemos o congresso e implantaremos uma ditadura!
Topas? 🙂
Enquanto você vai pensando, vou lá conhecer a dona Sulamita.
31/08/2006 em 19:53
Pois é, Bia… pra você ver a que ponto chegamos: a ditadura nos ensinou a respeitar as instituições democráticas, porque sabemos como é não tê-las. E aí a gente acaba se contentando com isso que está aí… acho eu que somos medíocres mesmo, e não temos a menor noção do que queremos. Eles vão fazer gato e sapato de nós…
31/08/2006 em 20:34
Mas olha que não corrigiste todos… 😉
31/08/2006 em 20:41
Po^ Francinho, nem um “Valeu Zebrao”… Ta com raiva de mim? 😀
31/08/2006 em 21:08
PA,
Achei mais um! Veja, isso pode ser até educativo… 😉
Zebrão:
Valeu!! 😛
31/08/2006 em 21:29
entrenhas do poder 😉
31/08/2006 em 21:30
expulsado à pontapés
31/08/2006 em 22:02
Man, you’re good… 🙂
E pensar que não posso corrigir o original, no blog da Sulamita… enfim, são coisas…