Nokia E61 – o celular perfeito (tá, quase…)

| 207 Comentários

Pedido da Bia eu não nego, ainda mais em véspera de Natal… Ela tava sabendo que eu estava esperando um celular E61 da Nokia, e pediu um review. E ficarei muito feliz em compartilhar minhas impressões sobre o danado com vocês.

O celular, visualmente, é idêntico ao E62. Porém, é uma escolha muito melhor: tem UMTS (3G, padrão europeu, que não sei se é o mesmo daqui do Brasil), Wifi, Bluetooth, infravermelho, acho eu que todas as bandas GSM, etc… A diferença é que o E62 tem Bluetooth 2.0 e um plug decente pra fone de ouvido.

Vou começar falando logo do que deixa a desejar… Isso de deixar a parte ruim para o final não é comigo, até porque, confesso, estou até agora embasbacado com o aparelho. Eu abandonei a Nokia lá se vão quase 4 anos. Nossa, se eles já eram os melhores, agora então impressionaram…

Pontos ruins do aparelho? Tamanho e ausência de câmara. Esse celular consegue ser maior e mais largo do que o P910, que já é um trambolho. Porém, o E61 é bem mais fino e, por isso, a impressão que eu tive é que é muito melhor de se colocar no bolso do que o grandão da Sonyericsson.

DSCN3549.JPG DSCN35521.JPG
DSCN3554.JPGDSCN3550.JPG

DSCN3558.JPGDSCN3556.JPG
Quanto à ausência de câmera, ora, bolas, eu nunca fui de usar câmara no celular, então porque estaria reclamando? Simples: a tela desse celular é a coisa mais linda que existe. Ela praticamente clama para mostrar imagens. São 16 milhões de cores, senhoras e senhores… As análises do E61 mundo afora entendem que não colocaram câmera porque, no ambiente corporativo (destino natural do aparelho), câmeras não são tão bem-vindas assim. Agora que ele clama por uma câmera, ah, isso clama…

Recebi o aparelho ontem, e, em razão da incompatibilidade do firmware anterior com STUN para o VoIP (já explico isso adiante), quis logo fazer o upgrade. “No have” para o meu aparelho. Tinha que hackear o código regional da nokia para conseguir o upgrade. Aí meu celular ficou em chinês e em inglês. Pensem no desespero… Coloquei um código lusitano (ora, pois), e voltou o idioma de Camões (em sua versão original). Já restaurei o código brasileiro, e agora, por penitência, todos os dias checo se já não saiu o update para os modelos vendidos aqui.

[Informação aos Mac users]

O celular é fantástico, ponto. Depois de alguma luta (ele não é compatível com o iSync do Mac, a não ser com alguns hackeamentos). Esses hackeamentos causam alguns transtornos. Por exemplo: 18 contatos da minha agenda tiveram os números de telefones apagados, porém curiosamente mantidos no E61. Sincronizando com o P910, apagou os telefones dos mesmos 18 contatos dele. Como eu já tinha criado um smart group dos contatos modificados nos últimos 2 dias (para ficar esperto quanto à adição de novos contatos no celular, porque misteriosamente não vão para o grupo do Address Book do Mac ajustado para ser sincronizado), foi fácil descobrir o que causou o problema: contatos com “Telephone” como rótulo no aparelho não são reconhecidos no iSync (assim como também não são no Motorola V3). Tem que ser tipo “Telefone (casa)”, ou “Telefone (comercial)”. Se alguém quiser dicas de como fazer o iSync ficar compatível com ele, tenho logo dois sites: novamedia.de e mactomster.de/isync – tem também algo no macosxhints.com. Chato é que ainda não é compatível com o BluePhoneElite 2.
[/Informação aos Mac users]
O E61 roda o Symbian 9.1 serie 60 v.3. Essa versão é incompatível com as anteriores, o que me fez temer a falta de aplicativos que constatei usando o P910 e o quase defunto UIQ. Porém hoje encontrei quase tudo que queria (falta-me um aplicativo para blogar, que o tal do Picoblogger não quis conversa). Tem muito aplicativo legal feito, e só falta o Skype pra ser perfeito. Tem alguns clonezinhos do Skype, mas não gostei.

tela do meu celular.jpgScreenshot0008.jpg

O sistema é bem rápido, principalmente com o tal update de firmware. Achei bem usável e não deixa a gente esperando.

A Nokia deu uma pisada de bola impressionante: não tem bloqueio automático do teclado (tem aquele travamento de código, automático, mas não o simples bloqueio automático). Nada que um freewarezinho não resolva…

Aliás, freewares bons é o que bem tem, e eles exploram a capacidade gráfica do aparelho. Tem um aplicativo da Reuters, excelente, com as últimas notícias.

Screenshot0004.jpg

Esse aparelho parece destinado a ser um Blackberry-killer por causa do seu teclado qwerty incorporado ao aparelho. Eu sou um viciado em sms, e esse design me pareceu melhor do que o reconhecimento de escrita do P910, exceto pelo fato de que números e letras compartilham as mesmas teclas, e acho um saco ficar alternando entre um e outro. Mas o teclado é muito bom de se usar, tem acentos, etc. Nesse aspecto, digitar configurações longas no aparelho não é cansativo como em outros celulares.

O browser do E61 é fantástico, é perfeito, é tudo de bom. Rápido, eficiente… Aliás, o GPRS nele parece que funciona mais rápido, e conecta quase que instantaneamente. Muito bom mesmo. E quando se usa uma rede WiFi para navegar, aí então é uma maravilha.

Screenshot0006.jpg
Screenshot0005.jpg

A agenda é muito boa, mas tem um negócio esquisito, pelo menos no Mac: seus compromissos são sincronizados todos com referência ao fuso horário. E a porqueira do aparelho não tem Brasil, GMT-3. Para quem não é brasileiro, os fusos do Brasil vão de -2 a -4. E o principal é o -3! E não tem! Aí meus compromissos ficam todos com uma hora a mais! Tive que (glup!) escolher a Argentina como fuso horário! ¡Gracias hermanos! Que ratada da Nokia, bá…

Apesar de ter amado o aparelho desde o início, há poucos minutos fiz uns testes que me impressionaram a não poder mais: o VoIP dele funciona fantasticamente. Atenção: pra quem quer VoIP com STUN e NAT, só com a firmware nova, o que pode ser um percalço, já que ainda não está disponível um update para os que tem product code brazuca. Os irmãos d’além mar (tô chamando todo mundo de irmão hoje, deve ser o espírito de Natal, pá…) já têm updates!

Mas voltando ao VoIP… fantástico! Configurei uma conta do FreeWorldDialup e outra do Gizmo Project. Ambas funcionaram no aparelho melhor do que no Mac, talvez por causa do hardware específico. Usei a conta SIP do Gizmo para ligar pra o celular de um amigo. Senhores, nunca gostei de VoIP pra ligar pra celular – nunca fica bom. Pois ficou. Meu amigo, profissional da área, também ficou impressioado. Parecia uma ligação celular-celular. Fiquei completamente bobo em ver VoIP trabalhando tão bem. Claro, tudo sobre WiFi e ADSL, mas, caramba, pensem nas possibilidades! Um FXO (gateway pra linha telefônica) e você transforma seu celular em telefone sem fio quando estiver em casa! Ou poderá contratar um provedor de VoIP e fazer ligações de longa distância bem mais baratas! Os números sip podem ser cadastrados na agenda, e discados normalmente! Agora mesmo meu aparelho está conectado ao meu access point, e quem quiser me ligar via Gizmo poderá fazê-lo, de graça! É ou não é fantástico?

Ouvi rádios através do aparelho, via shoutcast e outros programas, vi vídeos, tudo quase tão facilmente quanto num computador. A Nokia fez um aparelho que não deixa mesmo a desejar no que se refere a recursos.

Enfim, para quem adoraria ter um smartphone, ou mesmo para alguém que depende de um, creio que dificilmente vai encontrar uma opção compacta, fácil de usar e completa quanto o Nokia E61. Substitui o notebook para coisas que a princípio demandariam uma máquina grande: por exemplo: ele usa cartão miniSD. Se sua máquina fotográfica aceitar essa mídia, já poderá enviar suas fotos direto, esteja onde estiver! Minha Nikon Coolpix 7900 pega SD, e o celular vem com um adaptador! Com certeza vou arrumar um miniSD maior do que o de 128mb que vem na máquina, e assim poderei enviar fotos boas de onde estiver…
Todo review que se preza tem os prós e contras, então vamos a eles:

Prós:

– tela linda

– teclado qwerty

– sistema rápido

– muitos aplicativos

– Wifi, SIP, VoIP

Contras:

– tamanho

– ausência de câmera

– falta de saída estéreo para fone de ouvido (até existe fone estéreo, mas proprietário da Nokia)

Autor: francis

the guy who writes here... :D

207 Comments

  1. Eu Quero conectar o meu Smartphone Nokia e62 a minha Rede Wireless! como eu Faço as configuração?
    tenho Banda larga de 1gm, e Um roteador Wireless !
    e Quero conectar o meu Smartphone Nokia e62 Na minha rede domestica Wireless!
    Qual seria as Configurações para me conectar?
    Muito ObrigadoO deis de já!

  2. Ola blz quero baixar temas mas nao consigo me da uma força ai!!

  3. não acho o nokia e61 prefeito ele é muito feio!!!!! é grande!!!! parece um tijolo é horrivel, agora um celular realmente bonito é um mp15 Q5 rosa esse celular é d+ esse celular é realmente PERFEITO.

  4. Oxe, o post foi escrito há tantos anos. É claro que hoje não parece ser um ótimo celular, mas quando foi lançado era excelente.

  5. Alguém sabe como que o E61i descarregue arquivos no Mint Debian?

    Ele está reconhecido, porém, não é possivel entrar no dispositivo E61i.

    Obrigdao

  6. onde encontro temas para o nokia e61

  7. Puxa! Eu ganhei um Nokia E61 da própria TIM já faz uns 6 anos e nunca usei, conclusão quando abri a caixa na semana passada e me deparei com um dinossauro, além do cheiro de mofo do bicho.
    Gostaria de saber se alguém consegue me ajudar, pois aquele manual e haramáico é horrivel mesmo, só pra quem manja e não é o meu caso. Gostaria de baixar musicas . Algém se habilita?

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d