Por coincidência, um post publicado aqui sobre minhas agruras enfrentadas ao tentar instalar certificados digitais no Mac se tornou o post mais acessado desse blog, com aproximadamente 2.000 visualizações por mês.
O problema é o seguinte: a Certisign, principal emissora de certificados, não tem oferecido suporte adequado aos usuários de Mac. Além disso, os Tribunais, ao implementarem seus serviços de peticionamento eletrônico, não o tornam compatíveis com outras plataformas, sendo quase sempre necessário usar Windows para acessar aos sistemas adequadamente. Não é preciso nem dizer que sistemas públicos não deveriam restringir o acesso a usuários de determinada plataforma.
Assim, por sugestão de um dos comentaristas do post citado, iniciei um abaixo assinado para que usuários de outras plataformas mostrem a cara e revelem à Certisign e ao CNJ que há um número enorme de cidadãos que estão enfrentando problemas porque não usam Windows.
O link para o abaixo assinado é esse aqui:
05/11/2013 em 10:02
Fiz uma divulgação no Twitter para conseguir ajuda de pessoas que utilizam Mac e são bastante conhecidas..
08/01/2014 em 00:10
eu vi esta petição e achei interessante
http://www.avaaz.org/po/petition/Receita_Federal_Aumento_do_limite_das_compras_no_exterior_de_U_50000_para_U150000/?copy
11/04/2014 em 19:37
Concordo plenamento com tudo que foi exposto aqui. Já utilizo o certificado digital há um tempo no exercício da advocacia, tendo problemas desde o início com a CertiSign, recomendada pela Ordem e agora questionada por muitos advogados. Quando comecei a utilizar o Windows 8, a CertiSign ainda não fornecia driver para tal sistema operacional. Tentei utilizar drivers de outro sistema operacional, até que obtive êxito. Ocorre que o problema se repete. Adquiri um computador MAC com plataforma OS 10.9, e fui tentar instalar o GD Starsign (GD Burti). Inicialmente fiz o download da ferramenta SafeSign, sem ter qualquer problema. Contudo, quando baixei o Driver, o computador informa que o programa está corrompido. Ressalte-se que o mesmo procedimento foi feito por outro colega advogado, ocorrendo a mesma situação. Tentei contatar a empresa pelo suporte online (protocolos 873860 e 873940), sendo atendido pelo Sr. Vicente, que não deu nenhuma resposta e desconectou o “chat” – sim, não se assustem, isso ocorreu e o próprio “chat” informava que o técnico encerrou o atendimento. Em seguida, entrei novamente no “chat” e fui atendido por Robson (protocolo 874004). O referido senhor até tentou ajudar, mas começou a ensinar como utilizar o certificado e testá-lo no site da Receita Federal (percebe-se que ele não entendeu nada do que fora esposado). Ainda nesse atendimento, solicitei que fosse registrado o meu descontentamento e o Sr. Robson aconselhou que fosse clicado em “sair” do atendimento. Acatei o “seu pedido”, por falta de opção. Em seguida, ainda impedido de peticionar e dar andamento aos processos, fui atendido via telefone, mas o atendente se limitou a dizer que a CertiSign não trabalha com a plataforma OS 10.9 nem OS 10.8. Ora, o sistema operacional OS se atualiza e a CertiSign permanece oferecendo serviços apenas para as plataformas 10.6 e 10.7, e “não tem previsão de atualização”? Isso é um absurdo!! Colegas advogados, o que estão fazendo do exercício da advocacia? Estamos submetidos ao PJE, que exige acesso via certificado digital, e ainda somos obrigados a lidar com empresas que são indicadas pela ORDEM e não cumprem suas obrigações básicas, como atualização de um driver. O pleito dos advogados é mínimo e não podemos deixar que uma empresa seja capaz de violar radicalmente a Constituição Federal, impedindo o exercício de uma função essencial à justiça. Se a ORDEM deseja realizar convênio, que sejam observados todos esses fatores, porque depois os únicos prejudicados são os profissionais do direito. O atendimento na CertiSign é péssimo e o suporte é inexistente. Quando será que vão atualizar os seus produtos? Daqui a dois, três anos? E enquanto isso não podemos comprar um computador melhor? E como ficam os advogados que não sabem utilizar com facilidade os meios tecnológicos, mas estão submetidos a essa empresa?
Atenciosamente,
12/04/2014 em 14:46
Estou passando pelo mesmo problema e ainda estou sem solução, aguardando uma orientação Certisign
26/04/2014 em 00:48
Gostei dos seus posts sobre o Certificado Digital no MAC, pois esta é também a minha dificuldade. Já assinei o abaixo-assinado e divulguei no Facebook. Solicitei o Safenet a Certisign após sua dica, vamos ver se tenho algum êxito. Ao menos vi que eles já atualizaram para o OS 10.9, mas ainda não consegui fazer funcionar no meu computador. Mas é isso mesmo, vamos à luta!
Pingback: Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac | ManéBlog
02/07/2015 em 17:49
Muito obrigada pela sua indicação. Com ela consegui utilizar o certificado digital em alguns sites que antes não conseguia, como a Secretaria do Estado de SP. Mas para protocolo digital no TJ/SP, ocorre erro: “1.3 Sistema operacional homologado clique para ajuda sobre este campo : Mac Os X 32 bits – O sistema operacional de seu computador não foi homologado para uso no Peticionamento Eletrônico.”….. Vamos ao abaixo assinado!