Petição (abaixo-assinado): Certificados eletrônicos no Mac!

| 8 Comentários

Por coincidência, um post publicado aqui sobre minhas agruras enfrentadas ao tentar instalar certificados digitais no Mac se tornou o post mais acessado desse blog, com aproximadamente 2.000 visualizações por mês.

O problema é o seguinte: a Certisign, principal emissora de certificados, não tem oferecido suporte adequado aos usuários de Mac. Além disso, os Tribunais, ao implementarem seus serviços de peticionamento eletrônico, não o tornam compatíveis com outras plataformas, sendo quase sempre necessário usar Windows para acessar aos sistemas adequadamente. Não é preciso nem dizer que sistemas públicos não deveriam restringir o acesso a usuários de determinada plataforma.

Assim, por sugestão de um dos comentaristas do post citado, iniciei um abaixo assinado para que usuários de outras plataformas mostrem a cara e revelem à Certisign e ao CNJ que há um número enorme de cidadãos que estão enfrentando problemas porque não usam Windows.

O link para o abaixo assinado é esse aqui:

http://www.avaaz.org/po/petition/Certificado_eletronico_funcionando_bem_em_todas_as_plataformas/?copy

Por favor, assine e contribua para a democratização e ampliação ao acesso dos serviços públicos digitais.

8 Comments

  1. Fiz uma divulgação no Twitter para conseguir ajuda de pessoas que utilizam Mac e são bastante conhecidas..

  2. Concordo plenamento com tudo que foi exposto aqui. Já utilizo o certificado digital há um tempo no exercício da advocacia, tendo problemas desde o início com a CertiSign, recomendada pela Ordem e agora questionada por muitos advogados. Quando comecei a utilizar o Windows 8, a CertiSign ainda não fornecia driver para tal sistema operacional. Tentei utilizar drivers de outro sistema operacional, até que obtive êxito. Ocorre que o problema se repete. Adquiri um computador MAC com plataforma OS 10.9, e fui tentar instalar o GD Starsign (GD Burti). Inicialmente fiz o download da ferramenta SafeSign, sem ter qualquer problema. Contudo, quando baixei o Driver, o computador informa que o programa está corrompido. Ressalte-se que o mesmo procedimento foi feito por outro colega advogado, ocorrendo a mesma situação. Tentei contatar a empresa pelo suporte online (protocolos 873860 e 873940), sendo atendido pelo Sr. Vicente, que não deu nenhuma resposta e desconectou o “chat” – sim, não se assustem, isso ocorreu e o próprio “chat” informava que o técnico encerrou o atendimento. Em seguida, entrei novamente no “chat” e fui atendido por Robson (protocolo 874004). O referido senhor até tentou ajudar, mas começou a ensinar como utilizar o certificado e testá-lo no site da Receita Federal (percebe-se que ele não entendeu nada do que fora esposado). Ainda nesse atendimento, solicitei que fosse registrado o meu descontentamento e o Sr. Robson aconselhou que fosse clicado em “sair” do atendimento. Acatei o “seu pedido”, por falta de opção. Em seguida, ainda impedido de peticionar e dar andamento aos processos, fui atendido via telefone, mas o atendente se limitou a dizer que a CertiSign não trabalha com a plataforma OS 10.9 nem OS 10.8. Ora, o sistema operacional OS se atualiza e a CertiSign permanece oferecendo serviços apenas para as plataformas 10.6 e 10.7, e “não tem previsão de atualização”? Isso é um absurdo!! Colegas advogados, o que estão fazendo do exercício da advocacia? Estamos submetidos ao PJE, que exige acesso via certificado digital, e ainda somos obrigados a lidar com empresas que são indicadas pela ORDEM e não cumprem suas obrigações básicas, como atualização de um driver. O pleito dos advogados é mínimo e não podemos deixar que uma empresa seja capaz de violar radicalmente a Constituição Federal, impedindo o exercício de uma função essencial à justiça. Se a ORDEM deseja realizar convênio, que sejam observados todos esses fatores, porque depois os únicos prejudicados são os profissionais do direito. O atendimento na CertiSign é péssimo e o suporte é inexistente. Quando será que vão atualizar os seus produtos? Daqui a dois, três anos? E enquanto isso não podemos comprar um computador melhor? E como ficam os advogados que não sabem utilizar com facilidade os meios tecnológicos, mas estão submetidos a essa empresa?
    Atenciosamente,

  3. Estou passando pelo mesmo problema e ainda estou sem solução, aguardando uma orientação Certisign

  4. Gostei dos seus posts sobre o Certificado Digital no MAC, pois esta é também a minha dificuldade. Já assinei o abaixo-assinado e divulguei no Facebook. Solicitei o Safenet a Certisign após sua dica, vamos ver se tenho algum êxito. Ao menos vi que eles já atualizaram para o OS 10.9, mas ainda não consegui fazer funcionar no meu computador. Mas é isso mesmo, vamos à luta!

  5. Pingback: Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac | ManéBlog

  6. Muito obrigada pela sua indicação. Com ela consegui utilizar o certificado digital em alguns sites que antes não conseguia, como a Secretaria do Estado de SP. Mas para protocolo digital no TJ/SP, ocorre erro: “1.3 Sistema operacional homologado clique para ajuda sobre este campo : Mac Os X 32 bits – O sistema operacional de seu computador não foi homologado para uso no Peticionamento Eletrônico.”….. Vamos ao abaixo assinado!

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: