Post técnico

| 0 comentários

Sim, estão avisados: esse post é mais técnico… 😀

Ressuscitei o Cube. Para quem não se lembra, o Cube foi um dos computadores mais bonitos que a Apple já fez. Eu consegui acabar com a placa-mãe dele criando um curto circuito na porta usb ao tentar conectar um plug invertido. Sim, a força bruta não resolve nada, agora sei… Consegui comprar uma placa-mãe nova no eBay (aliás, como já devo ter dito, estou viciado no tal eBay – viciado e atolado no cartão de crédito). Oliver me arrumou um HD, e, tcharam, o Cube vive! Irá agora servir à minha tia. Roda muito bem o Tiger (MacOS X 10.4.x). Amanhã iremos ao supermercado comprar teclado, mouse, estabilizador e uns pacotinhos de nissin miojo pro almoço… 😀

Fico feliz que minha tia vá usar o Mac, apesar de alguns programas (Word, Firefox) não terem versão em português. Mas eu estou convencido que usuários novatos de computador deveriam passar longe do Windows. Não é só porque o Mac é mais fácil de usar. Mas no Windows o usuário precisa ter algum conhecimento técnico para operar a máquina. São programas perguntando se podem ser abertas exceções para o firewall, são antivirus que vivem expirando a data e perguntando coisas, são spywares, uff… Enfim, usar o Windows requer do usuário um conhecimento prévio de informática que este muitas vezes não tem. O Mac já foi mais simples, mas ainda é BEM mais simples do que qualquer outro sistema operacional. Sei que minha tia não vai me perguntar porque aparecem mil páginas malucas no navegador dela, ou porque sua internet não funciona. E isso pra mim é o maior dos motivos. Pena que minha mãe prefira o Windows agora, em razão de tê-lo utilizado no trabalho.

Hoje fui visitar um amigo (português) que deverá comprar seu computador em breve. Perguntei-lhe se ninguém viria de Portugal por agora. É que também quero indicar um Mac pra ele, e Macs, como sabemos, custam fortunas aqui no Brasil. Sei que seria frustrante pra ele usar o Windows agora. Mas talvez o jeito vá ser procurar o CCE que Oliver comprou – baratíssimo, e instalar o KDE. Sinceramente, não é por fanatismo não, mas eu não recomendo, hoje em dia, Windows pra ninguém que não seja versado em informática. Se antes nem sempre recomendava Mac por causa de compatibilidade, hoje, ao ver tantos computadores em manutenção por causa de virus & Cia., só recomendo Mac e Linux.

Aqui em casa agora são 5 macs em uso! 2 mini, 1 iMac, 1 Cube e 1 MBP. Todos ativos, embora o iMac funcione somente no modo firewire target… 😀

Falando em Mac, sinto que meu Macbook Pro nunca deu a velocidade que deveria, e eu culpo isso ao fato de ter usado o Assistant Migration. Será que ele deixa o sistema mais lento ao importar coisas do sistema anterior? E o sistema anterior era do PowerPC! Como o MBP usa Intel, será que isso influenciou em alguma coisa?

Agora que estou trabalhando pra caramba no OpenStreetMap, preciso de um mouse de dois botões. Facilita muito o trabalho. A disgrama é que trocar o mouse da Apple que veio com o Cube por um xingling não dá. Vou esperar as contas arrefecerem e comprar um Mighty Mouse.

Falando em OpenStreetMap, estou adicionando umas 6-7 ruas por dia. Nesse ritmo, acho que logo logo teremos Conquista toda mapeada… O trabalho com o GPS é interessante – não é dos mais precisos, mas mapas para navegação não precisam de precisão em milímetros…

O Velox continua chiando…

Uso a firmware DD-WRT no meu access point WRT54G da Linksys. A disgrama é que só uma versão dessa firmware funciona direito com o SIP. Mas isso deverá mudar, já que pretendo instalar um asterisk em casa full-time, assim que o Velox parar com o chiado (não adianta nada querer rotear as ligações para a internet se, ao recebê-las, sou desconectado por causa do chiado!).

Encomendei uma Airport Express para usar no escritório. Nem reza braba faz com que o sinal WiFi do primeiro andar chegue na minha sala. Por essa razão, resolvi comprar uma express e colocar na sala, mas servirá para viagens e afins, já que é bem portátil.

Bueno, vou-me! Inté!

Autor: francis

the guy who writes here... :D

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.