Apple e obsolência planejada (ou como instalar o Mountain Lion em um Mac Pro)

| 3 Comentários

Alguns dias atrás, fiquei feliz por ter percebido que, ao apagar tudo o que tinha no iPad, este voltou a ter quase a mesma performance de quando o adquiri, há três anos atrás. Eu não compraria um novo agora, mas queria continuar a usá-lo como sempre usei, e isso era quase impraticável, pois já que o aparelho estava muito lento e não funcionando direito.

Infelizmente, nem tudo são flores.

Coloquei minhas mãos nessa semana no único modelo de Mac que eu nunca tive desde que comecei a usar Macs: um Mac Pro. Não, não fiquei rico de repente. O namorado de uma amiga estava doando o dito cujo, pois comprou um novo (aqui é muito comum isso, já que o valor de usado cai muito). Sim, é uma máquina de 2008, mas com dois processadores de 3Ghz, 12gb de memória, etc. Ou seja: muito mais potente que meu notebook. Perfeita máquina para deixar no escritório na faculdade.

Mas a dona Apple excluiu esse modelo da lista de máquinas compatíveis com o OS X 10.8 (Mountain Lion), mesmo ele sendo mais veloz do que parte das máquinas vendidas hoje! Acho um absurdo que uma máquina cuja performance é excelente ser deixada de lado não por critérios técnicos, mas de mercado.

Felizmente boas almas desenvolveram um programinha, chamado MLPostfactor, que permite instalar o Mountain Lion em Mac Pro ou outros Macs que ainda dão no couro. Instalei e, apesar de uma ou outra coisinha pequena que não funciona, tudo está rodando muito bem, e com uma performance excelente!

A máquina é super parruda, e é pena que a Apple não a promove tanto. Há usuários que adorariam um Mac nos quais poderiam mexer, instalar vários HDs, placas adicionais, etc., e o Mac Pro é o computador “customizável” mais elegante que já vi. Instalar um HD é facílimo, e nem precisa mexer em cabos nem nada.

Pronto, agora posso dizer que já tive todos os modelos de Mac desde que me iniciei no mundo da Maçã. 🙂

Autor: francis

the guy who writes here... :D

3 Comments

  1. Bom saber que dar um reset geral no iPad dá uma melhorada nele. Você fez um hard reset, formatou e não restaurou o backup, ou formatou e restaurou e ficou bom ?

    Uma pena por aqui os Macs estarem um pouco fora do $alcance$ como são por aí, queria um mais para conhecer e tal, mas por enquanto ainda não dá 🙂 Abs !

  2. Adriano,

    Apenas resetei para as opções de fábrica, removendo todo o conteúdo. Não restaurei o backup. Alguns Macs são mais baratos que outros – por exemplo, o Mac Mini tem preço quase decente, mas ainda superior aos PC’s.

  3. Meu caro, você parece ter desenvoltura no trato com os dispositivos da Apple. Teria alguma dica para ajudar a melhorar o desempenho do meu MacBook Pro? Ele tem cerca de 1 ano de uso, pouquíssima coisa instalada, pouco HD utilizado e uso-o basicamente para navegação na web. Apesar disso, sempre que eu retorno do modo sleep/hibernar, a lentidão é insuportável. Tem alguma dica? Já rodei o CCleaner e resetei a PRAM.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d