Pois é, demorou, mas resolvi dar uma organizada na vida. Não faz sentido eu, viciadão na tecnologia como sou, deixar de usá-la para organizar minha vida profissional.
O grande problema é que, quanto mais eu pesquiso, mais eu percebo que não existe uma solução única para organizar um escritório de advocacia que atenda todos os aspectos necessários.
Eu sempre utilizei o Filemaker como meu banco de dados de meus clientes e controle de processos. E sempre usei o iCal para controlar as audiências.
Mais recentemente, passei a utilizar o iCal para gerenciar a lista de tarefas (To-Do’s).
E veio o iPhone… Nenhuma dessas soluções fala bem com o iPhone (exceto o iCal, mas apenas no que se refere à data das audiências).
Os pontos positivos da minha atual solução são os seguintes:
– sincronização via web, através do MobileMe, portanto tenho minha agenda no computador de casa e, via web, em qualquer lugar;
– Flexibilidade do Filemaker
Já os pontos negativos, que preciso contornar, são os seguintes:
– Filemaker não sincroniza com droga nenhuma, a não ser que se compre o Filemaker server e, mesmo assim, não fala com o iPhone,
– Os To-Do’s do iCal não sincronizam com o iPhone,
– Não consigo relacionar os To-Do’s com os clientes;
– Não consigo ter a relação de clientes no iPhone;
– Alguns dados são duplicados, já que tenho que digitá-los no Filemaker, para controle dos processos, e no iCal, para efeito de agendamento;
– Falta de controle de tempo;
– Falta de metodologia de GTD
O melhor dos mundos seria o seguinte:
– Poder integrar o Address Book do Mac com o Filemaker, assim os contatos dos clientes ficariam no Address Book, e demais dados no Filemaker;
– Controle de “assets” no Filemaker (criando uma pasta no sistema de arquivos para cada cliente – o que é fácil fazer, e já estou me organizando para isso);
– interação do Filemaker com o iCal, para criação de eventos/compromissos relacionados aos clientes;
Isso me permitiria, via Address Book, ter minha relação completa de clientes em qualquer lugar. Permitiria, ainda, visualizar e registrar todos os passos processuais de cada cliente, com acesso em todo lugar.
Estou tentando uma terceira via, que talvez supra algumas dessas falhas, e me acrescente algo que me falta, que é justamente a organização das idéias e do tempo: OmniFocus e Things, ambos para Mac (conselho da Bia), ambos falam com o iCal e com o iPhone, muito embora nenhum deles fala com o Address Book nem com o Filemaker.
Mas já é um começo…
Por último, comecei a usar o Time Tracker para monitorar o tempo que gasto com as diferentes atividades, a fim de fazer uma melhor avaliação do uso do período em que trabalho.
…
PQP, como eu queria um iPhone 3GS, que não aguento mais a lerdeza do meu iPhone…
04/12/2009 em 18:13
Gostei muito do OmniFocus, mas não é pra mim: a sincronização com o iCal não é confiável. o Things sincroniza de forma muito mais transparente e segura. Pena que não é flexível e permita sincronizar por tags, ou algo assim.
Pingback: ManéBlog » Blog Archive » GTD – Continuação