GTD – Continuação

| 0 comentários

Em minha saga para aumentar a minha produtividade, estive usando durante esse fim de semana tanto o Things quanto o OmniFocus. Gostei de ambos, mas vou acabar ficando com o Things.

As duas ferramentas, como eu já disse, foram indicadas pela Bia Kunze, e funcionam tanto no Mac quanto no iPhone/iPod Touch. Achei o OmniFocus bem mais robusto, pelo seguinte:

– Interface mais parruda, com mais opções;

– Contextos, que são interessantes;

– Sincronização via MobileMe;

– Forma de mostrar os To-Do’s mais intuitiva, além do uso de cores ser mais bacana.

Porém o OmniFocus peca pela sincronização com o iCal – é uma sincronização, e não uma atuação integrada. E nem sempre funciona direito, além de fazer uma confusão com as tarefas que são associadas a um determinado projeto ou contexto. Vira tudo uma bagunça, replica tarefas, etc. Sem contar que a licença do OmniFocus é mais cara e não permite o uso simultâneo (permite instalar em duas máquinas para uma só pessoa, mas não o uso simultâneo). Não gostei dessa política.

Já o Things é bem mais minimalista, não permite níveis de hierarquia mais profundos no que se refere às tarefas, mas…

– é otimamente bem integrado com o iCal, aplicando as mudanças simultaneamente nos dois programas;

– a licença permite o uso em quantas máquinas o usuário quiser, já que o usuário é o detentor da licença;

– custa mais barato

As desvantagens do Things são, principalmente, a ausência de sincronismo entre Mac’s (vão implementar isso em uma próxima versão), a integração com o iCal ainda é limitada – por exemplo: só conversa ao se associar uma área do programa ao iCal (tarefas de hoje, por exemplo), e não por tags, ou todos as tarefas.Isso é horrível, porque não consigo sincronizar, para um mesmo calendário, as tarefas de hoje e as próximas.

Tirando essas limitações, parece-me um programa bem mais simples e tranquilo de se usar, e vou acabar adquirindo a licença assim que responderem a um e-mail que mandei tirando algumas dúvidas.

Mas meu projeto para o futuro vai ser a integração do Filemaker com o iCal, via Fm-ical-connector, um plugin que permite manipular os eventos do iCa através do Filemaker. Aí vou poder associar tarefas e eventos aos meus clientes e processos, e levar tudo comigo, no iPhone, e ativar alarmes para tudo. Vai ficar show, caso eu tenha coragem de aprender a usar o tal plugin, o que não é fácil.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.