O rapaz que conserta computador

| 1 Comentário

Coisa mais chata é quando você, sabendo o que está fazendo, configura um computador, uma rede, um dispositivo qualquer, e aí vem alguém pra instalar algo pra algum usuário e mete a mão porca e esculhamba tudo.

Sim, fico puto quando isso acontece. Ah, caramba… A gente leva tempo deixando tudo certinho, e sujeito vem e mexe a gente fica sem saber por qual razão mexeu, quando seria mais fácil perguntar antes…

Explico a ira: no escritório temos dois roteadores wireless. Como manda a etiqueta, os dois estão na mesma sub-rede, e apenas um deles é, de fato, um roteador, com servidor DHCP e que tais.

Colega precisava de sinal wireless em sua sala, não alcançada pelo sinal existente. Compra um roteador com access point (sem nem me perguntar qual deveria comprar) e ganha de brinde a instalação.

O sujeito chega lá, passa dois dias pra fazer o troço funcionar, e larga lá. O que o cara fez? Ligou o servidor DHCP da porqueira do roteador. Aí nada mais no escritório funcionava. O que o cara fez? Mudou o IP de quem reclamava para IP fixo.

Chego eu pra trabalhar hoje, e vejo que metade dos computadores do escritório não acessava a rede. Até eu descobrir que era problema do conflito de servidores DHCP levou tempo, porque minhas configurações não foram mexidas. Depois, quando vi o salseiro, percebi, ainda, que o tal técnico ainda fez o favor de criar uma nova rede sem fio, ABERTA, SEM SENHA, e largou lá.

Resolvido tudo em 15 minutos – restartei o tal roteador, configurei direitinho, e pronto, tudo estava resolvido. Agora o duro foi descobrir que tinha equipamento novo na rede, e que este era quem estava causando o problema.

Antes de mexer, pergunta… :/

Autor: oculos

the guy who writes here... :D

One Comment

  1. Pelo menos você sabe como resolver o problema. Pior é quem fica (eu incluso) refém dos prestadores de serviços de informática e nunca saberão ao certo que tipo de gambiarra fazem pra deixar as coisas aparentemente funcionando.

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: