Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac

| 187 Comentários

Aleluia! Consegui… Depois das minhas queixas aqui e aqui, consegui finalmente usar meu certificado digital no Mac.

A coisa toda é mais ou menos complicada, funciona apenas no Firefox, mas funciona…

Um pouco de história: quando adquirimos nossos certificados, normalmente o fazemos através da Certisign. Eles oferecem aos usuários de Windows um programinha chamado SafeSign. Esse programa é que faz a ponte entre o sistema e o smartcard. Ocorre que eles também podem oferecer o SafeSign para Mac! SIM!!! Basta pedir. Pedi, demorou uns 2 dias, mas me deram o link para fazer o download. Não coloco o link aqui porque se trata de um programa pago, mas cedido pela Certisign aos seus clientes.

O SafeSign instala alguns arquivos no Mac, invisíveis para nós, exceto pelo tokenadmin, na pasta de Aplicativos. O tokenadmin serve para ler o smartcard, ver os certificados, mudar PIN, etc.

Mas o que vocês querem é assinar digitalmente, correto? Eis aqui a solução, que peguei nesse blog aqui:

1 – Peça à Certisign o SafeSign para Mac.

2 – Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.

3 – Clique em “load”

4 – Onde tem “Module Name”, coloque o nome de sua preferência – “ManéBlog”, por exemplo, em homenagem a nós! 🙂

Em “Module Filename”, copie e cole o seguinte endereço:

/usr/local/lib/libaetpkss.dylib

5 – Clique em ok, e parta para o abraço.

Agora, é só inserir seu cartão na leitora, e acessar os sites preferidos. Eu, por exemplo, testei no site de envio de documentos da Justiça do Trabalho, e funcionou.

Meus agradecimentos (finalmente) à Certisign, que cedeu o SafeSign para Mac. Salientaram que não dão suporte algum ao Mac, mesmo cedendo o programa, portanto estamos por nossa conta e risco.

Para usar o Safari, pelo que compreendi, precisaríamos do SafeSign.tokend, que acompanha o programa TokenLounge, da empresa AET, representada no Brasil pela GDBurti. Como já disse, custa caro. Assim, se 10 usuários do Mac estiverem dispostos, podemos tentar barganhar por um preço mais em conta. Eu, por exemplo, gostaria muito de poder usar meu certificado no Safari, no Mail.app, etc.

 

UPDATE: Por favor, assine nosso abaixo assinado para tentar mudar a situação. Leia mais aqui.

UPDATE 2 (25.06.2015): Esse post já completou 5 anos, e continua a ajudar muita gente. É o post mais lido do Blog. Por dia, pelo menos 100 pessoas consultam essas instruções. Gostaria de dizer que, se por um lado elas ainda funcionam (segundo o relato de muita gente que visita o blog), por outro podem estar desatualizadas. Eu, por exemplo, precisei fazer minha declaração do IR e estou fora do Brasil já há quase quatro anos. Fazia algum tempo desde que usei meu certificado pela última vez. Percebo que hoje em dia a situação está bem melhor. No site da Certisign, o download dos drivers para Mac está muito mais fácil. O instalador tem a opção de instalar os módulos para Firefox. Se por alguma razão as instruções aqui não funcionarem, aconselho duas coisas: 1 – teste em outro site para ver se o problema é externo. Alguns sites usam Java para checar o certificado, e isso nem sempre funciona bem. A própria Certisign tem um site de testes. 2 – Baixe os drivers no site da Certisign, mais atualizados, e veja se funciona. Como ainda recebo comentários dizendo que as instruções acima funcionam, pode ser que você não tenha necessidade de ir ao site da Certisign. Mas eu tentaria primeiro a forma padrão de instalar deles e, se não funcionar, tente então as instruções postadas acima. Infelizmente, alguns me escrevem pedindo ajuda, porque por uma razão A ou B não conseguem usar o certificado. Ajudaria de bom grado, não fosse o fato de usar meu certificado uma vez por ano, portanto sem ter a menor idéia hoje em dia do que funciona e do que não funciona. Se nada funcionar, alguns comentários de visitantes oferecem algumas dicas que podem valer a pena. Não testei nenhuma, por falta de necessidade, mas pode ser útil saber que outras pessoas têm métodos alternativos que funcionam. Boa sorte! 🙂

Autor: francis

the guy who writes here... :D

187 Comments

  1. Caros colegas (REPITO), queiram desculpar mas acho que a insurgência deve ser contra a própria exigência de certificação digital, totalmente desnecessária sob meu ponto de vista. Basta verificar o perfeito funcionamento do JEF onde é possível ver andamentos e peticionar com uma simples senha apenas. A meu ver certificação digital deveria ser necessária apenas para certificar decisões do judiciário pelo próprio judiciário. Exigir certificação digital do advogado é totalmente desnecessário como já ficou demonstrado pelo próprio sistema do JEFSP. O cadastro é extremamente simples, bastando indicar e-mail e senha. Já funciona PERFEITAMENTE há mais de 7 anos e nunca tive um problema sequer. Pode-se peticionar e juntar documentos inclusive. Se nem para usar o bankline é exigido isso, pra que certificação??? Apenas mais uma invenção do pais da burocracia…

  2. Muito obrigada pela sua ajuda, nos ajudou muito, estávamos com muita dificuldade, mas seu site foi uma luz para nós.

  3. Boa tarde, estou tentando conseguir este aquivo /usr/local/lib/libaetpkss.dylib mais os zips que encontrei nenhum estão disponiveis para donwload será que é possível enviar por email para mim: dailson_coelho@hotmail.com

  4. Opa, obrigado, ajudou muito! Na verdade resolveu o problema

  5. Como vc comprou na certisign, por telefone ou atendimento on line? Não consegui encomendar, a atendente disse que não tinha… meu email: ronisemaria@ig.com.br Muito obrigada.

  6. Amigo, tive o mesmo problema só que não existe drive para o Maverick, voce passou por isto ?

  7. Meu Deus, salvou minha pele!

  8. A dica é perfeita para todos os sistemas com exceto o E-SAJ.

    Pesquisando melhor eu percebi que o problema não é o certificado – mas sim o SAJ que não homolou o MAC OS como sistema operacional.

    O conflito esta entre SAJ e MAC OS e não no certificado – infelizmente!!!

    Se tem alguém a ser responsabilizado são os Tribunais e a SOFTPLAN que não foram sensíveis aos usuários de MAC.

  9. Olá! Meu Firefox já está configurado. Contudo, quando entro no site do TJSP para conferir os requisitos, e o teste afirma que meu Mac é 32 bits, quando sei que não é. Como contornar esse problema? Grato.

  10. Já validei meu certificado, mas o Firefox informa que não é possível comprovar a homologação dele, quando procuro mais detalhes… No mais, meu Mac tem processador de 64 bits, e site do TJSP continua insistindo em dizer que meu sistema operacional não é suportado, por ser de 32 bits. Uma bagunça…

  11. Gente por favor preciso de ajuda… já fiz todos os passos indicados mas toda vez que tento acessar o TJ diz que não há nenhum certificado válido. Já fiz a tentativa em s MACs diferentes e nada…

  12. Perfeito, venho procurando informações neste sentido há muito tempo. Ocorre que tenho dos certificados digitais, ou seja, adquirido na AASP e outro na OAB/SP (este porque disseram que rodava no MAC), acontece que nenhum deles consegue entrar na pagina do TJSP. E fui informado pelo TJSP que o sistema é somente para WINDOWS. Pelo o que li você consegue encaminhar distribuir e protocolar junto ao TJSP? Você pode me informar como proceder?

  13. Ocorre que o E-SAJ do TJSP é cópia do TJSC. Infelizmente não é possível acessar o sistema desses tribunais com MAC. Se alguém conseguir uma alternativa, por favor avisar.

  14. Gente, vocês me salvaram! Tem uma semana que tento abrir meu token, vocês foram os únicos que trouxeram a solução! Obrigadaa

  15. Vou testar para ver se funciona……Caramba Muito Obrigada!!! Funcionou maravilhosamente !!! Emiti NFE!!!!!desde que comprei este compt. não conseguia o site da Serasa me ajudou e nada!! Muito Obrigada!!!

  16. Ajuda – Certificado Digital.
    O meu esta operacional e consigo acessar site da receita com ele…
    O problema é Dentro do Emissor de Nota Fiscal, como o programa não “enxerga” o certificado na busca automática nem na manual eu não consigo integrar o Certificado Digital A3.
    Quem tiver sugestões eu agradeço pois estou há meses entrando em contato com o Serasa Experian e com a receita, um joga para o outro a responsabilidade de fazer funcionar e ninguém dá a solução.
    PS: Sei que tem jeito pois na App Store tem um programa disponível para comprar e o cara comentou que dá a solução, mas sinceramente não estou disposta a gastar os $150 do programa e suporte técnico já que acredito que essa informação é de direito público e interesse a muitos usuários…
    Obrigada!

  17. Por favor, fiz tudo como indicado, e mais. O firefox e o mac já percebem o token da prodemge. Aparece no aplicativo tokenadmin como operacional, consigo logar no Ecac, e visualizar o certificado porém na hora do navegador acessar o token, no caso emissão de nota fiscal eletrônica, ele não consegue acessar o token, dá erro sempre. Alguém pode ajudar?

  18. Estou com o mesmo problema do Igor. O sistema e o Firefox reconhecem o token, consigo autenticar no ecac, mas não consigo autenticar na hora de emitir a NF-e. Recebo a mensagem “Erro: a senha do repositório pode está incorreta ou houve problemas com o acesso físico ao repositório”. Alguém já achou a solução?

  19. Só que no TJSP, o sistema de peticionamento não reconhece MAC

  20. O problema está com o tribunal de justiça, não reconhece o sistema IOS.

  21. Funcionou pra mim! !! Muito bom !! Agora, falta descobrir como faz esse procedimento para windows 🙂

  22. Caros, saudações!

    Consegui utilizar o certificado digital no eSaj com Mac!

    Vejam as instruções em: http://prof-paulo.grande.adv.br/certificado-digital-no-esaj/

  23. Para fazer o certificado digital ser reconhecido nas chamadas do Java para assinatura basta efetuar os seguintes comandos:

    Abra o terminal (pesquise com a lupa, e digite “terminal”) e digite:

    cd /usr/lib
    sudo ln –s /usr/local/lib/libaetpkss.dylib libaetpkss.so

    e a senha de administrador

    Depois podem efetuar a assinatura dentro dos aplicativos (PJe, Projudi, etc).

    Espero ter ajudado!

  24. Boa tarde a tds,
    Instalei tds os arquivos recomendados no meu MacBook Pro para acessar o projudi… chega até o momento da inserção do núm do PIN, mas dá erro!
    Será q alguém já descobriu algum remédio p isso?
    Abs. Eliezer.

  25. Mané, tu és o cara!!!!!!!!

  26. Poxa! Não sei como agradecer, você me deu uma bela ajuda. Grato!

  27. Tentei fazer o que o Marcio sugeriu (abaixo) já que meu certificado é reconhecido pelo eCAC e Firefox mas não pelo PJe, mas ele informa que o libaetpkss.so não existe… Alguém conseguindo mesmo acessar o PJe??

    Marcio Windows 7 Google Chrome 42.0.2311.135
    View 1 month ago
    Para fazer o certificado digital ser reconhecido nas chamadas do Java para assinatura basta efetuar os seguintes comandos:
    Abra o terminal (pesquise com a lupa, e digite “terminal”) e digite:
    cd /usr/lib
    sudo ln –s /usr/local/lib/libaetpkss.dylib libaetpkss.so
    e a senha de administrador
    Depois podem efetuar a assinatura dentro dos aplicativos (PJe, Projudi, etc).
    Espero ter ajudado!

  28. Fiz tudo isso, consigo acessar o site da receita federal mas não o do TRT e do STJ, sempre dá erro dizendo que ou a leitora ou o cartao nao estao instalados corretamente.
    Sabe de alguma solução para o problema?

  29. Novo problema, não consigo utilizar o assinador, pois diz que preciso estar rodando o java 32 bits, mas estou com o 64 bits, como resolver isso?

  30. Infelizmente pra mim não funcionou, continuo refém do Ruindows..
    E olha que além do seu tutorial encarei vários outros, sempre paro no “erro ao selecionar o certificado digital. tente reinserir o dispositivo”

  31. Olá!!! funcionou pra mim, nao é mais preciso “pedir”o programa, na propria pagina já tem um link:
    https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens/mac

    atenciosamente,

  32. Luciano, tudo bem?
    Vi que você é quem pode de ajudar rsrsrs
    Estou com Mac, tenho o Safesign 3.0.77, o Safenet 9, o Firefox 40, Java atualizado.
    Meu problema é o seguinte: quando eu coloco o cartão na leitora ele aparece no tokenadmin como Vasco Digipass 905 – presente. Mas parece que para funcionar deveria aparecer “operacional”. Não consigo alterar isso.
    Outro problema, no Firefox quando eu indico o caminho da .dylib ele trava o firefox, não pede a senha, simplesmente trava, daí eu tiro o cartão da leitora e funciona o firefox, mas sem certificado.
    Sabe resolver isso?
    Já alterei o FF para 32bits e fiz o procedimento do .so no Terminal, mas ainda não deu certo…
    Obrigado,
    Gustavo

  33. Muito obrigaaaaada! É sacanagem mesmo com quem tem OS X! Baixei centenas de programas duas, três vezes!
    #certisignoabparamac #certificadoaicoabparamac

  34. Só resolvi instalando o Paralels e Windows 7…

  35. O emissor gratuito de NFe não reconhece meu Token A3 no MAC, no momento de cadastrar assinatura. Alguém ajuda??

  36. Boa noite… utilizando a sua dica consegui até acessar o e-CPF, mas alguns sites de tribunais que requerem chamada Java para autenticar não funcionam (acho que é isso que acontece). Eles pedem que eu “aponte” para um outro certificado (que não sei qual é) e não dá a opção para “apontar” pro token.
    Outra coisa no El Capitain é pior ainda pois o drive que deveria reconhecer o Token não instala corretamente. Ai você tem fazer uma “mudança na inicialização” para permitir o funcionamento “gambiarrado” do drive (mas ai “zoa” todo o sistema).
    Enfim, to quase desistindo. Amanha vou atrás de um velho PC com o Windows pra tentar funcionar.
    To com uma ação para protocolar desde terça-feira e simplesmente não consigo. Sorte que não é “prazo”. Se fosse prazo estava enrolado.
    Enfim, tem alguma dica final de como fazer isso funcionar? Meu token é um GD Burti.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d