Em minha saga para aumentar a minha produtividade, estive usando durante esse fim de semana tanto o Things quanto o OmniFocus. Gostei de ambos, mas vou acabar ficando com o Things.
As duas ferramentas, como eu já disse, foram indicadas pela Bia Kunze, e funcionam tanto no Mac quanto no iPhone/iPod Touch. Achei o OmniFocus bem mais robusto, pelo seguinte:
– Interface mais parruda, com mais opções;
– Contextos, que são interessantes;
– Sincronização via MobileMe;
– Forma de mostrar os To-Do’s mais intuitiva, além do uso de cores ser mais bacana.
Porém o OmniFocus peca pela sincronização com o iCal – é uma sincronização, e não uma atuação integrada. E nem sempre funciona direito, além de fazer uma confusão com as tarefas que são associadas a um determinado projeto ou contexto. Vira tudo uma bagunça, replica tarefas, etc. Sem contar que a licença do OmniFocus é mais cara e não permite o uso simultâneo (permite instalar em duas máquinas para uma só pessoa, mas não o uso simultâneo). Não gostei dessa política.
Já o Things é bem mais minimalista, não permite níveis de hierarquia mais profundos no que se refere às tarefas, mas…
– é otimamente bem integrado com o iCal, aplicando as mudanças simultaneamente nos dois programas;
– a licença permite o uso em quantas máquinas o usuário quiser, já que o usuário é o detentor da licença;
– custa mais barato
As desvantagens do Things são, principalmente, a ausência de sincronismo entre Mac’s (vão implementar isso em uma próxima versão), a integração com o iCal ainda é limitada – por exemplo: só conversa ao se associar uma área do programa ao iCal (tarefas de hoje, por exemplo), e não por tags, ou todos as tarefas.Isso é horrível, porque não consigo sincronizar, para um mesmo calendário, as tarefas de hoje e as próximas.
Tirando essas limitações, parece-me um programa bem mais simples e tranquilo de se usar, e vou acabar adquirindo a licença assim que responderem a um e-mail que mandei tirando algumas dúvidas.
…
Mas meu projeto para o futuro vai ser a integração do Filemaker com o iCal, via Fm-ical-connector, um plugin que permite manipular os eventos do iCa através do Filemaker. Aí vou poder associar tarefas e eventos aos meus clientes e processos, e levar tudo comigo, no iPhone, e ativar alarmes para tudo. Vai ficar show, caso eu tenha coragem de aprender a usar o tal plugin, o que não é fácil.