Fiat 500

| 7 Comentários

Depois de ter jurado nunca mais comprar um Fiat na minha vida, paguei a língua: comprei um Fiat 500. E devo dizer que se trata do melhor carro que já tive.

Não sei, mas tenho a impressão que aqui em Conquista as pessoas compram sempre os mesmos carros, com as mesmas cores: prata, branco ou preto. É difícil ver carros diferentes, ou cores diferentes. Eu precisava de um carro mais urbano, com tecnologia (já que sou nerd), e moderno. O preço é meio salgado (puxa, por que não fabricam ele no Brasil?), mas, se parar para pensar, poucos carros com a tecnologia que vem no 500 custam mais barato que ele. E como quase nunca dirijo em estradas, a opção pelo 500 tornou-se clara: fácil de estacionar, baixo consumo, direção excelente.

O sistema Blue&Me da Fiat é realmente fantástica – há uma integração sensacional com os telefones celulares, podendo chamar nomes por reconhecimento de voz, fazer com que o carro leia os sms recebidos (infelizmente não funciona com o iPhone), etc.

A comunidade dos proprietários é enorme em foruns internacionais, o que é muito bacana, já que, no Brasil, não vi nenhuma página dedicada ao dito cujo.

Acho que o carro é uma opção excelente para pessoas solteiras ou como segundo carro de famílias maiores. Divertido de dirigir, ecologicamente mais adequado e com um visual muito bacana.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

7 Comments

  1. Você disse econômico?
    Diz aí quantos quilômetros ele está fazendo por litro, na cidade.

    Tenho um Astra que está fazendo em torno de 7,5 l/km na cidade, com álcool. E olha que ele tem 145 cv de potência.

    Gostaria que ele tivesse também mais tecnologia como as que você citou do 500… 🙁 No entanto, acho que ele custou “apenas” 60% a 65% do preço de seu carro.

    []’s

  2. Marcelo,

    Ele está fazendo 10km/l, com ar condicionado. O fato de você fazer 7,5km/l na cidade provavelmente significa que você não está usando tantos cavalos assim, não é? 😉

    Não acho que o seu carro, caso novo, tenha custado só isso. Pelo que olhei, os modelos básicos do Astra custam mais de 75% o valor que paguei. A revenda me deu um bom desconto. E, de mais a mais, não queria mais carro para a estrada nem carro grande, como é o Astra.

  3. Parabéns pelo carrinho, amigo. Quando bati o olho nele, endoidei. Sempre gostei de carros grandes e espaçosos, mas tbm dos práticos. Tenho um Ford Fusion, mas é muito grande e muito dificil de manobrar no trânsito, além do que 95% do tempo ando sozinho ou com minha namorada. O 500 é o carro q eu estava esperando pro dia-a-dia, ainda mais por ter manutenção Fiat, fácil de encontrar. Mas me diga, vc está 100% satisfeito? O carro tem algum detalhe técnico, tipo barulhos, aspereza em alguma condição ou algo que não o qualifique pra uso diário? Rodo cerca de 1000 km/mês. Penso em fazer 90% disso num bichinho desses, deixando o resto pra balsa americana, so pra ocasiões especiais. Agradeço se comentar, pois opiniões são sempre bem-vindas e estou negociando um seminovo, quase pra fechar. Muito obrigado. []s

  4. Caro Rufus,

    Se eu te disser que é o melhor carro que já tive, respondo à suas dúvidas? 😉

    Bom, falando sério: é, de fato, o melhor carro que já tive. Só rodei 500km nele, mas dirigí-lo é um prazer. Saí de um Corolla direto pro 500, e não me arrependo. A única coisa da qual sinto (um pouco) a falta é o câmbio automático. De resto, estou super satisfeito. O carro é um show de tecnologia. Hoje dirigi na estrada com ele pela primeira vez. Muito bom, principalmente com o modo esportivo acionado. O barulho do motor vazava um pouco mais para dentro da cabine, mas nada que me incomodasse, e sempre comparando com o Corolla. A direção é levíssima. O carro estaciona em qualquer canto. Os retrovisores são excelentes. O desempenho é muito bom. Pra meu uso diário, 95% urbano, não há o que reclamar. Se você tem um Fusion, guarde-o para a estrada, pois acredito que o 500 será perfeito para o trânsito de uma grande cidade, a não ser que seu Fusion tenha câmbio automático. Acho eu que carro urbano tem que ter câmbio automático, e esse é o único senão do 500, embora pode ser que sua versão tenha o tal câmbio Dualogic. É claro que também vai muito do estilo – eu gosto de carros simples, porém com tecnologia – bluetooth, mp3, etc, são itens indispensáveis para mim.

    Recomendo um test drive, pois acho que vai muito de perfil do condutor. Mas, sinceramente, é o melhor carro que já tive…

    Ah, outro detalhe: a comunidade internacional dos proprietários é enorme, e o pessoal todo dá muita dica, troca informações, etc, algo que não via há muito tempo quando se trata de carro.

  5. Bom dia!

    Obrigado por responder, amigo. Eu fiz um test drive no 500, tanto manual quanto dualogic, e gostei muito da dirigibilidade. O Dualogic não me deixou muito satisfeito pois tem aqueles conhecidos trancos de uma transmissão automatizada. Não é ponto crítico mas me incomoda muito, principalmente pq estou acostumado com o câmbio do Fusion, que é automático de verdade, e extremamente suave. Além do que a arrancada do manual é bem mais empolgante. Achei passar as marchas nele divertido. A posição do câmbio elevado, os engates e a maciez dos pedais dão essa sensação.

    Meu principal problema é com relação a espaço. Mas, apesar de meus 1,85 de altura, o 500 me “vestiu” perfeitamente. O banco é grande e largo, porém o encosto de cabeça muito duro, parece até que é feito de madeira. A unica decepção foi a ausência da regulagem de profundidade do volate, pois tenho que puxar o banco muito pra trás pra acionar confortavelmente os pedais e meus braços ficam muito esticados. Mas dá pra acostumar! 😀

    Valeu a dica sobre o automático. Realmente passar as machas no trânsito pesado é complicado, mas trabalho perto de onde moro e dificilmente pego engarrafamento. O que estou negociando é Sport, manual e preto, pois é o único disponível no preço que quero pagar. Gosto muito de carros manuais, desde que sejam divertidos, coisa que sem a menor sombra de dúvida o 500 é. Fechando negocio, o primeiro problema que enfrentarei é quebrar paradigmas, pois meus amigos dizem que é carro de gay. Mas, como sou perfeitamente seguro de minha heterossexualidade e alheio a preconceitos de qualquer espécie, isso vai ser o de menos. Vc já passou por isso?!

    Sobre a comunidade internacional do 500 que você citou, gostaria de fazer parte dela. Onde encontro?

    Agradeço mais uma vez a atenção.

    Abraços.

  6. Caro Rufus,

    hahaha, não, não me disseram que o carro seria “de gay”, até porque comigo a gozação, carinhosa, tem sido outra: como tenho 1,63 de altura, o pessoal fala que é o carro ideal pra mim. Na verdade, o carro desperta a atenção em todo o lugar (o que me incomoda um pouco, já que sou meio avesso a isso), todo mundo demonstrando grande admiração. Hoje, por exemplo, um colega de um órgão público que frequento virou e disse: “puxa, seu carro tá causando a maior sensação”). Nunca vi um carro chamar tanta atenção quanto este. Ontem, no posto de gasolina, o frentista virou-se pra mim e disse: “olha, o cliente ali tá perguntando qual o nome desse carro.”. Meus amigos e amigas adoraram o carro, todos convencidos de que fiz uma boa compra, não obstante aquelas coisas que todo mundo sabe que são perigosas ao comprar um carro importado e pouco comum.

    Tenho usado o ecodrive, que analisa o modo de sua direção e dá dicas para emitir menos carbono e economizar combustível. Tenho adotado, o que diminuiu muito a minha velocidade no trânsito, mas tem consumido BEM menos combustível.

    O câmbio é MUITO bom, como você observou – as marchas são MUITO curtas – algumas vezes já estou na 5ª a 40km/h.

    Os forums dos quais participo são:

    http://www.fiatforum.com

    e

    http://www.500fans.com

    Tem um em italiano também, ao qual penso em me juntar:

    http://www.cinquecentisti.com/

  7. Olá, estou procurando pessoas que possuam um Fiat 500 da época do lançamento para uma mtéria sobre o novo acordo Brasil-México, para a revista Vox Objetiva, de Belo Horizonte. Por acaso você ainda possui?

    Aguardo retorno.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.