Depois de ter jurado nunca mais comprar um Fiat na minha vida, paguei a língua: comprei um Fiat 500. E devo dizer que se trata do melhor carro que já tive.
Não sei, mas tenho a impressão que aqui em Conquista as pessoas compram sempre os mesmos carros, com as mesmas cores: prata, branco ou preto. É difícil ver carros diferentes, ou cores diferentes. Eu precisava de um carro mais urbano, com tecnologia (já que sou nerd), e moderno. O preço é meio salgado (puxa, por que não fabricam ele no Brasil?), mas, se parar para pensar, poucos carros com a tecnologia que vem no 500 custam mais barato que ele. E como quase nunca dirijo em estradas, a opção pelo 500 tornou-se clara: fácil de estacionar, baixo consumo, direção excelente.
O sistema Blue&Me da Fiat é realmente fantástica – há uma integração sensacional com os telefones celulares, podendo chamar nomes por reconhecimento de voz, fazer com que o carro leia os sms recebidos (infelizmente não funciona com o iPhone), etc.
A comunidade dos proprietários é enorme em foruns internacionais, o que é muito bacana, já que, no Brasil, não vi nenhuma página dedicada ao dito cujo.
Acho que o carro é uma opção excelente para pessoas solteiras ou como segundo carro de famílias maiores. Divertido de dirigir, ecologicamente mais adequado e com um visual muito bacana.
05/08/2010 em 00:27
Você disse econômico?
Diz aí quantos quilômetros ele está fazendo por litro, na cidade.
Tenho um Astra que está fazendo em torno de 7,5 l/km na cidade, com álcool. E olha que ele tem 145 cv de potência.
Gostaria que ele tivesse também mais tecnologia como as que você citou do 500… 🙁 No entanto, acho que ele custou “apenas” 60% a 65% do preço de seu carro.
[]’s
05/08/2010 em 07:27
Marcelo,
Ele está fazendo 10km/l, com ar condicionado. O fato de você fazer 7,5km/l na cidade provavelmente significa que você não está usando tantos cavalos assim, não é? 😉
Não acho que o seu carro, caso novo, tenha custado só isso. Pelo que olhei, os modelos básicos do Astra custam mais de 75% o valor que paguei. A revenda me deu um bom desconto. E, de mais a mais, não queria mais carro para a estrada nem carro grande, como é o Astra.
09/08/2010 em 13:10
Parabéns pelo carrinho, amigo. Quando bati o olho nele, endoidei. Sempre gostei de carros grandes e espaçosos, mas tbm dos práticos. Tenho um Ford Fusion, mas é muito grande e muito dificil de manobrar no trânsito, além do que 95% do tempo ando sozinho ou com minha namorada. O 500 é o carro q eu estava esperando pro dia-a-dia, ainda mais por ter manutenção Fiat, fácil de encontrar. Mas me diga, vc está 100% satisfeito? O carro tem algum detalhe técnico, tipo barulhos, aspereza em alguma condição ou algo que não o qualifique pra uso diário? Rodo cerca de 1000 km/mês. Penso em fazer 90% disso num bichinho desses, deixando o resto pra balsa americana, so pra ocasiões especiais. Agradeço se comentar, pois opiniões são sempre bem-vindas e estou negociando um seminovo, quase pra fechar. Muito obrigado. []s
09/08/2010 em 14:49
Caro Rufus,
Se eu te disser que é o melhor carro que já tive, respondo à suas dúvidas? 😉
Bom, falando sério: é, de fato, o melhor carro que já tive. Só rodei 500km nele, mas dirigí-lo é um prazer. Saí de um Corolla direto pro 500, e não me arrependo. A única coisa da qual sinto (um pouco) a falta é o câmbio automático. De resto, estou super satisfeito. O carro é um show de tecnologia. Hoje dirigi na estrada com ele pela primeira vez. Muito bom, principalmente com o modo esportivo acionado. O barulho do motor vazava um pouco mais para dentro da cabine, mas nada que me incomodasse, e sempre comparando com o Corolla. A direção é levíssima. O carro estaciona em qualquer canto. Os retrovisores são excelentes. O desempenho é muito bom. Pra meu uso diário, 95% urbano, não há o que reclamar. Se você tem um Fusion, guarde-o para a estrada, pois acredito que o 500 será perfeito para o trânsito de uma grande cidade, a não ser que seu Fusion tenha câmbio automático. Acho eu que carro urbano tem que ter câmbio automático, e esse é o único senão do 500, embora pode ser que sua versão tenha o tal câmbio Dualogic. É claro que também vai muito do estilo – eu gosto de carros simples, porém com tecnologia – bluetooth, mp3, etc, são itens indispensáveis para mim.
Recomendo um test drive, pois acho que vai muito de perfil do condutor. Mas, sinceramente, é o melhor carro que já tive…
Ah, outro detalhe: a comunidade internacional dos proprietários é enorme, e o pessoal todo dá muita dica, troca informações, etc, algo que não via há muito tempo quando se trata de carro.
10/08/2010 em 08:11
Bom dia!
Obrigado por responder, amigo. Eu fiz um test drive no 500, tanto manual quanto dualogic, e gostei muito da dirigibilidade. O Dualogic não me deixou muito satisfeito pois tem aqueles conhecidos trancos de uma transmissão automatizada. Não é ponto crítico mas me incomoda muito, principalmente pq estou acostumado com o câmbio do Fusion, que é automático de verdade, e extremamente suave. Além do que a arrancada do manual é bem mais empolgante. Achei passar as marchas nele divertido. A posição do câmbio elevado, os engates e a maciez dos pedais dão essa sensação.
Meu principal problema é com relação a espaço. Mas, apesar de meus 1,85 de altura, o 500 me “vestiu” perfeitamente. O banco é grande e largo, porém o encosto de cabeça muito duro, parece até que é feito de madeira. A unica decepção foi a ausência da regulagem de profundidade do volate, pois tenho que puxar o banco muito pra trás pra acionar confortavelmente os pedais e meus braços ficam muito esticados. Mas dá pra acostumar! 😀
Valeu a dica sobre o automático. Realmente passar as machas no trânsito pesado é complicado, mas trabalho perto de onde moro e dificilmente pego engarrafamento. O que estou negociando é Sport, manual e preto, pois é o único disponível no preço que quero pagar. Gosto muito de carros manuais, desde que sejam divertidos, coisa que sem a menor sombra de dúvida o 500 é. Fechando negocio, o primeiro problema que enfrentarei é quebrar paradigmas, pois meus amigos dizem que é carro de gay. Mas, como sou perfeitamente seguro de minha heterossexualidade e alheio a preconceitos de qualquer espécie, isso vai ser o de menos. Vc já passou por isso?!
Sobre a comunidade internacional do 500 que você citou, gostaria de fazer parte dela. Onde encontro?
Agradeço mais uma vez a atenção.
Abraços.
10/08/2010 em 11:58
Caro Rufus,
hahaha, não, não me disseram que o carro seria “de gay”, até porque comigo a gozação, carinhosa, tem sido outra: como tenho 1,63 de altura, o pessoal fala que é o carro ideal pra mim. Na verdade, o carro desperta a atenção em todo o lugar (o que me incomoda um pouco, já que sou meio avesso a isso), todo mundo demonstrando grande admiração. Hoje, por exemplo, um colega de um órgão público que frequento virou e disse: “puxa, seu carro tá causando a maior sensação”). Nunca vi um carro chamar tanta atenção quanto este. Ontem, no posto de gasolina, o frentista virou-se pra mim e disse: “olha, o cliente ali tá perguntando qual o nome desse carro.”. Meus amigos e amigas adoraram o carro, todos convencidos de que fiz uma boa compra, não obstante aquelas coisas que todo mundo sabe que são perigosas ao comprar um carro importado e pouco comum.
Tenho usado o ecodrive, que analisa o modo de sua direção e dá dicas para emitir menos carbono e economizar combustível. Tenho adotado, o que diminuiu muito a minha velocidade no trânsito, mas tem consumido BEM menos combustível.
O câmbio é MUITO bom, como você observou – as marchas são MUITO curtas – algumas vezes já estou na 5ª a 40km/h.
Os forums dos quais participo são:
http://www.fiatforum.com
e
http://www.500fans.com
Tem um em italiano também, ao qual penso em me juntar:
http://www.cinquecentisti.com/
16/04/2012 em 14:53
Olá, estou procurando pessoas que possuam um Fiat 500 da época do lançamento para uma mtéria sobre o novo acordo Brasil-México, para a revista Vox Objetiva, de Belo Horizonte. Por acaso você ainda possui?
Aguardo retorno.