16/05/2004
por francis
0 comentários

Du iu ispiqui inglish?

Seguindo a tradição clássica e cultural do ManéBlog (que, de tão erudito, é escrito por por pessoas de fino garbo e elegância, vestidas de terno e gravata), aqui vai mais um conselho educacional:

Elim English Academy

Escola de inglês na Nova Zelândia, para quem deseja estudar o idioma em outro país. A diretora é uma chegada nossa, portanto, chegando lá e dizendo que você viu o site no ManéBlog, ganha 10% de desconto… eheheheh acreditou??? Pois bem: é brincadeira!! O ManéBlog não oferece desconto, pois é pensamento nosso que o que é bom tem que ser bem pago. Aliás, não é esse nosso pensamento, porque eu sou bom, mas não sou bem pago. Bom, esqueçam isso..

16/05/2004
por francis
4 Comentários

E-mail e virus

Um problema que tem afetado milhões de usuários da internet, mas que só me afetou recentemente, é que me levou a escrever esse texto.

Os vírus de computador desenvolvidos nos últimos anos agem da seguinte forma: eles infectam uma determinada máquina, porque alguém abriu algum arquivo malicioso anexado a e-mail recebido. Esses virus, então, copiam os endereços de e-mails que se encontram na agenda de endereços do programa de e-mail.

O que o vírus faz com os endereços que se encontram na agenda? Ele envia e-mails com cópias de si mesmo para esses endereços. Mas aqui vem o importante: muitos virus alteram o campo do remetente, colocando como remetentes endereços também dessa agenda, e nem sempre o da própria pessoa cujo computador foi infectado. Exemplo: Paulo tem, em seu e-mail, os endereços de Clara, Ana e Silvia. Ao ser infectado, o computador de Paulo passa a enviar e-mails para Clara Ana e Silvia, constando os endereços de remetente, aleatoriamente, como sendo ou de Paulo, de Clara, de Ana e Sílvia.

O que acontece? Clara, Ana e Sílvia, que não enviaram e-mail algum, começam a receber reclamações sobre mensagens desconexas (ou contendo virus). E reclamam para a pessoa errada (como vimos, o computador de Paulo foi o atingido). Ou seja: Ana recebe um e-mail que tem como remetente Clara, contendo um virus. Ana, então, envia um e-mail a Clara perguntando o que está acontecendo. Clara fica surpresa, pois nunca enviou e-mail algum a Ana! Às vezes, o próprio provedor identifica o virus e retorna um e-mail para o remetente, comunicando a existência de uma infecção.

Infelizmente, nada pode consertar o estrago. É difícil identificar qual o computador infectado, e é difícil saber quem recebeu mensagens contendo o seu nome.

Entre os últimos 5 dias, recebi mais de 10 mensagens informando que mensagens enviadas por mim continham virus, ou dúvidas de amigos meus me perguntando sobre mensagens que eu teria enviado, mas que continham virus. Lógico, eu não enviei mensagem alguma, e nem meu computador está infectado (não uso o Windows, e esses virus atingem, normalmente, computadores Windows). No passado, eu recebia mensagens quase sempre desconexas de pessoas amigas, contendo arquivos suspeitos, e eu as descartava, pois sabia qual era o problema. Só não sabia que outras pessoas estavam a receber as mesmas mensagens como se fossem enviadas por mim.

Não sei se eu me fiz entender corretamente. Há um artigo (em inglês) que esclarece a questão de forma mais didática:

http://ask-leo.com/archives/000065.html

Como eu disse, há pouco que se possa fazer. Porém, há algumas medidas para tornar seguro o envio de e-mails, e para que haja segurança sobre a autenticidade dos e-mails enviados. A principal forma é instalar um certificado digital em seu programa de e-mail. Acabo de instalar, em meu programa de e-mail, um certificado digital. Toda mensagem enviada por mim será assinada digitalmente. A assinatura comprova que o e-mail foi enviado por mim, e não por um vírus usando o meu endereço.

Aconselho a vocês a instalarem certificados digitais em seus programas de e-mail. Com isso, ao enviarem mensagens, os destinatários saberão, com precisão, que se trata de um e-mail autêntico, sem alterações posteriores em seu conteúdo, gerados pela própria pessoa que assina os e-mails.

Parece-me que a OAB de SP já fornece certificados digitais. Porém, uma solução mais universal, porém em inglês, está em:

http://www.thawte.com/email/

Nesse link, vocês podem criar um certificado digital de assinatura. Acredito que nesse mesmo site deve haver instruções de como utilizar esse certificado para assinar as mensagens. Para usuários do Mac, o site http://www.joar.com/certificates/ traz mais informações. O legal é que, caso se envie um e-mail para alguém que também tem um certificado, essa mensagem poderá ser criptografada, dando ainda mais segurança ao e-mail.

Todo e-mail enviado por mim será assinado digitalmente. Qualquer e-mail que não estiver digitalmente assinado poderá não ter sido enviado por mim (a não ser que eu tenha me utilizado do webmail).

ManéBlog: Por uma internet mais segura.

14/05/2004
por francis
0 comentários

Elegância

Vindo da Jokers Inc.

11/05/2004
por francis
1 Comentário

Musica antiga

Parecei no final de semana anterior ao passado para baixar músicas antigas. Sei lá, não foi bem nostalgia, mas eu sinto saudade dos anos 80, rítmos new wave e freestyle. E procurando por uma versão remix de “You ain’t seen nothing yet” de Bachman Turner Overdrive, achei algumas músicas do Figures on a Beach, incluindo “Accidentlly 4th Street – Gloria” e “No Stars”. Muiiito bacana. Baixei também “No Coke”, do Dr. Alban, e a versão do C+C Music Factory de “Pride (in the name of love)”. Peguei “Starman”, versão Culture Club, uma versão remixada de “You ain’t seen nothing yet”, e “Brown Eyed girl”, com o Van Morrison.

Terça-feira, os dias passam rápido, tão rápido como a vontade de sumir, de peregrinar, de fazer outras coisas e conhecer mais gente, não exatamente (mas também) porque as que conheço não dão conta do recado, mas porque há todo um mundo de coisas aí para eu dar petelecos e pitacos…

Domingo eu fui à casa de Marcão, e fiz bolinhos de peixe, sob os olhares desconfiados da esposa dele (naaa, ela desconfiava mais era da imprudência de Marcão…eheheh). Mas no final conseguimos fazer a bagaça. Sim, estou ampliando os horizontes culinários, já que os outros horizontes parecem só estar a um palmo do meu nariz, e não consigo ampliá-los. Well, chega de lamúrias, porque, como diz o salmista “Não andeis ansiosos por coisa alguma”. Tem também o “Alegra-te do Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará”. Bueno, talvez tudo seja uma questão de fé, que não se pode esquecer.

10/05/2004
por francis
0 comentários

Notícias

Feliz dia das mães às leitoras mamães… (temos alguma?)

Parabéns a Cam’s!!!! :))

Os comentários estão liberados (não mais é preciso ser usuário registrado da bagaça para poder deixar comentários). Mas aconselho o registro. Com ele, você pode ver os outros usuários registrados, mandar recados em particular para os outros usuários, etc…

É isso – aproveitem! 🙂

08/05/2004
por francis
0 comentários

Boicote ao MSN Messenger

Caros e estimados leitores:

A partir de hoje, 08/05/2004, passo eu a boicotar o MSN Messenger. Deixo de usar aquela porcaria até que comecem a respeitar os usuários de Mac. Bolas, enchem a versão do Windows de recurso, e quando lançam um update pra Mac, não colocam nada de importante! CHEGA!

Quem quiser falar comigo, me encontre no AIM ou no ICQ (ou iChat, se você usa Mac). E tenho dito… A todos os amigos que usam MSN e desejam me ver online, sugiro que baixem o AIM ou o ICQ – são programas muito melhores do que o MSN, têm mais recursos, falam com várias plataformas, são grátis, etc. Chega de monopólio!!

07/05/2004
por francis
0 comentários

You ain´t seen nothing yet…

Fico aqui pensando com os meus botões (nunca entendi o que isso quis dizer, e acho que não se aplica a mim, uma vez que não tenho muitos botões, nem na camisa, nem de rosas, que não sou fresco), nas coisas da vida, no que há lá fora, nos rumos que tenho que dar a ela, nas correntes sobre o que fazer da vida (tem a corrente do “sou eu que faço meu futuro” e a corrente do “não adianta escolher muito porque não temos mesmo muito controle”). Acho eu que pessoas sensatas da família (a Prima faz parte desse grupo, eu não), diriam que o correto seria o meio termo: faça suas escolhas, mas fique esperto, porque tem sempre um quebra mola adiante que você pode não ter visto (a metáfora é proposital, uma vez que penso muito sobre quebra-molas e buracos ao programar a viagem a SSA).

O certo é que hoje olhei pra mim, esse ser macho e belo que sou (mais macho do que belo, é verdade, mas vá lá…:), e notei-me um tanto quanto acomodado. Está me faltando inquietude, no sentido de querer mais. De ousar mais. As velhas canseiras já não me satisfazem. Sinto saudade do meu desprendimento quando eu largava tudo pelo que achava certo. Estarei eu, finalmente, ficando velho? Isso é amadurecimento? Isso é covardia? Não será hora de usar minha macheza (com z mess, né?) para o bem da humanidade (feminina, claro!)? eheheh Naaa, sem zoeira, não será a hora de arriscar mais?

O mundo tá girando, não posso me contentar com pouco agora… Quero fazer algo que me deixe orgulhoso, embora o que já faço já me dá certo orgulho. Ah, boa pergunta: orgulho pode misturar-se com prazer?

Bom, escrever isso numa sexta-feira, ainda meio gripado, só pode ser fruto da influência maléfica que Itabuna tem sobre o ser humano… ehehehehehehehehehheh Sacaneeeeei, ae… :)))

Meire, saudades, Cams, saudades, Prima, que saudades…

07/05/2004
por francis
0 comentários

Home, sweet home

Ah, Conquista… tu é ingrata mas eu te amo… 🙂

06/05/2004
por francis
1 Comentário

Barra do Choça e outros

Bueno, ontem fui à metrópole do sudoeste baiano, Barra do Choça. Voltei à tardinha, pá… Hoje vou à Itabuna, e volto, se Deus quiser, amanhã. Queixas sobre o blooog nesse período, favor reclamarem no seguinte endereço: Praça de São Pedro, Vaticano, falar com Sua Santidade, o Papa. eheheheh 🙂

Um abraço, e cuidem-se na minha ausência!

P.S. – O assunto de ir à SSA de carro continua. Estou meio que decidido a ir de carro, porque acho que preciso fazer isso pela primeira fez um dia. O dilema sempre existirá, não? Agora só me falta achar companhia para rachar os custos. Alguém? Alguém? 🙂 Ah, seria bom se alguma ruivinha de olhos brilhantes se oferecesse, ou alguma doce morena de olhos fugidios… ou ainda uma nipônica de olhos inquietos… bom, voltando ao assunto: alguém? :))

06/05/2004
por francis
0 comentários

Enquete: vou a Salvador de carro ou de busu?

Estimados leitores: vocês, que bebem do conhecimento e da sabedoria desse blog (sim, eu tenho cara de pau), precisam dar algo em troca, e esse algo é bem simples: opinião. Devo ir a Salvador no próximo dia 21 ou 20 de busu ou de carro? Vejam: os assaltos a ônibus aumentaram, a viagem dura 8 horas, etc… De carro, chego em 5, 6 horas, mas a estrada não é tão boa, e nunca fiz a viagem antes dirigindo. E então? O que me dizem?