A Nokia vai usar Windows Phone 7!

| 0 comentários

É o fim de uma era: a Nokia, depois de viver essa crise de identidade há um tempão, resolve fazer um softwarecídio e adotar o Windows Phone 7.

Fico triste. Alguns dos melhores celulares que já usei eram da Nokia, empresa que parece ter sempre privilegiado os geeks em seus designs. Só uma empresa de geeks poderia lançar aparelhos que já viam com SiP (VoIP) de fábrica, recursos que 99% dos usuários nem saberiam pra que servem. Os aparelhos eram quase indestrutíveis. Quem não tem um relato de algum Nokia que sobreviveu a alguma hecatombe, seja uma queda no vaso sanitário, seja um pulo sem paraquedas da mesa ao chão?

O problema é que a Nokia parecia perdida: enquanto as lindas interfaces da Apple e do Google tomaram os aparelhos, a companhia finlandesa ainda insistia em uma interface que ainda era um misto de telefone comum e smartphone. A Nokia era imbatível na interface para celulares, e, embora seus smartphones eram excelentes, a Blackberry parece ter sido muito mais competente quando tomou o mercado móvel corporativo de assalto. Por falta de uma estratégia adequada de distribuição de aplicativos – a Ovi Store só veio depois – a Nokia perdeu o bonde. Instalar um aplicativo em um smartphone da Nokia era muito louco – quem não se lembra de ter que ler tutoriais para tirar aquela exigência chata de exigir assinatura dos programas a serem instalados?

Por outro lado, pode ser que agora a Microsoft ganhe credibilidade. Seu sistema, apesar de parecer muito bom (o que duvido, porque sou pirracento e acho que nada de bom vem de Seattle, exceto o grunge), parecia fadado a morrer, não por ser ruim ou nada, mas simplesmente por questão de timing – o mundo hoje é do iOS e do Android. Porém, se há uma coisa que a Nokia tem é respeitabilidade de sua base de usuários (apesar dos constantes tiros no pé), e pode ser que isso sirva para dar o empurrão que a Microsoft precisa.

Em todo o caso, é uma pena que uma empresa, que parece ser a que mais entendia o que um celular deveria ter, tenha que abandonar a sua essência por ter perdido o trem da história.

Só me explicando: esse meu último parágrafo parece uma contradição. Mas é porque os celulares da Nokia, no que se refere a hardware, eram sempre completos! SIP, bluetooth, WiFi, 3G, câmera frontal, GPS, cartão de memória… se esses recursos hoje são dos celulares top, eram raros há 3, 4 anos atrás, exceto em aparelhos medianos da Finlândia…

Autor: francis

the guy who writes here... :D

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.