Certisign: vocês são incompetentes ou qual o problema?

| 81 Comentários

Adquiri um certificado digital (AC OAB), a fim de poder enviar petições eletronicamente.

Pois bem: só se instala o diabo do certificado com Windows XP e Internet Explorer 6 ou 7!

Já não basta a falta de competência para forçar a nós, que usamos MacOS e Linux, instalarmos o certificado em alguma máquina Windows, ainda demonstram completa falta de cuidado com o produto que vendem, determinando que a instalação seja feita em software atrasado POR DUAS GERAÇÕES!

E o pior: o Mac (assim como o Linux) tem suporte nativo para certificados digitais. Instalei os certificados raiz rapidinho aqui. A leitora de smartcard nem de driver precisa no Mac. Mas, por pura preguiça ou incompetência, a Certisign só instala certificados via um burocrático processo que usa ActiveX, só compatível com o IE 6 e 7.

Agora perguntou eu: como uma empresa que oferece um produto que está na vanguarda do uso da informática pode ser tão acomodada assim?

UPDATE em 26/03/2010: A Certisign me enviou link para download do SafeSign para Mac! Funcionou! Explico tudo aqui.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

81 Comments

  1. Preciso da certificaçao A3 para emitir nf-e, e estou enfrentando esse mesmos problemas relatados por vc e pelas pessoas que comentarar,. O cara do SAc perguntou pq eu nao troco o sistema operacional!!!

  2. Bom dia, tudo bem? Será que você pode me ajudar?
    Tenho um Macpro, e ultimamente anda meio stranger in the nights, ele simplesmente trava e aparece uma mensagem Ëstamos pesquisando este MAC”. Sinceramente, não é minha praia e estou apreensiva achando que meu Mac está sendo invadido,será?
    Abraços!
    Dandara

  3. Boa noite.

    Hoje adquiri meu certificado digital pela OAB/CE e enfrentei o mesmo problema que muitos usuários daqui.

    Uso o Windows 7 e não estava conseguindo que meu certificado fosse lido. Ao procurar na Internet, achei a solução no site do Serasa Experian. Além dos drivers da leitora do cartão, para que o certificado digital funcione corretamente no windows 7, deve ser instalado os drivers de certificado digital.

    Eu instalei os drivers de certificado digital que consta no site do Serasa Experian e tá tudo funcionando corretamente.

    O Link é: http://loja.certificadodigital.com.br/Serasa/Softwares%20e%20Drivers/D102

    Espero que ajude.

    Abraço
    Rafael Pinheiro

  4. Ola,
    Tenho o eToken Aladdin adquirido da Certsign para uso com a NFe. Consegui os drivers com o fabricante e o Snow Leopar encontrou o Token e aparece tambem no keychain, mas quando tento usar o emissor gratuito pra as NFs ele nao encontra o Certificado. Tanto buscando automaticamente como manualmente ele nao encontra.
    Alguem tem o mesmo problema e encontriu a solucao?

    Obrigado,
    Paulo Rogerio

  5. Tentou em todos os navegadores?

  6. Olá Oculos,
    Eu não uso navegadores. Abro o programa de emissão gratuito de NFe da Receita, ai faço as nota fiscal e para emitir tenho que assina-la digitalmente com o Token. Ai que vem o problema, pois o programa não acha o certificado, mesmo mostrando que o Mac o reconheceu e estea no Keychain. Estou tentando outros testes para ver se funciona.

    Abraço,

  7. Ah, entendo! Puxa, imagino que se é reconhecido pelo Keychain, deveria ser pelo programa, já que, novamente imagino, o programa deve buscar o certificado no Keychain, não?

  8. O programa busca certificados com final .dll e .so, mais no Mac o certificado é outro final, creio que não vai funcionar. Vou ter que continuar a usar esse “lamento” de SO rWindows em uma máquina só pra isso…rs, é a vida, nada é perfeito.

    Abraço,

  9. Esses finais não são referentes ao driver não?

  10. Creio que não. Para que o programa da nota fiscal funcione ele precisa encontrar o eToken. No rWindows eu clico em procurar automaticamente (depois de instalado os devidos drivers da Certisign), e ele acha o eToken na hora. Já no Mac ele fala que não acha o eToken automaticamente, clico em procurar manualmente e ele mostra os finais de arquivos que funciona: .so e .ddl. Estou nesse exato momento colocando o Ubuntu 10.10 em uma máquina virtual para ver se funciona com ele.

  11. Vc tem um passo a passo ou um video pra instalar o a1 no mac?

  12. Certificado digital da AC OAB, NÃO FUNCIONA NO WINDOWS 7 X64 DE JEITO ALGUM.
    Primeiro problema a se enfrentar é o assistente de instalação que instala tudo errado. meu sistema é x64 e ele instala sifesing para x84 (32bits). aí após muita batalha descobre que tenho que instalar o sifesing versão x64. agora pelo menos consigo ler o cartão digital.

    Porém quando vou assinar digitalmente, o documento, após assinado, fica constando o seguinte:
    “ao menos uma assinatura apresenta problema”

    “validade da assinatura desconhecida”.

    é uma vergonha não funcionar no windows 7. abusurdo. os computadores todos novos vem com esse sistema de 64bits.

    e agora o que faço? tenho prazos para cumprir.

  13. Amigos descobri a solução. o problema é de configuração no acrobat. os acrobats 7 e acima. precisam ser configurados. vou passar o link que gera a solução para que não apareça mais a seguinte mensagem “validade de assinatura desconhecida.”

    https://servicos.multicert.com/suporte/index.php?_m=knowledgebase&_a=viewarticle&kbarticleid=228

    OBS: descobri isso sozinho, sem ajuda da ac oab ou outra entidade.

  14. Cara estou com o mesmo problema, tirei uma certificação via Serasa Experian, que é dono da Safesign e da Certsign, e os caras não tem versão para linux em 64bits, o único driver/lib que eles tem é um para i186. Estou usando toda minha paciência para tentar solucionar isto junto aos caras. Fora que eles nunca dão uma solução de cara e faz de tudo para não cancelar a compra. Estou tendo de usar o modo force para ver se consigo usar bibliotecas do libusb-dev. abs

  15. Estou tentando instalar o certificado do STJ no linux (Kubuntu 32 bits, versão 10.10). Estou espantado com a história desta empresa (Certisign). É inacreditável que um empresa que trabalha com segurança force a barra empurrando Windows e IE (ainda por cima em versões desatualizadas) e baseando a instalaçao em ActiveX !!!!
    Escrevi para a Certisign e recebi a resposta padrão (“não há suporte para Linux…”). Tenho diversos clientes com Linux, todos usando certificação digital com os mais variados órgãos (receita, cef, inss, etc) e sempre foi simples e rápido de instalar e usar.
    Falei com o STJ e obtive como resposta que o tribunal trabalha apenas com a Certisign e homologou apenas o Windows e IE (segundo eles todas as versões)…
    É uma palhaçada, terminei por colocar um Windows XP com IE6 dentro de uma máquina virtual VMWare apenas para usar no STJ.
    Essas coisas irracionais que acontecem no Brasil não podem ter explicações elegantes…

  16. Eu consegui fazer com que o maldito leitor da certisign funcionasse no firefox.
    Atualizei para o firefox 5 e ferrou tudo de novo.
    Agora estou apanhando para fazer essa porcaria funcionar no chrome.
    Se tiver sucesso, aviso.

  17. Boa noite. Uso o Win7 64bts e, inicialmente, nada de funcionar o certificado da Certisign (da OAB). Depois de uns 30 minutos de telefone com a Certisign, consegui resolver. No site de suporte da Certisign tem todos os drivers necessários. Funcionando beleza, exceto um problema que eles dizem que é defeito do Windows: está aparecendo um novo usuário na tela de LOGON do Windows chamado Safesign. Segundo a Certisign, não há solução para este acontecimento.
    Aconteceu com mais alguém?

  18. Também contratei essa empresa, pois como advogado tenho necessidade de peticionar eletronicamente, entretanto toda vez que entro em contato com essa empresa sou mau atendido. Não respondem nada de forma a resolver o problema. A incompetência é tão grande que quando vc acha q tá tendo um diálogo com o pseudo-suporte, te deixam na mão falando sozinho e desconectam. Eu tento há muito instalar o certificado no meu not, entretanto eles dizem que não há comunicação com IE8. O que demonstra o atraso da empresa, pois alguns site da justiça só conectam o sistema através do IE, e não aceitam firefox ou outro navegador, como não resolvem o problema e nem dispõem de pessoas capacitadas ficamos na mão….
    Lamentavel!!!!

  19. Sérgio, já cansei de reinstalar os arquivos do site. Fez algo diferente?

  20. Bom dia,
    Vou ser bem direto afinal não estou entendendo o assunto ainda.
    Me formo esse ano (direito) e vou precisar desses certificados, existe uma maneira de funcionar no Mac OS X Lion? Ou a alternativa mais viável e menos incomoda (que é lamentável) será a instalação de um windows XP numa máquina virtual?

  21. Olá pessoal desculpem por ter sumido do site, estou aqui para avisar-lhes que estou atuando como Consultor em Certificação Digital e estou disponível para sanar dúvidas de todos, quem estiver interessado em treinamentos para instalação de Certificado Digital é só me contatar.
    analistarafael.silva@gmail.com ou 8781-4247
    Lembrando: Sou ex-funcionário da Certisign
    Forte abraço!

  22. Essa Certising é uma piada, perdi 2 certificados em menos de 2 semanas.. Uma tal de amanda me falou que eu exclui o certificado! Claro odoro rasgar dinheiro…

    resumindo: Certising é um lixo

  23. Oi. Vim ao seu blog em busca de solução parecida com a sua e, vendo que você se autodenomina entusiasta de TI, gostaria que me respondesse, por favor, se é possível usar um token GD Burti num mac e como faço pra que isso funcione.
    Se possível, me passe também o email da GD Burti, por favor. O site deles não abre nem com reza braba.
    Minha história é semelhante à sua, também fiz pela Certisign mas, depois de pagos o produto e o serviço, vi que o token não é nem reconhecido pelo meu velho Macbook, que é velho mesmo porque não é PRO e ainda é a versão 2008 early.
    No call center deles, a única sugestão é que eu instale o Windows porque eles alegadamente não vão mais trabalhar com nada que se refira à Apple, vão “descontinuar” esse segmento.
    O problema é que eu fujo do Windows como o diabo da cruz, sabe, “de lá eu vinha se lá estivesse”, e não estou com a menor vontade de gastar 300 e poucos reais numa licença do windows e mais 100 e poucos num programa pra fazer uma máquina virtual, que pra mim é a solução melhor do que o uso do boot camp.
    Preciso de sua ajuda, por favor.
    Obrigado pela atenção.

  24. Oi, amigo, você sabe qual a situação dos certificados no Linux? Deixei o Mac há um ano e agora estou precisando fazer funcionar no Linux… Obrigado.

  25. Uso ubuntu e por causa dessa, desculpa a palavra, desgraça, tive que colocar windows nos meus pcs. Em questão de segurança o linux está anos luz ao windows, tenho que usar um sistema que não confio para usar meu certificado digital, lixo de empresa.

  26. Pessoal, criei um abaixo-assinado virtual para enviarmos à Certisign e ao CNJ.

    Vamos promover isso e assinar a petição!

    http://www.avaaz.org/po/petition/Certificado_eletronico_funcionando_bem_em_todas_as_plataformas/?copy

  27. Continua sendo uma porcaria!! o renovador do SafeSign não funciona para Mac!!! ATRASSO DO ATRASSO!!

  28. Eu adquiri o Token da OAB/SP mas o certificado da ValidCertificadora, que possui drivers para Linux (o token da ValidCertificadora é o mesmo vendido pela OAB, mas muito mais caro). Não tenho nenhum problema para peticionar no TJSP, embora o computador não passe no “teste” do Tribunal. Só não consigo peticionar no STJ cuja plataforma — pelo que entendi em contato com seus técnicos — é exclusiva para Windows… (pra que usar Java, então?).

  29. Um post antigo porém muito atual graças a incompetência das organizações brasileiras.

    Sou analista de sistemas e atuo no ramo a muitos anos, e esse tema é sempre uma dor de cabeça para todos, tanto usuários leigos quanto usuários avançados.

    O duro é que num país como o nosso, onde tudo é super-faturado, esquema pra lá, propina pra cá, a única certeza que temos é que seremos eternos reféns do windows, visto que os sistemas baseados em linux são gratuítos e eles não terão como tirar uma “graninha extra” da gente.

    Empresas como esse lixo da Certisign também se beneficiam disso, e não estão nem um pouco preocupados em melhorar o serviço, segurança nem nada que importe para os usuários de Linux e Mac, afinal eles estão faturando uma grana preta.

    Viva o Brasil, país da maracutaia.

  30. Gente, é só comprar o certificado da Valid. E user no linux… O meu funciona no linuxmint 17.1 no eCAC, Jucesp, NFe e até no TJSP.

  31. comprei uma leitora de cartão smart card do fabricante comtac pra ler o cartão da certisign, e eles disseram que essa marca não está homologada ai foda, o que fazer agora e qual comprar quem pode me ajudar o sistema e windows.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d