Sons de Portugal

| 2 Comentários

Eu sempre tive uma atração por coisas de Portugal. Sempre me pareceu fascinante que um outro povo falasse a nossa língua, mesmo estando tão longe, ainda que com “sotaque”… Dizem que Fernando Pessoa, ou Eça de Queiróz, não sei, disse uma vez sobre essa mania que temos de chamar o jeito “deles” falarem de sotaque: “Vos demos a língua, a religião, a cultura, e NÓS é que temos sotaque??” ehehe. Pois bem, me lembro da primeira vez que escutei uma rádio portuguesa. Era em ondas curtas. Na verdade, foi o serviço para Portugal da Voz da América. Depois, mais tarde, peguei a “Antena 1”, que passou uma música que nunca me esqueci: “Ai, Maria, quero cheirar teu bacalhau..”… 🙂 Daí percebi de onde realmente viemos… 🙂

Quando crianças, quem não assistia ao Roberto Leal no Chacrinha, e a sua “Festa Portuguesa”?

Mas falando da linda música portuguesa: a primeira vez que ouvi “Grandola Vila Morena”, cantada por uma brasileira que não sei quem era, foi espantoso. Depois conheci a versão original e, uma vez, em uma casa de amigos em Portugal, falei-lhes de como eu gostava dessa música. O dono da casa tinha, e colocou-a para tocar. Todos na mesa começamos a cantar, e quase houve uma choradeira geral.

Depois conheci o Madredeus – e fui a um show deles, no Pelourinho, em Salvador. Fiquei a uns 4 metros da Teresa Salgueiro, e até hoje me arrependo de não ter tentado fugir com ela dali… 🙂 Depois ouvi Dulce Pontes, e a versão maravilhosa de “Índios da Meia Praia”. Um hino do magistral Zeca Afonso.

Anteontem conheci Mariza, através do album Transparente. A faixa título é incrível…

E, para diversão, tem “As meninas da Ribeira do Sado”… 😉

Autor: francis

the guy who writes here... :D

2 Comments

  1. Pô cara, legal o tiger, aonde vc comprou te mac mini? tô afim de comprar um tb, mas aqui tá custando 3000 reais! Como vc comprou?? Um abraço!

  2. Pooooxaa,vc sumiu mesmo do Porra Bicho hein?!
    Apareça!
    Bjos

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d