Bento veio pra ficar

| 16 Comentários

Sempre fui um usuário do Filemaker, como já disse aqui. Pra quem não vem do mundo Mac, o Filemaker é um banco de dados, assim como, no Windows, o Access. Utilizava o Filemaker para gerir os registros dos meus clientes e seus respectivos processos.

O Filemaker é excelente, flexível e muito poderoso.

Usar o Mac em um escritório de advocacia, no Brasil, tem dois problemas básicos: a falta de um programa para controle de processos e a inexistência de repositórios de jurisprudência compatíveis com a plataforma.

Esse segundo problema eu não tenho como resolver, muito embora nada custaria às empresas desenvolver soluções cross-plataform, já que, hoje em dia, isso é bem mais fácil, com Java, HTML 5, Web 2.0, etc. Portanto, vez por outra ainda uso o Parallels para pesquisar jurisprudência, muito embora os sites dos tribunais muitas vezes já possuem as decisões prontas para pesquisas.

Já o controle de clientes… Existiu, não sei se ainda existe, uma solução baseada em Filemaker, há pelo menos uns 5 anos atrás, acho eu. Mas, ao que eu saiba, hoje, não tem nada.

As soluções mais modernas para Windows controlam tudo – honorários, gestão de horas, consultas, etc. São capazes, inclusive, de baixar, durante determinada hora, as últimas movimentações processuais.

Sinceramente? Esses recursos não me interessam tanto. Primeiro, porque quando tenho que consultar um processo, faço-o no site do tribunal respectivo. Segundo, porque acho que esse tipo de controle em tempo real só será confiável quando o Poder Judiciário resolver unificar seus layouts de informações. Puxa, porque não padronizam tudo em, sei lá, RSS? Cada processo com seu feed? Assim seria fantástico, seria fácil colocar as novas informações nos bancos de dados, sem medo de uma mudança repentina.

Portanto, meu sistema nunca precisou ser desses parrudos – bastava controlar meus clientes e processos.

Algo, porém, me faltava: um sistema que controlasse, também, minha lista de tarefas, minha agenda, e falasse com o iPhone.

Senhores, conheçam o Bento. Não é à toa que vendeu que nem pão quente a versão dele para iPhone.

Ele é um Filemaker BEM diminuído, sem 10% da flexibilidade do seu pai. Porém, diria eu, é muito mais adequado para fazer o óbvio, o que, no Filemaker, nem sempre é tão fácil.

O Bento foi todo pensado para ser integrado ao Mac. Ele pode guardar (ou usar) sua lista de contatos nativa do Mac (Address Book), ou criar uma lista de contatos à parte. Ou várias listas. Ou cadastros de clientes. Ou o que você quiser. Coisas que, no Filemaker, exigem do usuário uma criação enfadonha e, por vezes, complicada, de relações entre tabelas, no Bento são completamente transparentes. Exemplo? Tente criar um BD do Filemaker com a possibilidade de adicionar vários endereços, vários telefones, e vários e-mails. Isso exigiria umas 4 tabelas no Filemaker, com relações entre elas. No Bento, isso é embutido. E, o que é melhor: a interface para isso é simplesmente linda. Não sei no Filemaker 10, mas a opção de “Lista de Endereços” do Bento é formidável (é como no Address Book: você adiciona quantos endereços quiser aos seus contatos).

A interface é linda, e montar as fichas dos clientes é até divertido. Claro, não se tem a flexibilidade de colocar os campos onde se quer, como no Filemaker, mas, em compensação, a interface é muito mais bonita no Bento.

A integração com o Mac não pára aí: ele trabalha com o iCal. Finalmente posso ter meu controle de prazos e audiências trabalhando com meu banco de dados de clientes. Ao atualizar a ficha de um cliente, ou do seu processo, posso adicionar a data de uma audiência que, automaticamente, é adicionada ao iCal. Assim, tudo funciona de forma integrada, com interfaces muito funcionais para quem se utiliza do programa.

Isso sem falar na versão pro iPhone: agora, minha relação de processos anda comigo. Nada de chegar no forum e ter que telefonar caso esqueça de anotar um processo que queria consultar. Tudo bem sincronizado. E, via MobileMe, fico sabendo dos meus compromissos, já que estão no iCal também!

Criar os bancos de dados é algo que chega a ser lúdico: criei gestores para os recibos emitidos, relação de processos ativos, relação de escritórios parceiros e correspondentes, etc. Tudo isso de forma integrada, podendo relacionar a quais processos determinado escritório tem interesse, etc.

E dá pra colocar o Bento para gerenciar os “assets” dos clientes, colocando links para os arquivos e documentos.

Penso que o Bento é melhor solução para qualquer profissional liberal – médico, advogado, principalmente. E tem outra vantagem sobre os programas específicos: você não fica na mão se o desenvolvedor parar de atualizar seu produto. E o programa cresce com você: qualquer nova necessidade, o programa pode ser modificado. E custa apenas US$49 (eu comprei a versão de US$99, que roda em até 5 computadores ao mesmo tempo, compartilhando as bases de dados).

Enfim, mais que satisfeito com o programa. Só espero não precisar de algum outro recurso do Filemaker no futuro, nem que padronizem logo algo na Web que seja impossível de implementar no Bento (o Filemaker fala com tudo: php, SQL, etc.).

Recomendo, pois.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

16 Comments

  1. Olá amigo, tudo bem???

    Sou profissional liberal aqui em São Paulo e me interessei muito com sua matéria. Tenho o Filemaker Pro 10, mas infelizmente não consigo fazer absolutamente nada, afinal não sou expert em informática. Seria possível alguma ajuda do colega??? Qualquer coisa me mande e-mails para trocarmos informações.

    Abs

  2. Olá colega!

    Sou advogado em Vitória/ES e um verdadeiro (e típico) entusiasta da Apple. Compartilho, portanto, de todos os seus dissabores com a supremacia dos PC’s e das limitações que ela implica aos usuários de Mac (advogados especialmente).

    Pensei haver chegado a uma solução para o problema do programa de controle de processos com soluções web-based tais qual o Integra (www.integra.adv.br). Todavia, além de pagas (por mês), elas não são flexíveis e são dotadas de campos, para mim, absolutamente inúteis.

    Há cerca de 3 meses descobri o Bento (não sou usuário de Mac há muito tempo, apesar de não ser, absolutamente, um leigo em matéria de computadores) e tive essa idéia genial (e que imaginava pioneira) de usar o Bento para criar o BD com as informações que EU julgasse importantes. Vejo que você não só já tinha tido a idéia como também a executou integralmente; o que me é muito confortante, pois demonstra o acerto de minha decisão (radical) de cancelar meu contrato com os serviços web-based a que eu me referi anteriormente.

    A questão é que a criação de meu BD no Bento vai ser feita ao mesmo tempo em que eu aprendo a utilizar o programa. Apesar de ele ser extremamente simples e bonito, receio não ter condições de criar meu próprio controle de processos antes de prejudicar o andamento dos feitos na Justiça.

    Pergunto, assim, se o colega teria alguma restrição em compartilhar seu BD conosco a fim de que nos sirva de modelo (template), tal qual o próprio Bento (FileMaker) incentiva e promove em seu próprio site (www.filemaker.com).

    Mesmo em caso negativo agradeço o post e te parabenizo pela atitude. É realmente muito legal saber que outros advogados têm, como nós, a iniciativa de trabalhar com Macintosh mesmo onde eles são completamente estranhos (advocacia).

    Abraço.

  3. Caríssimo Colega.

    Bom dia.

    Muito obrigado pelas informações advindas de teu sitio.

    Os bancos de dados oriundos de programas de controles processuais e seus respectivos robôs costumam engasgar em consultas, principalmente em GO, onde atuo, haja vista que os administradores do Tribunal entendem que os programinhas de captura de informações processuais tornam as consultas dos demais usuários lentas.

    Venho há anos utilizando um deles, todavia, compreendendo ser muito fechado para a minha atividade profissional (internacional, empresarial e ambiental).

    Tentei sem sucesso baixar a versão trial do Bento e ficarei no aguardo de conseguir para compartilhar histórias de êxito ou incertezas na utilização do BD.

    A minha vontade mesmo era desenvolver um programa específico para MAC com utilização via iphone.

    Grandes abraços.

  4. Lendo os artigos acima tambem me incluo neste rol, tenho um sério problema, pois ate “ontem” usava windows e agora estou mutando para MAC. Tenho um banco de dados feito em ACCESS e preciso lentamente mudar para algo em MAC. Me indicaram o Filemaker, mas ate o momento nao consegui me achar no software, precisaria de livros, ou alguma literatura sobre.
    Até o momento nao consegui achar nada. Ouvi falar no David Pogue. Alguem poderia me ajudar??

  5. Caro Cláudio,

    Eu nunca migrei do Access – aliás, achei o Access muito complicado de usar. O Filemaker, você vai ver, é muito fácil de usar, pelo menos as funções básicas.
    O que aconselho é que você entre em uma lista de discussão sobre o assunto, em especial a Filemaker-BR, http://br.groups.yahoo.com/group/filemakergrupo/
    O pessoal é muito bacana e sempre pronto a ajudar.

  6. Caro Óculos
    vc poderia me fornecer o template do seu controle de processos para testar no Bento?
    Desde já muito Obrigado

  7. Prezado Colega:
    Faço minhas as palavras do colega Romeu Pinto Neto. É possível compartilhar seu BD conosco a fim de que nos sirva de modelo (template).
    Atenciosamente Paulo Rangel

  8. Prezados,

    confesso que fico até com vergonha de disponibilizar a minha template, pois é muito pobre e sem muitos recursos – porém é bastante adequada às minhas necessidades.

    Espero que sirva para alguma coisa:

    http://mgate.com.br/arquivos/clientes.zip

  9. Como você fez o campo Qualificação ? Tem algum turorial do BENTO ?

  10. Olá, sou muito familiarizado com a filosofia do Access, mas definitivamente hoje uso somente mac e desejo me familiarizar com as bases de dados da Apple.

    Estou com o Bento 3 mas parei no relacionamento das tabelas.

    No access eu podia criar uma combox com dados de uma tabela ou consulta, e a partir dessa combox o Access preenchia outros campos automaticamente no meu formulário.

    Ex: Durante uma FATURA, quero escolher um produto, e automaticamente o valor deste protuto seja preenchido. Normalmente a normalização é feita através de um código na tabela de produtos, de forma a não haver redundâncias na base de dados.

    Existe algum documento mais aprofundado sobre relacionamentos de tabelas no Bento??

    Obrigado

  11. Caro Sérgio,

    Pra esse tipo de operação, eu usaria o Filemaker ao invés do Bento. A exibição de dados relacionados no Bento não é muito flexível. Ao que eu saiba, você só mostra dados completos, sem a flexibilidade de desenhar o formulário com campos diversos do registro relacionado.

  12. Bom dia !

    Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Viciante !

    Minha dúvida é referente ao Bento. Sou profissional da área jurídica e achei muito interessante o referido programa para o controle de clientes e processos.

    Como funciona o pacote Família? Todas as máquinas (no meu caso 2) ficam atrelados entre si, ou seja, se comunicam? Se, por ex., mudo um dado de um cliente, automaticamente o outro mac receberá esta informação?

    Desculpe-me pela quantidade de perguntas.

    Forte abs.!

  13. Oi Rapha! Obrigado pelos seus comentários a respeito do blog! 🙂

    Veja, tanto faz se você tem licença do tipo família, ou individual: contanto que você tenha o Bento instalado em até 5 máquinas, 4 delas poderão simultaneamente enxergar os dados umas das outras, sendo possível compartilhar as informações. É claro que a licença família é ideal, por ser mais barata, mas não precisa ser família a licença, basta que exista uma licença!

    Veja em http://www.filemaker.com/products/bento/all-features.html

    Um abraço!

  14. Boa tarde !

    Tudo bacana?

    Agradeço as informações prestadas.

    Mais uma dúvida, se possível: o controle dos processos e cadastro dos clientes, faz pela aba Projects?

    Sem querer abusar, mas já fazendo, possui algum outro canal de contato, como e-mail, por ex.?

    Forte abs.,

    Rapha

  15. Bom dia !

    Poderia me ajudar quanto a sincronização entre Mac`s? Possuo dois Mac`’s, mas não estou conseguindo sincronizá-los.

    Caso possa ajudar, agradeço e muito !

    Forte abs.,

    JR

  16. Rapha,

    Eu criei meu próprio banco de dados, conforme arquivo acima. Voce pode dar uma olhada em

    http://mgate.com.br/arquivos/clientes.zip

    Quanto à sincronização, não tenho como te ajudar, porque o momento não estou usando dois macs.

    Um abraço!

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d