Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac

| 187 Comentários

Aleluia! Consegui… Depois das minhas queixas aqui e aqui, consegui finalmente usar meu certificado digital no Mac.

A coisa toda é mais ou menos complicada, funciona apenas no Firefox, mas funciona…

Um pouco de história: quando adquirimos nossos certificados, normalmente o fazemos através da Certisign. Eles oferecem aos usuários de Windows um programinha chamado SafeSign. Esse programa é que faz a ponte entre o sistema e o smartcard. Ocorre que eles também podem oferecer o SafeSign para Mac! SIM!!! Basta pedir. Pedi, demorou uns 2 dias, mas me deram o link para fazer o download. Não coloco o link aqui porque se trata de um programa pago, mas cedido pela Certisign aos seus clientes.

O SafeSign instala alguns arquivos no Mac, invisíveis para nós, exceto pelo tokenadmin, na pasta de Aplicativos. O tokenadmin serve para ler o smartcard, ver os certificados, mudar PIN, etc.

Mas o que vocês querem é assinar digitalmente, correto? Eis aqui a solução, que peguei nesse blog aqui:

1 – Peça à Certisign o SafeSign para Mac.

2 – Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.

3 – Clique em “load”

4 – Onde tem “Module Name”, coloque o nome de sua preferência – “ManéBlog”, por exemplo, em homenagem a nós! 🙂

Em “Module Filename”, copie e cole o seguinte endereço:

/usr/local/lib/libaetpkss.dylib

5 – Clique em ok, e parta para o abraço.

Agora, é só inserir seu cartão na leitora, e acessar os sites preferidos. Eu, por exemplo, testei no site de envio de documentos da Justiça do Trabalho, e funcionou.

Meus agradecimentos (finalmente) à Certisign, que cedeu o SafeSign para Mac. Salientaram que não dão suporte algum ao Mac, mesmo cedendo o programa, portanto estamos por nossa conta e risco.

Para usar o Safari, pelo que compreendi, precisaríamos do SafeSign.tokend, que acompanha o programa TokenLounge, da empresa AET, representada no Brasil pela GDBurti. Como já disse, custa caro. Assim, se 10 usuários do Mac estiverem dispostos, podemos tentar barganhar por um preço mais em conta. Eu, por exemplo, gostaria muito de poder usar meu certificado no Safari, no Mail.app, etc.

 

UPDATE: Por favor, assine nosso abaixo assinado para tentar mudar a situação. Leia mais aqui.

UPDATE 2 (25.06.2015): Esse post já completou 5 anos, e continua a ajudar muita gente. É o post mais lido do Blog. Por dia, pelo menos 100 pessoas consultam essas instruções. Gostaria de dizer que, se por um lado elas ainda funcionam (segundo o relato de muita gente que visita o blog), por outro podem estar desatualizadas. Eu, por exemplo, precisei fazer minha declaração do IR e estou fora do Brasil já há quase quatro anos. Fazia algum tempo desde que usei meu certificado pela última vez. Percebo que hoje em dia a situação está bem melhor. No site da Certisign, o download dos drivers para Mac está muito mais fácil. O instalador tem a opção de instalar os módulos para Firefox. Se por alguma razão as instruções aqui não funcionarem, aconselho duas coisas: 1 – teste em outro site para ver se o problema é externo. Alguns sites usam Java para checar o certificado, e isso nem sempre funciona bem. A própria Certisign tem um site de testes. 2 – Baixe os drivers no site da Certisign, mais atualizados, e veja se funciona. Como ainda recebo comentários dizendo que as instruções acima funcionam, pode ser que você não tenha necessidade de ir ao site da Certisign. Mas eu tentaria primeiro a forma padrão de instalar deles e, se não funcionar, tente então as instruções postadas acima. Infelizmente, alguns me escrevem pedindo ajuda, porque por uma razão A ou B não conseguem usar o certificado. Ajudaria de bom grado, não fosse o fato de usar meu certificado uma vez por ano, portanto sem ter a menor idéia hoje em dia do que funciona e do que não funciona. Se nada funcionar, alguns comentários de visitantes oferecem algumas dicas que podem valer a pena. Não testei nenhuma, por falta de necessidade, mas pode ser útil saber que outras pessoas têm métodos alternativos que funcionam. Boa sorte! 🙂

Autor: francis

the guy who writes here... :D

187 Comments

  1. A proposito, tenho um MacBook Pro com Mac OS X mais recente (se nao me engano 10.6.7) e Safari (mas posso instalar o Firefox).

  2. Oi Tiago.

    Baixei e instalei o OpenSc e não consegui fazer o certificado funcionar no Firefox 4.

    Você poderia me contar como é que você fez? Se preferir, meu email é raul(at)podbr.com

    Obrigado.

  3. Olá a Todos.

    Como não desisto fácil, resolvi procurar a resposta para minha duvida (como fazer o e-cnpj) funcionar no Firefox 4) em outros foruns por ai.

    No forum: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/19782-alguem-aqui-consegue-usar-certificados-digitais-e-cpf-e-cnpj-no-mac/page__st__25

    Encontrei um outro usuário, super simpático, que oferecia ajuda e dava até o celular.

    Falei com ele, e depois de 1 minuto de conversa ele me perguntou se o e-cnpj estava presente no meu keychain.

    Para minha surpresa o e-cnpj estava lá no keychain (hoje mesmo eu instalei o OpenCS não sei se isso tem haver ou não).

    Entrei no Safari, acessei o site da prefeitura de SP e funcionou que foi uma maravilha!!!!!!!

    MAC OSX 10.6.7
    Safari 5.0.4 (6533.20.27)

  4. Instalei 3 arquivos no meu Mac: o programa da Safesign, o OpenSC e um outro, que encontrei no sitio do governo de Portugal: OS X Citizen.

    Este último instala uma biblioteca que faz com que o Mac ligue a leitora às Chaves.

    O resultado: o certificado aparece no menu “meus certificados”, no Acesso às Chaves, e o Safari e o Mail conseguem identificá-lo.

    Mas no sitio da JT não consigo finalizar o envio de documentos. Problema no Java!

  5. Hamilton,

    Essa sua dica foi excelente! Eu consegui fazer o meu cartão da OAB ser reconhecido. Mas o chato é que o Safari dá um erro quando tento usar, e no Mail não aparece.

    afari can’t open the page “https://aplicacao.jt.jus.br/edoc”. The error is: “The server “aplicacao.jt.jus.br” did not accept the certificate.” (NSURLErrorDomain:-1205) Please choose Safari > Report Bugs to Apple, note the error number, and describe what you did before you saw this message.

  6. Oi Amigo!

    Liguei na Certisign para pedir o link para acessar pelo MAC, e a atendente me informou que seria impossivel, que eles soh funciona em plataforma WINDOWS.
    Fiquei muito bravo, e enviei um email reclamando.
    Nao eh incoerente eles desenvolverem um certificado de “seguranca” que roda em PC/WIndows, uma plataforma, velha, lenta e que nao oferece SEGURANCA NENHUMA a NINGUEM ??????!!!!!

    Se voce tiver uma dica ou alguem para falar lah me diga por favor.

    abraco!

    allan

  7. Oculos,

    Ainda não consegui fazer o Mail funcionar, mas quando conecto minha OAB na leitora, aparece dois ícones diferentes na tela de escrever nova mensagem.

    O lance do Safari é que ele consegue reconhecer a OAB (ou qualquer outro cartão). Mas ainda não consegui enviar nenhum documento pelo sistema e-DOC. Nas minhas tentativas, nunca deu o mesmo erro que você descreveu. Ele barra no Java depois de pedir para eu selecionar um certificado para ser usado na autenticação. Acontece que não aparece nenhum certificado para poder selecionar…

    Com essa biblioteca (OS X Citizen), o Safari faz o mesmo que o Firefox…

    Vamos continuar pesquisando e testando.

    Abraço.

  8. Qual o link para baixar o OS X Citizen?

  9. Caro Raul Ferreira.

    Tente o seguinte:
    Terá que entrar no firefox, depois “preferências”, após, em “avançado”, e na sequência, “dispositivos de Segurança”. Clique em “carregar”, acrescente qualquer nome para (nome do módulo), e para finalizar, em “nome do arquivo do módulo”, acrescente o seguinte: /usr/lib/opensc-PKCS11.SO acredito que irá funcionar. Ja o envio pelo EDOC não irá funcionar, vez que ainda ocorre conflito de java.

  10. Olá! Hoje pela manhã consegui fazer com que o eToken Aladdin Pro fosse lido. Instalei o Opensc e o pcsc. Também atualizei o Firefox para a versão 4.
    Não sei o que ocorreu, mas o token simplesmente não é ativado pelo Mac OS 10.6.7 como era hoje pela manhã, mas continua visível pelo Windows via Parallels.
    Já removi todos os programas instalados, instalei-os novamente e nada. Não aparece no Open eToken, nem em quaisquer dos programas do Mac (o led não acende no Mac, somente acende no Windows, ainda que não desconecte o Token).
    Alguém pode me ajudar a restaurar o sistema para que volte a ler o Token? Talvez algum arquivo tenha se corrompido mas não consigo localizar qual.
    Meu Mac tem processador Intel Core 2 Duo, talvez essa informação seja importante.
    Obrigado,

  11. Oi Tiago.

    Super obrigado pela dica. Funcionou direitinho.

    Grande abraço
    Raul

  12. Ainda não consegui fazer com que o Open eToken reconheça / perceba que tem um eToken conectado.
    Pela Visão do Sistema do MacOS 10.6.7, quando conecto o eToken à porta USB, ele aparece lá. Mas não aparece nas chaves, nem o Open eToken, nem no tokenadmin.
    Pago R$ 200,00 pela orientação que me permita acessar os sites da RFB pelo Safari no MacOS 10.6.7.
    Obrigado,

  13. Boa noite,
    A mais de 8 meses estava usando o certificado no meu mac e tudo certo. Ocorre que comprei um MacBook novo e ao instalar tive essa surpresa. O computado encontra o certificado tudo certo. O problema é que não consigo importar o arquivo libaetpkss.dylib para o firefox. Antes quando eu ia importar ele aparecia os arquivos ocultos. Agora so vejo os arquivos do finder. Esse é o problema. Já consegui fazer para exibir os arquivos ocultos no finder, mas quando vou procurá-los para importar pelo próprio firefox (preferencias – avancado – dispositivos – carregar) eu não consigo visualizar o tal arquivo pra importar… Já tentei colar o caminho de onde ele está mas não resolveu.. E ai, alguém tem uma luz??

    Abraco

  14. A Certisign não fornece mais o link para o driver do MACOS X. A orientação é pedir para a Apple. Tampouco o driver está disponível no site do fabricante do eToken.

    Se alguém aqui tiver o driver para o eToken Alladin e puder disponibilizar um link, seria realmente muito útil. Instruções ou alternativas também seriam muito bem vindas.

  15. Galera,

    Instalei o Certisign o SafeSign para Mac, firefox, mas não consegui criar o novo módulo no firefox com o caminho /usr/local/lib/libaetpkss.dylib, e aparece que nao foi possível criar o módulo.

    O que tenho que fazer ??

    Muito Obrigado.

  16. Caro Alexandre.

    Instale o OpenSC e adicione ao Firefox o seguinte caminho: /Library/OpenSC/lib/opensc-pkcs11.so acredito que irá funcionar.

  17. Seguindo os passos do Tiago funcionou, consegui acessar o e-cac e o sistema de peticionamento do TRT, porém, no site do STJ e do TJ/MS fala que deu erro de applet, alguém sabe do que se trata?

  18. Obrigado pela ajuda!! Abraços.

  19. Caros,

    Para mim, assim como no caso do Antonio, parou de funcionar no Firefox 4. Dá o mesmo erro (“Unable to add module”).

    Testei o OpenSC mas também não funcionou. Realmente o Keychain vê o certificado no token mas o Safari não consegue carregar (diz que preciso fazer “log in”).

    O que resolveu foi usar o Firefox 3.6 mesmo. Fiz download da própria Mozilla (http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-older.html) fechei o FF 4 e abri o FF 3.6.18. Daí usando o velho Safesign mesmo consegui emitir NF pela prefeitura de SP.

    Mas uma pegadinha! Quando abro o FF 3.6 preciso ir até a preferência (avançado > criptografia > dispositivos de segurança) clicar no módulo e depois clicar no botão “log in”, senão não funciona.

    Boa sorte para todos, espero que ajude.

  20. Ofereço meu serviço de suporte.

    Te ajudo até que você tenha seu certificado funcionando.

    Bernardo

    21-99775490
    http://www.macfacil.com.br/cd/

    Conheça meu Emissor de NFe para Mac Os X:
    http://www.macfacil.com.br

  21. Olá amigos, tentei de tudo, mas não consigo fazer o certificado digital funcionar no mac, não sei mais o que fazer, alguém tem alguma dica, tutorial para ensinar??

    Obrigado

  22. Sempre que eu procuro esse assunto, acabo caindo nesse blog… Obrigado a todos que enviram as suas informacoes, me ajudaram muito!

    Deixo aqui as instrucoes que deram certo pra mim:

    – o software SafeSign parece que nao esta mais disponivel pela Certisign (ago/2011), portanto, os links nos comentarios acima nao funcionam mais.
    – Por outro lado, a Serasa disponibiliza os software necessarios:
    http://loja.certificadodigital.com.br/Serasa/Softwares%20e%20Drivers/D102
    – Baixei o software SafeSign da pagina acima (Software do Cartão – Safesign 3.0 (pkg))
    – Baixei o driver da minha leitora da pagina acima (Leitora Omnikey CardMan 3021 (pkg))
    (Por sinal, ambos funcionam perfeitamente no MacOSX 10.5, apesar da pagina dizer 10.6)
    – A instalacao de ambos eh bem trivial, e os manuais sao bem detalhados
    – Depois, segui o passo a passo de como instalar os certificados no Firefox (“Instrução para uso de certificado Digital no Mozilla Firefox”), no documento:
    http://loja.certificadodigital.com.br/Serasa/UPLOAD/Downloads/673.pdf
    – A principio, nao funcionou, mas depois de restartar o Firefox, o certificado foi reconhecido direto
    – Com isso, consegui sem nenhum problema emitir uma NFe no site da Prefeitura de São Paulo.

    Espero que isso ajude.
    Bruno.

  23. A quem devo me dirigir para obter o safesigh para meu mac osx 10.5.8? pois telefonei atravez do numero do sac do site da certisigh e me disseram que nao tem esse drive e que o unico que fornecem é para microsoft, tentei falar com o raio do responsavel mas nao me puseram em contato.
    Por favor, podes me ajudar!!?

    Paulo Ventura

  24. Olá, muito obrigada por tudo, consegui fazer com que tudo funcione direitinho.
    O que ocorre é o seguinte, ao utilizar o e-doc, depois de digitar a minha senha não abre a página de preencher os dados do processo e da vara, a página trava e o firefox também, de forma que tenho que força-lo a encerrar.
    Creio que deve ser alguma coisa com o Java.
    Alguém tem alguma solução?
    grata

  25. Pessoal, alguém pode me dar um auxílio de como exportar o certificado digital instalado no Mac? Adquiri junto aos Correios e simplesmente não sabem dar essa informação para quem utiliza Mac. Obrigado.

  26. Olá pessoal, boa noite. Seguinte: tenho tb o Certificado pela Certisingn. Uma porcaria, por sinal. Quando eu comprei, me disseram que tinha drive para MAC. Mas agora me dizem que não tem. E como eu faço meus HABEAS CORPUS no STF, já que agora são só pela forma eletrônica?

    Onde eu posso adquirir um certificado que funcione no STF. Acho que terei que pagar mais um certificado para isso…

    Agradeço a ajuda.

    muito obrigada

    Flávia

  27. Consegui acessar meu o Certificado Digital do meu e-CPF (tipo Smartcard) através de um leitor Todos Argos Mini II no meu Macbook (Snow Leopard).

    Após instalar os drivers do leitor, o Safesign, e o Firefox 3.6 ele leu direitinho. Foi só colocar o PIN no preferences do Firefox e entrei no site perfeitamente.

    Nas versões mais novas do Firefox ou no Safari não rolou de jeito nenhum…

    Muito obrigado pela dica!

    Fabio

  28. pessoal,
    gostaria de deixar a minha dica aqui.
    conseguir fazer com que o certificado funcionasse pelo site da prefeitura de são paulo, para emissão da NF-e.
    Este passo a passo deve ser feito com a versão 3.6 do Firefox (http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/latest-3.6/mac/pt-BR/Firefox%203.6.23.dmg). Ao instalar o FF 3.6, coloque em outra pasta, para nao susbstituir a sua versão atual do FF na sua pasta de Aplicativos. Siga os procedimentos acima que funcionará como uma maravilha.

  29. Pingback: leonardofaria.net → eCPF no Mac

  30. Colegas,

    Estamos desenvolvendo uma aplicacao web (.pnp + AJAX + MySql) e necessitamos validar os certificados A1 e A3 (tonken + leitora de cartao) e nao temos as rotinas prontas, ate porque o php nao faz isso.

    Caso alguem ja tenha em Java ou codigo que possa ser incorporado ao .PHP, JavaScript, etc por favor entre em contato que podemos acertar um valor para que possa nos fornecer o codigo ok?

    Desde ja agradeco o retorno, pois temos urgencia para estas rotinas.

    Abraco a todos!

    Adenildo Torres
    adenildo.torres@admtransp.com.br
    11-2685-1709
    Nextel: 100*37781
    11-8104-1063 (tim)

  31. Bom dia,

    Você sabe como instalar certificado A1 no MAC, aliás funcionar no MAC?

    Obrigada.

  32. Para quem estiver tendo problemas para carregar os modulos tente re-iniciar o firefox em modalidade 32-bit. O problema é que a versao do tokenadmin disponível no site do serasa roda apenas em 32bit.
    Para iniciar qualquer aplicativo em 32bit basta:
    Finder->Applications->Firefox->Get Info (menu botao direito)->Open in 32-bit mode

  33. Boa tarde,

    O meu certificado está funcionando depois de muita luta. O problema é no site da Receita e-cac: preencho todas as informações e quando vou assinar… não aparece nada! Acho que o site usa um plug-in Java, e o FF não executa. Já fiz de tudo mas não consigo fazer funcionar!

    Alguém tem uma idéia? Estou com o Mac OSX 10.7, FF 3.6.25, Java SE6 1.6.0 e estou utilizando o Token A3 da Serasa.

    Agradeço

  34. Olá Wagner,

    tenho uma configuração muito parecida com a tua e o e-cac funciona aqui sem problemas:
    MAC-OSX 10.7, FF 8.0.1 e java sun SE6 com token A3
    Tente habilitar o java console, assim se houver algum erro durante a operação você terá mais informações para conseguir “arruma-lo”.
    Para ativar o console vá em:
    Applications->Utilities->Java Preferences->Advanced->Java Console->Show Console

    Se ainda assim não conseguir descobrir ou arrumar o problema, cole aqui pra gente o output do java console, assim temos mais informações para tentar ajuda-lo.
    Abs

  35. Luciano, obrigado pela informação.

    Vou primeiro instalar o FF 8.0.1 e coloco o resultado.

    Um abraço

    Wagner

  36. Luciano, a alegria durou pouco

    Testei agora pouco o FF 8.0.1 com o token A3 e o FF deu crash. Tentei fazer o restart mas o problema permanece.

    Tem alguma idéia?

    Abraço

    Sca

  37. Mais algumas informações para ajudar…

    tentei o FF 4.01; 5.0.1; 6.0.1 e o 7.0.1 e todos deram crash logo que o FF carregou.

  38. Olá Wagner,

    crash direto nunca aconteceu comigo, mas vc jah tentou rodar o firefox em 32 bit como eu descrevi na minha primeira mensagem?
    Da uma olhadinha nos logs do sistema (console) também, talvez tenha alguma dica ali do pq desse “crash”.
    Abs

  39. Luciano, funcionou!

    Tava comendo bola com o 64 bits…

    Obrigado pela ajuda.

    Mais uma coisa… estou tentando fazer um backup do certificado, mas quando tento gravar o arquivo, aparece a seguinte mensagem:

    Failed to create the PKCS #12 backup file for unknown reasons.

    Sabe o que pode ser?

    Abraço

    Sca

  40. Olá,

    Quero comprar um imac. Depois de ler o fórum fiquei preocupada, pois sou adv. e trabalho somente com processo eletrônico do STJ.
    Afinal, vcs. acham que vai funcionar? Memso que seja com o tal “reader” da AET…..
    Obrigada

  41. Olá!

    Alguém poderia atualizar a situação do Certisign no Mac?

    Eu segui todos os passos sugeridos neste blog relativos ao problema, instalei SafeSign para Mac a Certisign me mandou o link), baixei a cadeia ICP-Brasil v1, v2, v3, etc.
    Ao acessar a Justiça do Trabalho (TRT-3/MG) eu fui bem até a abertura do sistema e-Doc, Envio de Documentos, login, o qual aceitou meu certificado (OAB/Certisign), pediu senha, etc. Quase no final, quando eu clico em “Documentos -> Consulta”, ainda vai bem. Mas, se eu clicar “Documentos -> Enviar”, a janela Java se abre e o logotipo Java com um “!” em cima me avisa que não deu certo…

    Detalhes: iMac, OS X Lion 10.7.3, Firefox 10.0, Java SE 6 64-bit e 32-bit 1.6.0_29-b11-402, card reader GemPC Twin.

    Obrigado!

  42. Com certeza você pode usar no Mac os mesmos aplicativos disponíveis para o FreeBSD (do qual o MacOS é derivado). Sempre que você encontrar uma dificuldade extra com algum aplicativo ou driver tenta identificar a solução Gnu/Linux. Há uma grande chance de que a mesma solução esteja disponível para BSD (FreeBSD) e daí para usar no MacOS é um pulo: basta instalar os aplicativos! Claro que para isso você deve ter o ports (gerenciador de aplicativos do FreeBSD) instalado no MacOS, mas isso você já deveria ter feito no primeiro dia em que recebeu seu MacOS!

  43. Olá pessoal! Eu consegui usar minha leitora e cartão (OAB) no MAC, mas somente no site da receita (eCAC) e STF.
    O site do STF reconhece tudo e eu consigo enviar os documentos, mas não consigo assinar digitalmente os documentos.

    Ja instalei o MyPDFSigner, tentei aquele “Assinador Digital” etc, mas não consigo fazê-los achar minha leitora (até porque eu não sei qual é esse caminho…)

    O que eu preciso é somente conseguir assinar os PDFs digitalmente…

    Alguém pode me ajudar?

  44. Olá Flávia,

    para assinar os documentos digitalmente no meu Mac tenho usado com sucesso o ótimo aplicativo desenvolvido pelo/para o TJPR. Você pode baixa-lo na também muito boa página de instruções que eles disponibilizam:
    http://portal.tjpr.jus.br/web/di/orientacoes_certificacao

    Ou diretamente pelo link:
    http://portal.tjpr.jus.br/tjpr-assinador/launch.jnlp

    Se me lembro bem, com as instalações default dos drivers e programas para gerenciar o token você vai precisar criar um link no seu Mac, é bastante simples abra o terminal:
    Application -> Utilities -> Terminal

    e na janela do terminal crie o link com:
    sudo ln -s /usr/local/lib/libaetpkss.3.0.1737.dylib /usr/lib/libaetpkss.so

    Provavelmente o você precisará colocar a sua senha para que o comando assim seja executado.
    Se ainda assim tiver problemas, por favor envie aqui outra mensagem com todo o output que você ve no console java quando tenta assinar um pdf com o assinador do TJPR.
    Espero ter ajudado.

  45. A versão para windows é distribuída por download livremente no site, portanto, não tem sentido alegar que o programa para MAC teria a distribuição restrita, além disso, ele é necessário para o uso do certificado (esse sim controlado, individual e vendido).
    Até hoje eles dizem que não homologaram para o Linux, o que é uma vergonha.

  46. Olá amigo. Preciso que um token Aladinn para certificado digital A3 (NF-e) funcione no Lion. Você tem alguma informação a respeito?

    Sei que existe um driver deste token para o Snow Leopard, mas não para o Lion. Você sabe de alguma maneira para fazer funcionar no Lion?

    Estava pensando… Não é inconstitucional obrigar que tenhamos um sistema Windows para emitir nota fiscal eletrônica? Até onde eu sei, somos livres para termos uma empresa só com computadores Mac, certo?

  47. Nao te conheço, mas eu te amo por ter finalmente mostrado como usar essa m…
    Mil vezes obrigada

  48. Alguém conseguiu utilizar o eDoc v2.0? Consigo acessar o sistema, mas não consigo assinar os arquivos.

  49. Sou advogado trabalhista em Sergipe e aqui foi instalado o PJe, sendo obrigatorio o certificado digital. Pretendo adquirir um macbook air para uso diario na propria Justica do Trabalho, mas me preocupo com os problemas acima comentados. Adquiri o certificado digital na certisign tipo A3, instalado no token eSeal V3 USB Gemalto. Nao entendo nada de informatica e do sistema do mac. Gostaria de saber se, realmente devo adquirir um macbook air ou nao para utilizar o certificado digital ou desito e pego outro notebook?????
    Agredeco desde ja, abs!!!!

  50. Tá de parabéns meu velho. Funcionou!!!

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d