Voz sobre IP – Você ainda vai usar…

| 13 Comentários

(oh, não, mais um post técnico!!!:)

Senhores, já falei aqui neste mesmo bat-blog sobre minhas experiências com o Skype e com o Free World Dialup. Ambos são meios de comunicação de voz pela internet.

As vantagens do Skype são, principalmente, a quase inexistência de delay (tempo que existe entre o que você fala e a recepção da sua voz pela pessoa com quem você está conversando), e a facilidade de organização dos contatos.

Por outro lado, o Free World Dialup tem MUITO mais vantagens: trata-se de tecnologia aberta (usa o protocolo padrão SIP), o que permite o uso de varios programas para se comunicar, a qualidade da voz é boa (embora acho que o delay é maior). O chato é que o FWD não tem um jeito fácil de organizar os contatos, e não tem tanta gente que usa.

Ambos permitem que se ligue para telefones comuns, embora nesse quesito o FWD ganha de 1000 a zero, já que permite que você escolha o seu provedor de VOIP, ou seja, você escolha sua própria operadora de telefonia em qualquer lugar do planeta! Dá pra se ter uma linha nos Estados Unidos por cerca de 30 realhos mensais, com vários minutos incluídos. Na verdade, a FWD não é bem um programa, e sim um serviço – há vários programas compatíveis com ele. Ele se interconecta com vários outros serviços, tipo Vonage, NuPhone, Nikotel, etc.

Para se ter uma idéia, duas operadoras no Brasil já usam o VOIP – a Transit e outra. Num futuro próximo, usaremos nossos computadores para fazer interurbanos, e aí o mundo mudará um bocado. Só espero que a revolução chegue à telefonia móvel, já que minha conta de celular tá vindo ultrajante…

Em suma: testem, experimentem e comentem! O que vocês têm achado da tecnologia? Qual solução tem preferido? Palpites?

Autor: francis

the guy who writes here... :D

13 Comments

  1. Tomara que barateie os preços. O problema vai ser a demora pra este serviço ficar amplamente disponível…

  2. Aí é que está, o serviço já está amplamente disponível! O problema é o caminho das pedras que se tem que percorrer para achá-lo.

    Veja, em comunicações pela internet, de computador para computador, já é tranquilo, as soluções são, inclusive, gratuitas. Para se falar com alguém pelo telefone, se você contrata algo do Nufone, por exemplo, você fala com os Estados Unidos a preços baixíssimos. Aliás, até dentro do Brasil, o minuto fica a 9 centavos de dólar, mais barato, dependendo do horário, do que os preços das próprias teles! A revolução está começando… 🙂

  3. Testando a bagaça! 🙂

  4. O chato do skype é que não tem como salvar os contatos no servidor, já que é um aplicativo P2P!

  5. Entrei neste blog pra saber que software free poderia baixar e como, para fazer interurbano gratis. mas saio sem saber nada.
    Celso

  6. Celso,
    Que bom! Nossa intenção é agradar a todos que nos visitam! ficamos satisfeitos sempre com as informações fantásticas que damos, afinal somos bem pagos pra isso! E tudo fica ainda mais bacana com visitantes super educados como você! É isso que faz escrever um blog uma atividade tão prazeirosa! Um abraço,
    oculos

  7. EM COMO SALVAR OS CONTATOS E A SENHA DO SKYPE, BASTA ENCONTAR A PASTA SKYPE E COPIAR PARA UM OUTRO LOCAL PODENDO RECUPERAR SE HOUVER UMA REINSTALAÇÃO DO WINDOWS.

    PARA OS windows XP/2000 OS CONTATOS ESTÃO NA SEGUINTE PASTA:
    C:\Documents and Settings\\Application Data\Skype

    Para usuário do Win9x:
    C:\Windows\Application Data\Skype

  8. Olá gostaria de uma ajuda se for possivel, instalei o skype e colquei crédito, mas não estou conseguindo efetuar as ligações existe um codigo especifico, por favor me responda

    Grato

    Carlos

  9. Carlos:

    Você tem que discar no formato internacional. Por exemplo, para ligar para alguém no Brasil, que esteja em Sampa, é +5511 e número do tel…

    Um abraço

  10. E ae tudo bem?
    Cara to com o Skype instalado no XP e naum consigui axar a lista de contatos pra copiar pra outra maquina q é win 2003
    se possivel tem como responder pelo e-mail?

    rodrigopgc@gmail.com

    vlw

  11. Ola. …

    como ja postado anteriormente …. O Skype eh um programa que nao salva seus contatos no servidor, o que dificulta quando vc vai acessa-lo em uma outra maquina …

    Para driblar este problema, existe soluções relativamente fáceis … (irei citar duas)

    *1 – Localizar a pasta “Aplication_Data\Skype” (no meu caso: C:\Documents and Settings\Meu Usuario\Aplication_Data\Skype) e copia-la para algum lugar de facil acesso “disquetes, pen drives”, depois copiar a mesma pasta para a maquina na qual deseja que seu login e contatos apareçam … (C:\documents and settings\Outro usuario\Aplication_Data\Skype).

    *2 – salvar seus contatos em forma de vCard … indo até o menu “Ferramentas\Exportar contatos de arquivos vCard” … e quando estiver em outra maquina, “Ferramentas\Importar contatos de arquivos vCard” e selecionar o arquivo salvo anteriormente …

    Apesar da *2 parecer ser mais facil … ela eh chata porque este tipo de arquivo, o windows conhece como catalogo de enderecos … e se vc abrir ele fora do skype .. vai aparecer um monte de telas (dependendo do numero de contatos) no seu computador … e o telinha chata …

    Flws ..

    Espero ter ajudado …

    SPiT*

  12. Caro George,

    Veja, isso funciona pra Windows. De qualquer sorte, as versões recentes do Skype já salvam os contatos no servidor.

    Um abraço!

  13. Talvez seja impressao minha + acho que o meu saldo no Skype as vezes parece que “evapora” salvo isto o sistema Skype é muito bom.

    Obrigado

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d