Certisign: vocês são incompetentes ou qual o problema?

| 81 Comentários

Adquiri um certificado digital (AC OAB), a fim de poder enviar petições eletronicamente.

Pois bem: só se instala o diabo do certificado com Windows XP e Internet Explorer 6 ou 7!

Já não basta a falta de competência para forçar a nós, que usamos MacOS e Linux, instalarmos o certificado em alguma máquina Windows, ainda demonstram completa falta de cuidado com o produto que vendem, determinando que a instalação seja feita em software atrasado POR DUAS GERAÇÕES!

E o pior: o Mac (assim como o Linux) tem suporte nativo para certificados digitais. Instalei os certificados raiz rapidinho aqui. A leitora de smartcard nem de driver precisa no Mac. Mas, por pura preguiça ou incompetência, a Certisign só instala certificados via um burocrático processo que usa ActiveX, só compatível com o IE 6 e 7.

Agora perguntou eu: como uma empresa que oferece um produto que está na vanguarda do uso da informática pode ser tão acomodada assim?

UPDATE em 26/03/2010: A Certisign me enviou link para download do SafeSign para Mac! Funcionou! Explico tudo aqui.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

81 Comments

  1. Mundo Pequeno. Minha reclamação é amesma. Apenas uma dúvida: afinal de contas, você conseguiu instalar a certificação digital (e-cpf) no Mac?
    Valeu!

  2. Prezada Muriel,

    Repare: há dois tipos de e-CPF, ou melhor, de certificados: A1 e A3. O A1 é gravado em mídia (smartcard, token, etc.), e não pode ser exportado, enquanto que o A3 é instalado no próprio sistema operacional do computador. O A3 funciona tranquilamente no Mac. Só não gera o certificado no Mac porque a porcaria da Certisign só funciona em IE7 (nem no IE8, nem no Firefox) e no Windows XP (também não funciona no Vista). Daí, gerando o A3, basta exportá-lo e importá-lo no Mac, via Keychain.

    Já o A1 também deve ser gravado no Windows. Acho que funciona no Mac, mas não testei, porque, mesmo no Windows, houve um erro de gravação do meu no smartcard, e ele acabou gravando o certificado no computador. Como o certificado do tipo A1 não pode ser exportado, ficou retido no Windows onde eu o instalei.

    Respondi?

    Boa sorte!

  3. Acho que entendi. O suporte da Certisign é uma piada – agente pergunta: funciona no MAC? Eles respondem: sim! Daí eu pergunto: como instala então? Eles: não fornecemos suporte….
    Podre, né.
    Obrigado novamente.

  4. Estou migrando para o Mac e tenho o mesmo problema. Não sei como fazer a tal importação via Keychaim (?). Vc pode fazer uma indicação de um passo a passo? Uma vez importado o certificado, rodará o e-cpf ou o NFeletronica no MAC? obrigado

  5. Infelizmente nunca fiz a migração e, como disse, só é possível se seu certificado for do tipo exportável. Se ele estiver em mídia (smartcard), não é possível. Sei o Mac importa o certificado que for exportável, mas não sei se o site vai reconhecê-lo – acredito que sim.

  6. Bom Dia.
    Existem algumas informações incorretas nas mensagens trocadas.
    Gostaria de prestar um atendimento mais qualificado às suas necessidades.
    Por favor façam contato pessoalmente por email, telefone ou qualquer outro meio que lhes seja adequado.
    Existe suporte para suas duvidas e estamos dispostos a oferece-lo para solução de seus problemas.
    Atenciosamente,
    Antonio Fernando Bertelli de Almeida
    Gerente de Marketing
    Certisign Certisifcadora Digital S.A.
    +55 11 4501.1994
    +55 11 9588.5049
    http://www.certisignexplica.com.br

  7. Prezado Fernando:
    A dúvida de todos, pelo visto, é a seguinte:

    1 – Como utilizar os certificados digitais, seja A1 ou A3, no Mac?
    2 – Como gravar o certificado em smartcard no Mac?

    Basta que isso seja respondido. A Certisign foi contactada por mim e por outros leitores (conforme comentários anteriores) e as dúvidas não foram respondidas.

  8. Também tenho o mesmo problema, comprei o certificado digital “TOKEN”, instalei o certificado nele a partir do windows XP, porém, preciso utilizar o certificado no MAC e não sei como fazê-lo. Alguém já conseguiu?

  9. Minha experiência com o suporte é exatamente a que descrevi acima. “sim, nosso produto é compatível com MAC.” “Como instala? Não sei, não fornecemos suporte….”. E para concluir “Você pode acessar a página do fabricante, pois nós só fazemos a certificação, não o hardware”…. como se eu tivesse comprado o hardware em outro lugar que não por um agente certisign….

  10. Prezados.

    Vou esclarecer algumas questões por aqui, somos fornecedores do certificado digital e após a emissão do mesmo o uso dele é livre, isso não quer dizer que a plataforma que utiliza é compatível para o uso de certificados digitais ( caso do linux ).

    No nosso atendimento nivel 1 e 2 não prestamos suporte para qualquer sistema operacional diferente de Windows por questões de compatibilidade e não por preguiça ou algo relativo.

    O uso do certificado tem algumas variáveis como o tipo.
    O tipo A1 que é emitido via software e fica armazenado na maquina e o tipo A3 que é emitido via hardware criptográfico que pode ser um Token ou Smart card,

    O uso do tipo de certificado A3 tem uma particularidade que é a disponibilidade dos drivers para o reconhecimento do seu hardware, caso seja nativo do MAC OS basta conectá-lo a sua porta USB.

    E se não for nativo do sistema ele ( driver ) é de responsabilidade do fabricante do hardware seja ele Token ou leitora de cartão.

    Ainda não é possivel solicitar e emitir um certificado digital utilizando o MAC OS X e infelizmente não temos uma previsão para isso.

    Estamos trabalhando para atender o maior numero de clientes em sua diversidade.

    Até o momento não prestamos o suporte especifico devido a falta de documentação de eventuais erro do sistema MAC OS X isso não é uma exclusividade da Certisign e sim da maioria das empresas que mantém algum tipo de suporte.

    De qualquer forma como um usuário de produtos Apple e funcionário da Certisign abro um canal de atendimento via E-mail para nos comunicarmos e estreitarmos o nosso relacionamento.

    Precisamos da ajuda de vocês usuários dessa plataforma para melhorarmos esse cenário.

    Faremos o que for possível para ajudá-los

    Segue o Contato do Suporte Corporativo: suporte@certisign.com.br

    Afonso Perdomo
    Analista de Suporte Corporativo
    Certisign Certificadora Digital SA

  11. Prezado Afonso,

    Fico agradecido pelo seu comentário, que deveria se tornar, me permita dizer, cartilha de leitura obrigatória dos encarregados de suporte da Certisign.

    Ocorre que, infelizmente, a postura da Certisign parece ser de letargia: Até um mês atrás, constava no site da empresa que nem o Vista poderia ser usado para instalação dos certificados digitais (e já estamos no Windows 7), bem como apenas o Internet Explorer 7.

    Ora, por que a empresa não busca atender a todos os seus clientes? Por que não busca dar suporte a Mac, ainda que a parcela de usuários não seja enorme? Por que os usuários têm que ficar presos a um único sistema para conseguirem instalar seus certificados – pior, sistema já com 2 gerações de atraso?

    Veja, informações simples poderiam ser disponibilizadas (por exemplo, pouca gente sabe que a leitora da Gemalto funciona no MacOS X sem a necessidade de drivers). E poderia haver um compromisso da Certisign com esses usuários, que merecem, sem dúvida, informações claras e precisas e um compromisso de que serão suportados no futuro.

    A queixa é que serviços dessa natureza deveriam ser agnósticas em relação ao sistema operacional, como ocorre em outros países.

  12. Para complementar e demonstrar a total falta de comprometimento da Certisign com seus clientes, o certificado A3 e-Token também não possui driver para o Windows Seven, inclusive na sua página de suporte (que deveria ter essas informações) não consta nenhuma restricão a esse sistema operacional. Liguel no suporte e disseram que ainda não possuem driver para esse novo sistema operacional.

  13. Prezados.

    Por questões de compatibilidade os certificados digitais têm suporte para Windows XP.
    A Microsoft quando fez o Windows Vista alterou todos os parâmetros de segurança do SO o que inviabiliza o Processo de solicitação e Emissão do certificado digital, não temos como abrir o Kernel deles e corrigir o que é necessário para a utilização dos certificados.
    Tentamos de varias formas homologar alguma solução paliativa para isso e hoje já conseguimos emitir certificados usando Windows XP, Vista e 7 com IE 6,7 e 8.

    No caso do João Eduardo: Não é falta de comprometimento, nos comercializamos os produtos, mas a responsabilidade de criar testar e homologar os drivers necessários é do fabricante do hardware.
    Não estou me eximindo de culpa por possíveis faltas de informações do nosso site.
    Se puder mandar o link onde não possui as informações eu agradeço.
    Porém não posso me comprometer com o desenvolvimento de outras empresas ok?
    Atualmente vendemos dois tipos de Token de fabricantes distintos: Safenet e Alladin, é de responsabilidade deles disponibilizar os drivers atualizados.

    Atenciosamente.

    Afonso Perdomo
    _________________________
    Certisign Certificadora Digital.
    Suporte a Soluções Corporativas.
    http://www.certisign.com.br

  14. Afonso,

    Hoje mesmo tive mais uma decepção: fui instalar o certificado em uma máquina Windows XP. Fiz tudo o quanto recomendado. Só que o site, ao entrar com os códigos, não reconhecia cartão, então eu não prosseguia com a instalação. Aí fui para outra máquina, fiz tudo, ele reconheceu a leitora, pediu o pin e começou a gerar as chaves. Depois de gerada a chave, deu erro, dizendo que um certificado com aqueles dados já havia sido gerado!!!!

    Já foi minha segunda tentativa…

  15. Utilizei o canal disponibilizado pela certisign acima, e pedi orientação como instalar o certificado da OAB num Mac. Eles me perguntaram que leitora de cartão eu tinha, já respondi, mas ainda não me deram o caminho das pedras.
    Agora é rezar e aguardar…..

  16. Ontem consegui baixar e instalar o certificado no Windows XP (via Parallels).
    Mas, no Mac, o certificado não aparece. Nem no Keychain. Alguém já conseguiu visualizar o certificado no Mac?

  17. Certificado digital da Certisign é pior do que eu imaginava.
    Que as coisas nunca funcionam de primeira no MAC e no Linux é infelizmente um fato normal da vida. Porém acabei de descobrir, do pior jeito possível, que o Certisign A3 eToken Pro Alladin ( http://www.certisign.com.br/suporte/utilitarios-criptograficos/tokens-criptograficos ) não funciona NEM no Windows 2003 Server

    O mais divertido é que o manual deles *DIZ* que funciona no Windows 2003.
    Toda a instalação acontece como deveria, porém quando eu insiro o Token o software deles não detecta o token.

    Será um *longo* dia…
    Suspiro….

  18. Na verdade, na verdade, se o mundo fosse justo, tudo funcionaria melhor no Mac. Veja, o próprio leitor de cartões funciona no Mac sem a necessidade nenhuma de drivers. O Mac reconhece certificados digitais A1 sem problema algum, e usar e-mails assinados eletronicamente é tão comum no Mac há muito tempo. Então, sinceramente, não sei porque a Certisign optou por ficar usando ActiveX para fazer autenticações, inclusive obrigando, durante a instalação do certificado, a abrir mão de toda a segurança para fazê-lo, sem sequer informar ao usuário para retornar as configurações ao padrão mais seguro após o processo.

    Também não entendo como é que o sistema não tem melhor proteção: um errinho nesses ajustes de segurança do ActiveX e a droga do certificado instala-se no computador, e você não consegue transferi-lo para o Token/Smartcard. Por que não criam métodos para identificar se tá tudo certo, se o cartão está inserido, etc.?

    Enfim, é uma pena que uma empresa que lida com chaves públicas do tipo ICP não adota soluções multiplataformas, oferecendo soluções baseadas em padrões proprietários e com procedimentos arcanos de instalação.

  19. Afonso,

    Enviei e-mail à Certisign perguntando sobre o uso do certificado no Mac. Veja, eu já instalei o certificado no smartcard. Porém o certificado não aparece no Keychain ou em outro lugar qualquer. A leitora é reconhecida pelo sistema, normalmente. O cartão, não.

  20. Pingback: ManéBlog » Blog Archive » Certisign: Vocês são incompetentes!

  21. Como consta acima, postei o resultado de uma pesquisa sobre o assunto aqui discutido, que vale a pena ser lido por quem quer utilizar certificados digitais da Certisign no Mac: http://mane.blog.br/2010/03/25/certisign-voces-sao-incompetentes/

  22. Pingback: ManéBlog » Blog Archive » Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac

  23. Obrigado.

  24. Ola amigos , tenho uma cliente que optou em usar o certificado, no caso eles trabalhao via terminal service win2003, so que diz a lenda que o certificado não roda no 2003, como eu faço no suporte da certisign, que por sinal um dos piores que já vi, são iredutiveis dizem que não funciona e pronto, como eu faço peço para o cliente desinstalar o 2003 e voltar para o XP ???

  25. Boa tarde. Eu tenho certificado em smartcard aqui (leitora) e uso Windows 7 X64 Ultimate, IE 8 e não tem diabos que faça funcionar… a unica solução simples que consegui foi usar o Chrome para algumas coisas, como por exemplo consultar algumas coisas no e-CAC da receita federal… o IE, FireFox, Opera… nenhum resultou nada… Não consigo assinar SPED, nem qualquer outro informativo.

  26. Senhores,

    Consegui que o MAC reconheça meu certificado digital. No entanto, quando abro o Safari ou Firefox rumo ao peticionamento, diz que (o certificado não foi encontrado), mesmo eu estando com ele aberto e em funcionamento através do Tokenadmin. ME PARECE que o que falta é ele ser reconhecido pelo Firefox ou Safari. Existe um Assistente de configuração do Token, que pede para que eu indique onde o certificado está.. Alguém sabe onde o certificado esté ou como resolver isso?

  27. Nélio,

    Basta você checar o post neste link:

    http://mane.blog.br/2010/03/26/como-finalmente-usar-certificados-digitais-e-cpf-por-exemplo-no-mac/

    E suas dúvidas estarão respondidas.

  28. Istalei a leitora PERTO EMV e o cartao Serasa Experian e quando conecto a leitora com o cartao ela bloqueia meu computador. Como resolvo isso? Meu Windows e XP e utilizo o IE 7.

  29. Prezados, qualquer certificado tanto A1 como A3 sempre puderam ser emitidos no Windows Vista. O que torna seu processo de emissáo diferente da emissáo no Xp é que exige um software específico para emissão para A1 e A3. Pelo motivo do Vista ser mais seguro e pedir permissão para praticamente todo processo que se quer fazer o certificado pode ser gerado com erro. A questão do funcionamento no Seven ja foi resolvida, temos todos drivers de todas mídias para uso do seu certificado, lembrando que a disponibilidade desses drivers são de total responsabilidade das faricantes de token e leitoras, a certisign foi a responsavel pela liberacao dos drivers pois as fabricantes não deram prazos para liberação e a certisign foi em cima das mesmas para agilizar o processo. Em relação ao funcionamento no MAC ou Linux não há o que discutir, justamente pela falta de documentação para emissão e utilização dos certificados nestas plataformas, no manual de instalação fica bem claro que a emissão e utiliação do certificado deve ser feita no windows XP, Vista, Me e 98 e agora, depois de muita batalha, conseguimos contemplar o Windows 7 no processo.

  30. Rafael,

    Quem dizia que não poderia ser no Vista era a própria Certisign.

    Quanto à emissão no Mac, não é questão de falta de documentação – é questão de interesse. Software para gerenciamento de certificados no Mac existe. A Certisign é que não optou por desenvolver mecanismos mais universais, usando o activex, por exemplo.

  31. Prezado, a emissão e funcionamento no Mac é por falta de documentação sim, a Certisign oferece o produto, cabe o S.O da maquina ser homologado para o funcionamento do certificado, e mais, o funcionamento do certificado em qualquer máquina de qualquer S.o não depende apenas da Certisign. A missão da empresa é integrar todas as necessidades dos Clientes, pessoas e empresas a trabalhar no mundo digital, independente do Sistema Operacional do Pc do cliente. Não gostaríamos que os clientes que possuem Linux ou Mac se sentissem excluídos ou obrigados a trabalhar na plataforma Microsoft, todos tem sua livre escolha e de acordo com sua necessidade procura o que é melhor para si, lembrando, não depende apenas de nós se é que você me entende.

  32. Rafael,

    Eu uso certificados digitais no Mac, inclusive o emitido pela certisign. A própria Certisign disponibilizou o SafeSign para a instalação do certificado. Poderia disponibilizar o programa TokenLounge, da mesma empresa (AET), a fim de facilitar o processo para os usuários do Mac. Infelizmente, a empresa não procura ser mais ágil na adoção dos programas necessários. Portanto, logo se vê que não é por falta de documentação, mas sim de interesse. Se a Certisign adquire licenças de uso dos programas para gerenciamento dos certificados (tipo SafeSign), poderia muito bem verificar junto aos fabricantes de tais soluções quais os mecanismos de emissão. A tecnologia Keychain da Apple permite a instalação de certificados. Se a Certisign adquire produtos de funcionamento no Mac junto à AET ou GDBurti, poderia adquirir junto à mesma empresa soluções de emissão. Falta de documentação não é o caso.

  33. Verdade Sr. porém aí está o grande X da questão, existem cliente que ligam, reclamam até ofendem chamando os atendentes de burros, porém eles estão ali fazendo o trabalho deles, atendendo uma ligação atrás da outra, cada uma com tempo médio de 20 a 40 minutos, apenas obedecem ordens, mas são coisas que serão resolvidas com o tempo pode ter certeza, a missão da empresa é conquistar e fidelizar clientes no mundo não apenas no Brasil, e o fato de integrar todos os sistemas para emissão e uso de nossos certificados é um dos obstáculos que temos a nossa frente. Temos o mais do que o suficiente para chegar lá, mas um passo de cada vez, a Certisign é incasável na busca de inovações e estamos sempre atentos as críticas, sugestões e reclamações para oferecer um trabalho cada mais eficiente aos nossos clientes, não deixem de expressarem suas opiniões.

  34. Rafael,

    Sim, tem muita gente mal educada no mundo. A questão do atendimento precisa ser sempre melhorada, principalmente proporcionando aos atendentes treinamento mais adequado. Com a Certisign já tive meus problemas, alguns dos quais me deixaram muito frustrado (como informações contraditórias sobre reemissão de certificados), e, por mais que tenha achado que a culpa foi do atendente, nunca ofendi ninguém. Apenas acho que a empresa deveria fazer sua parte.

  35. Concordo em partes, o treinamento todos têm antes de entrar para a operação, o treinamento tem uma duração de 6 horas por 6 dias, tempo suficiente para aprenderem a ouvir, entender e conquistar o melhor atendimento com o cliente, mas como diz a história, pessoas desmotivadas existem em todo lugar, estas mancham a imagem de qualquer grande empresa, mas isso também é algo que já está mudando, todos os atendimentos da certisign, fone, e-mail e chat são monitorados, quando um atendente é pego não fazendo seu trabalho corretamente ele é chamado para ouvir seu próprio atendimento na frente do supervisor, logo o mesmo recebe uma advertência, dependendo da gravidade pode até ser mandado embora por justa causa, agora, quem já foi atendido por alguém que tem competência sabe que não deixamos o cliente na mão.
    Abraço!

  36. Senhores, tenho uma leitora instalada em PC com windows xp e funciona normalmente. No entanto, tentei instalar em notebook com windows vista e não deu certo. Quando tento instalar o driver fornecido no site da certisign dá erro no instalador do programa e a instalaçao não é concluida. Alguem poderia me dar uma dica de ajuda? Que me diz afonso??? Tenho certificado AC-OAB.

  37. Prezado Sr Oliveira.

    Primeiramente verifique se o driver que o senhor está baixando é compatível, pois o Windows Vista tem 2 versões, 32 e 64 bits, faça a instalação sem o cartão conectado a leitora, reinicie a máquina, coloque o cartão na leitora, caso não funcionar, verifique se o serviço de cartão inteligente do Windows está como Iniciado e automático.
    Iniciar > Executar, digite “services.msc” sem aspas, abrirá serviço local do windows, procure o serviço cartão inteligente, caso esteja como não iniciado ou manual, altere sua configuração de modo que é necessário estar como iniciado automático, caso seu windows nã possua serviço de cartão inteligente não será possível utilizar o cartão na máquina.

  38. Rafael,

    Obrigado pela resposta. Acontece que o problema que eu estou tendo é quando vou instalar o programa SafeSign – Gerenciador Criptográfico. Quando a instalação está quase sendo concluída, ela é interrompida com o seguinte alerta: “Existe um problema com esse pacote do Windows Installer. Um programa executado como parte da instalação não foi concluído conforme esperado. Entre em contato com o funcionário de suporte ou com o fornecedor do pacote. Ação SetcardsACL, local: ..\…”. Meu sistema operacional é Windows Vista 32 bits. Quanto à leitora, o windows instalou o driver automaticamente. E aí, alguma orientação?

  39. Quando for executar o instalador do Safesign faça o seguinte, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo de instalação e clique em exexutar como administrador.Pronto!

  40. Desculpa pela demora na resposta, um informativo aos nossos cliente, após muito trabalho da equipe de Produtos e Desenvolvimento, a Certisign desenvolveu a nova versão do Safesign, o qual será compatível com todos os Sistemas Operacionais, sejam eles 32 ou 64 bits, e mais, conseguimos solucionar o problema de emissão em smartcards para Windows 7, o setor de Suporte Técnico passará por um treinamento afim de capacitá-los para emitir certificados em cartão no Windows 7.

  41. Rafael, concernente ao que foi exposto na mensagem supra, quer dizer que agora os certificados funcionarão corretamente com o MAC, por exemplo? Como sou praticamente um analfabeto no assunto, não consegui vislumbrar o alcance do que foi dito. O desenvolvimento dessa nova versão do Safesign atende ao clamor da matéria desta página, qual seja o uso de certificado para o protocolo de petições eletrônicas nos Tribunais brasileiros usando o MAC OSX? Desde já agradeço os esclarecimentos vindouros. Abraço.

  42. Rafael,

    Você é funcionário da Certisign? Se sim, em que área você trabalha? Pois, nem todas as informações que você está passando aqui no blog batem com as informações passadas pelo suporte técnico da Certisign.

    Como posso saber se devo seguir as suas instruções ou as passadas pela própria empresa? Existe alguma forma de entrar em contato com você?

    Att.

  43. Senhores: novato em Mac, em certificados, posso dizer que comprei via OAB/RS o certificado digital da certisign e um leitor de cartão da Gemalto PC-USB-TR com cd de instalação para windows. Tentei, por sugestão da Certisign procurar driver no site da Gemalto para Mac e lá se lê que o driver é nativo no Mac. De qualquer forma, plugando o leitor no Mac não acontece nada. E não acho driver para Snow Leopard. De outro lado, baixei uma versão do Safesign para Mac OS X do site da Certisign. Instalei. Nada funciona. A leitura dos comentários não me traz muita solução porque não tenho experiência. Também fiz o procedimento no firefox indicado pelo blog. Então, é preciso um tutorial para fazer tudo. Com a palavra a Certisign. O mundo Windows está encolhendo. É preciso dar atenção definitiva a todos os clientes e a todas as plataformas. Quem sabe, juntos, conseguimos que alguém tome as providências e possamos instalar e usar o certificado no MAC. Obrigado.

  44. olá, tenho um certificado em smart card, existe um jeito de transferir ele (o certificado) para um token (usb) para ficar mais prático o uso? como faço? obrigado antecipadamente

  45. Sim existe uma maneira sim de entrar em contato comigo, eu sou ex-funcionario da empresa porem sei todas as manhas no que se refere a instalacao e utilizacao de certificados digitais em diferentes sistemas operacionais.
    Pra quem quiser um HELP e nao quer aguardar tanto no telefone entra em contato comigo por e-mail ou msn rafa_16_guitar@hotmail.com e rafaeldesigner.18@gmail.com
    Estou disponivel para esclarecimento de duvidas

    Obs : Desculpem a falta de acentuacao nas palavras, meu teclado esta horrivel e providenciarei outro.

    Forte abraco

  46. Senhor Ricardo, nao ha como vc transferir seu certificado, uma vez que a midia criptografica armazena seu certificado e o par de chaves nao ha mais como tira-los de la.

  47. boa tarde,
    Tenho instalado o cartao inteligente, juntamente com o Certificado digital , usando o Windows 7 e IE.8.0 , ele reconhece perfeitamente,

    quando entro no site do https://cav.receita.fazenda.gov.br/scripts/CAV/login/login.asp por exemplo, clico no cetificado Digital, ele aparece o certificado quando eu clico em OK..
    O INTERNET EXPLORER PARA DE FUNCIONAR E FECHA!

    alguem viu isso?

  48. Isso pode estar relacionado a N fatores, se precisar de um help,

    rafa_16_guitar@hotmail.com

    abracos!

  49. O link para baixar o SafeSign para Mac está abaixo:

    http://www.certisign.com.br/downloads/SafeSign3.0_MAC10.5_Leopard.zip

    Embora eles não dêem o suporte, o link funciona pra baixar o aplicativo e seguindo as instruções do blog funciona.

    Abraços

    Fernando Takahashi

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d