Coisa mais chata é quando você, sabendo o que está fazendo, configura um computador, uma rede, um dispositivo qualquer, e aí vem alguém pra instalar algo pra algum usuário e mete a mão porca e esculhamba tudo.
Sim, fico puto quando isso acontece. Ah, caramba… A gente leva tempo deixando tudo certinho, e sujeito vem e mexe a gente fica sem saber por qual razão mexeu, quando seria mais fácil perguntar antes…
Explico a ira: no escritório temos dois roteadores wireless. Como manda a etiqueta, os dois estão na mesma sub-rede, e apenas um deles é, de fato, um roteador, com servidor DHCP e que tais.
Colega precisava de sinal wireless em sua sala, não alcançada pelo sinal existente. Compra um roteador com access point (sem nem me perguntar qual deveria comprar) e ganha de brinde a instalação.
O sujeito chega lá, passa dois dias pra fazer o troço funcionar, e larga lá. O que o cara fez? Ligou o servidor DHCP da porqueira do roteador. Aí nada mais no escritório funcionava. O que o cara fez? Mudou o IP de quem reclamava para IP fixo.
Chego eu pra trabalhar hoje, e vejo que metade dos computadores do escritório não acessava a rede. Até eu descobrir que era problema do conflito de servidores DHCP levou tempo, porque minhas configurações não foram mexidas. Depois, quando vi o salseiro, percebi, ainda, que o tal técnico ainda fez o favor de criar uma nova rede sem fio, ABERTA, SEM SENHA, e largou lá.
Resolvido tudo em 15 minutos – restartei o tal roteador, configurei direitinho, e pronto, tudo estava resolvido. Agora o duro foi descobrir que tinha equipamento novo na rede, e que este era quem estava causando o problema.
Antes de mexer, pergunta… :/
31/05/2010 em 19:02
Pelo menos você sabe como resolver o problema. Pior é quem fica (eu incluso) refém dos prestadores de serviços de informática e nunca saberão ao certo que tipo de gambiarra fazem pra deixar as coisas aparentemente funcionando.