Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac

| 187 Comentários

Aleluia! Consegui… Depois das minhas queixas aqui e aqui, consegui finalmente usar meu certificado digital no Mac.

A coisa toda é mais ou menos complicada, funciona apenas no Firefox, mas funciona…

Um pouco de história: quando adquirimos nossos certificados, normalmente o fazemos através da Certisign. Eles oferecem aos usuários de Windows um programinha chamado SafeSign. Esse programa é que faz a ponte entre o sistema e o smartcard. Ocorre que eles também podem oferecer o SafeSign para Mac! SIM!!! Basta pedir. Pedi, demorou uns 2 dias, mas me deram o link para fazer o download. Não coloco o link aqui porque se trata de um programa pago, mas cedido pela Certisign aos seus clientes.

O SafeSign instala alguns arquivos no Mac, invisíveis para nós, exceto pelo tokenadmin, na pasta de Aplicativos. O tokenadmin serve para ler o smartcard, ver os certificados, mudar PIN, etc.

Mas o que vocês querem é assinar digitalmente, correto? Eis aqui a solução, que peguei nesse blog aqui:

1 – Peça à Certisign o SafeSign para Mac.

2 – Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.

3 – Clique em “load”

4 – Onde tem “Module Name”, coloque o nome de sua preferência – “ManéBlog”, por exemplo, em homenagem a nós! 🙂

Em “Module Filename”, copie e cole o seguinte endereço:

/usr/local/lib/libaetpkss.dylib

5 – Clique em ok, e parta para o abraço.

Agora, é só inserir seu cartão na leitora, e acessar os sites preferidos. Eu, por exemplo, testei no site de envio de documentos da Justiça do Trabalho, e funcionou.

Meus agradecimentos (finalmente) à Certisign, que cedeu o SafeSign para Mac. Salientaram que não dão suporte algum ao Mac, mesmo cedendo o programa, portanto estamos por nossa conta e risco.

Para usar o Safari, pelo que compreendi, precisaríamos do SafeSign.tokend, que acompanha o programa TokenLounge, da empresa AET, representada no Brasil pela GDBurti. Como já disse, custa caro. Assim, se 10 usuários do Mac estiverem dispostos, podemos tentar barganhar por um preço mais em conta. Eu, por exemplo, gostaria muito de poder usar meu certificado no Safari, no Mail.app, etc.

 

UPDATE: Por favor, assine nosso abaixo assinado para tentar mudar a situação. Leia mais aqui.

UPDATE 2 (25.06.2015): Esse post já completou 5 anos, e continua a ajudar muita gente. É o post mais lido do Blog. Por dia, pelo menos 100 pessoas consultam essas instruções. Gostaria de dizer que, se por um lado elas ainda funcionam (segundo o relato de muita gente que visita o blog), por outro podem estar desatualizadas. Eu, por exemplo, precisei fazer minha declaração do IR e estou fora do Brasil já há quase quatro anos. Fazia algum tempo desde que usei meu certificado pela última vez. Percebo que hoje em dia a situação está bem melhor. No site da Certisign, o download dos drivers para Mac está muito mais fácil. O instalador tem a opção de instalar os módulos para Firefox. Se por alguma razão as instruções aqui não funcionarem, aconselho duas coisas: 1 – teste em outro site para ver se o problema é externo. Alguns sites usam Java para checar o certificado, e isso nem sempre funciona bem. A própria Certisign tem um site de testes. 2 – Baixe os drivers no site da Certisign, mais atualizados, e veja se funciona. Como ainda recebo comentários dizendo que as instruções acima funcionam, pode ser que você não tenha necessidade de ir ao site da Certisign. Mas eu tentaria primeiro a forma padrão de instalar deles e, se não funcionar, tente então as instruções postadas acima. Infelizmente, alguns me escrevem pedindo ajuda, porque por uma razão A ou B não conseguem usar o certificado. Ajudaria de bom grado, não fosse o fato de usar meu certificado uma vez por ano, portanto sem ter a menor idéia hoje em dia do que funciona e do que não funciona. Se nada funcionar, alguns comentários de visitantes oferecem algumas dicas que podem valer a pena. Não testei nenhuma, por falta de necessidade, mas pode ser útil saber que outras pessoas têm métodos alternativos que funcionam. Boa sorte! 🙂

Autor: francis

the guy who writes here... :D

187 Comments

  1. Caros.

    Hoje fiz o update para o Mountain Lion, e para minha surpresa o safari parou de reconhecer o certificado do e-cnpj.

    O OpenSC, que fazia o Keychain reconhecer os certificados ainda não lançou um installer que rode no 10.8.

    Mas consegui acessar o nfe.prefeitura.sp.gov.br usando o Firefox.

    A dica é a seguinte:
    Entre na pasta aplicativos, selecione o firefox, clique com o botão da direita e selecione a opção show info.
    Na tela que vai abrir, selecione a opção abrir em modo 32 bits.
    Abra o firefos
    continue com a istalação normal:
    – Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.
    – Clique em “load”
    – de um nome para o modulo
    – em Module Filename copie o seguinte
    /usr/local/lib/libaetpkss.dylib

    mas se você tiver o OpenSC instalado, o endereço deverá ser: /usr/lib/opensc-PKCS11.SO

    Pronto o firefox vai conseguir acessar o site da prefeitura com o certificado digital.

    Depois disso, feche o firefox, acesso novamente a opção show info e desmarque a opção de abrir em 32 bits (o fire em 32 bits só é necessário para a instalação do modulo).

    Espero ter ajudado.

    []’s
    Raul

  2. Também fiz o upgrade para o Mountain Lion e o Firefox 3.6 dava crash ao abrir.
    Reinstalei e então notei que parou de reconhecer o eToken.
    Fiz o que o Raul sugeriu, mas recebo o alerta: “Unable to add module”.

    Será que teri que rodar o Ruindows só para acessar o site da Prefeitura de SP?

    Obrigado pela ajuda

  3. Bom dia. Tive diversos problemas com a certificação digital. Debalde ter 4 macs, inclusive um air, tive que comprar às pressas um PC, de sorte a conseguir utilizar o PJe.
    Mesmo nas empresas que vendem certificação digital, observei que os técnicos desconhecem o sistema MAC OS.
    Ressalto que consegui instalar o certificador digital no Lion e no Mountain Lion, sempre com os drivers para Lion, haja vista que os novos disponibilizados para Mountain Lion, pela SafeNet, não reconheceram os certificados digitais no MAC.
    A empresa Certisign realmente é problemática e sempre que precisamos de suporte com MAC, redirecionam para o segundo nível, quando, obviamente, a ligação cai!
    Sugiro que, para a resolução dos problemas com o MAC, instalem o JAVA diretamente no sitio, pois via atualização automárica pela “maçãzinha”, não permite a leitura do dispositivo de segurança.
    Consegui, pois, em todos os meus MACs (e agora estou com um note PC que não me serve para nada!).
    Desejo sorte a todos.

  4. Boa tarde pessoal,

    Estou tentando protocolar petição eletrônica no PROJUDI PR.

    Tenho um MACBOOK PRO e atualizei para a versão 10.8.1

    Utilizava o PARALLELS, mas com a atualização da versão não consegui mais.

    Tentei seguir o tutorial de vocês, mas a informação que recebo é: “verifique se o arquivo de certificado está no formato PKCS#12 (.p12 ou .PFX), se não está corrompido ou a senha da chave privada é inválida”.

    O tokenadmin (que baixei do site da certisign) lê o meu certificado digital, mas informa que é o PKCS#11.

    Não tenho idéia do que é isso, vocês podem me ajudar?

    Obrigado!

  5. Funcionou, seguindo os passos do Raul Medici, no OS 10.8.1. Na Justiça do Trabalho do Paraná, todavia, os documentos devem ser assinados via software, que gera um arquivo .p7s (BrySigner), que só tem para Win.
    A JT da 9a R. está implantando o PJe, o que eleiminará o problema da assinatura, espero.
    De toda sorte, alguém conhece programa “assinador” similar no Mac?
    Abraços!

  6. Pessoal, corrigindo (que desânimo!).
    Então, com as excelentes dicas do Rui Medici, consegui “ativar” o certificado no Firefox, mas não nos aplicativos JAVA, justamente o que vai rodar o PJe.
    Não conseguir transferir, também, os certificados para o “acesso às chaves”. Meu OS é o 10.8.1.
    Não consigo, portanto, acessar o PJe, peticionar, etc, etc, etc.
    E agora, meu Deus?
    Cansei disso…

  7. Pessoal,

    Na boa, não é meio ridículo que uma ferramenta de uso obrigatório seja disponibilizada apenas em uma das 3 plataformas disponíveis no mercado?

    Quem é o responsável por obrigar a gente a usar estes certificados? E quem teve a ideia pequena de que dar suporte só a Windows seria suficiente?

    As empresas que vendem os certificados ganham uma boa grana com isto, sou da opinião que teriam que dar suporte às 3 plataformas que existem, Windows, Mac e Linux.

    É mais um desabafo pessoal, mas será que podemos fazer algo à este respeito?

  8. Pingback: Lion emitindo NFe (com FireFox atual) | LHDV.net

  9. Acabei de ligar lá… Não existe qualquer coisa para Mac Lion.

  10. Pessoal, to na mesma. Sou servidor do TRT7 e, na esperança de trabalhar em casa, além do expediente normal, to lutando pra conseguir que o PJe reconheça o meu certificado digital. Mas, como só tenho um imac e um macbook, to com o mesmo problema, a falta de compatibilidade. E agora? O TRT7 ate colocou à disposiçao um 0800 so para auxiliar no PJe, vou ligar amanha.

  11. Para quem ainda tiver problemas com este certificados, sugiro conferir a pagina de suporte da certisign, onde pode-se fazer download dos sfotware necessários e também existem explicações detalhadas do procedimento de instalação.
    http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/outros-downloads-e-cadeias/

    Abs

  12. Pessoal, estou tentando fazer protocolo de petiçãono site do ESAJ do TJSP, mas não consigo fazer com que o programa, mesmo que seja pelo firefox reconheça o certificado digital. O item abaixo que fala para a instalação normal: – Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.- Clique em “load”- de um nome para o modulo
    – em Module Filename copie o seguinte.
    Varios links que informaram, não deu certo também. alguem por favor poderia me ajudar. Obrigada.

  13. Tb não consigo reconhecer o certificado no ESAJ (TJ-SP) do meu MAC. Alguém já conseguiu.

  14. Pingback: Renovação de certificado digital (a Certisign não se emenda) | ManéBlog

  15. Caros colegas, queiram desculpar mas acho que a insurgência deve ser contra a própria exigência de certificação digital, totalmente desnecessária sob meu ponto de vista. Basta verificar o perfeito funcionamento do JEF onde é possível ver andamentos e peticionar com uma simples senha apenas. A meu ver certificação digital deveria ser necessária apenas para certificar decisões do judiciário pelo próprio judiciário.

  16. Amauri,
    Eu discordo. Acredito que o sistema de certificados é interessante porque evitaria o cadastramento em cada instância jurisdicional – JEF, JT, JEs, etc.

  17. Pessoal, sou advogado e comprei dois macs, compartilhomda mesma dificuldade e não é crível que continuemos a ficar em silêncio. Pois dentre as três plataformas existentes (windows, linux e MAC OS) o sistema do PJE só funciona para o windows.
    SUGIRO QUE FAÇAMOS UMA PETIÇÃO ELETRÔNICA ENDEREÇADA AO CNJ PARA QUE OS ÓRGÃOS E EMPRESAS ADMINISTRADORAS IMPLANTEM O PJE EM TODOS OS SISTEMAS OPERACIONAIS.

    Ps. Tive que comprar duas licenças do parallels para instalar o ruindows nos meus MACS! Absurdo!

  18. Estou passando por algo semelhante, mas com o certificado A1. Comprei um IMac, procurei e comprei um sistema de nota fiscal eletrônica que funfa em Mac(o que não é mole encontrar) e me deparei com a questão do certificado. Eu já uso o A3 mas o sistema que comprei só funciona com A1, daí começou todo problema. Eles tem um link com um assistente de instalação para os “os gloriosos” Windows Vista e 7 e nada para Mac. Agora mandei um e-mail para a representante pois na Certisign não estão atendendo, pedindo o link. É muita incompetência.

  19. Fala sério né…como que eles não dão suporte se eles vendem certificado e todos sabem que é possivel rodar em Mac? Isso me parece algo do tipo: vai custar muito caro dar treinamento para os funcionários para que prestem suporte adequado para todos os usuários. Como quase tudo no Braza mais fácil é pagar um salário de fome e treinar uma pessoa muitas vezes sem qualificação alguma para o cargo e deixar que o cliente(que já pagou pelo serviço) se ferre.

  20. amigos. Usei a dica do site… e funcionou… mas deu muito trabalho… Apesar de ter acesso ao e-CPF na pagina da PJe do TRT 8 não funcionava. O suporte do PJe me descartou o uso do MAC, então tentei por minha conta. É que quando eu abria a página do PJe da TRT8 o site ficava eternamente carregando quando muito abria uma janela do java applet pedindo que eu indicasse um drive, tive a iluminação de tentar usar o drive do caminho – /usr/local/lib/libaetpkss.dylib – e BINGO!!! Então estou usando no site do PJe. Lembro que o atendimento do PJe e da Certisign não dão suporte ao MAC OSX 10.8.3.

  21. Acabei de ligar na certisign, falei com o pessoal da parte técnica e disse q meu mac é o mountain lion OX 10.8.3. A resposta foi, só damos suporte p Mac 10.6!! O q eu faço? sou advogada e preciso trabalhar, não consigo mais peticionar NADA!!!!! ME AJUDA POR FAVOR!!!!!

  22. Olá.
    Utilizo o OS X 10.7.5 e tenho o Firefox 19.0.2. Carreguei o módulo no Firefox, mas o status sempre fica “not present”. Alguma sugestão?

  23. coveiroh, essa bendita tela do java applet só apareceu uma vez. Imediatamente eu fui para a janela onde estava o caminho do driver, copiei, e quando voltei, ela tinha sumido e não voltou mais. Como faço para ela aparecer de novo?

  24. olá, já fiz todos os procedimentos, consigo acessar a página no tribunal TST (e-doc) porém, quando vou selecionar o certificado para assinar os documentos, meu certificado não está na lista, o que poderia estar errado? porque o certificado não está aparecendo na lista se eu consigo acessar a página?

  25. Olá pessoal, continuo sem conseguir acessar o e-doc da justiça do trabalho. O plugin java não está detectando o certificado no momento de assinar os documentos, o browser detecta, consigo acessar a área do e-doc, consigo fazer consulta de meus documentos enviados, mas na hora de escolher o certificado para assinar os documentos o plugin do java não detecta, como resolvo isso?

  26. Muito obrigado pela dica, consegui o driver no site do fabricante (Omnikey) e o software Safesign no site da Certisign. Faltava a configuração do Firefox, agora já está funcionando!

  27. No meu MacBook air instalei o safesign para Mac, os drivers do token starsign da Gd burti, mas o safesign ou trava ou simplesmente fica em branco e não consegue ler meu certificado da OAB no token. Depois quero ver como será no Java do esaj do TJBA.

  28. Agora é possivel utilizar seu token safenet 2032 no safari. Com o safenetauthenticationclient8.2.17.0.dmg (http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/tokens/safenet/Macintosh/sac8.2mac.zip) o keychains(acesso as chaves) reconhece o token diretamente. Seu certificado fica pronto para uso no Safari.

  29. meu mac eh o 10.8.4 – fiz toda a configuracao, o firefox le
    o certificado digital, aparece tudo, java atualizado, firefox
    atualizado e NADA o site do PJe nao le e fala q nao encontra o
    dispositivo. Preciso muito da ajuda de vcs a certisign, disse q nao
    homologou o meu token GD para essa versao do Mac e nao estou
    conseguindo trabalhar. att.

  30. tenho interesse em utilizar o ecpf no Safari sim

  31. Fabio Jacob, segue a dica do coveirorh!

    No site do PJeJT, após clicar em “entrar”, quando o java applet pedir para indicar o local do drive, cole o seguinte comando:

    /usr/local/lib/libaetpkss.dylib

    Comigo funcionou. Na hora ele abriu a janela pra digitar a senha do certificado!

    Uso MAC OSX 10.8.4 e navegador Firefox 22.0, Java 7 update 25

  32. Finalmente consegui! A coisa foi meio complicada porque meu cartão emitido pela Caixa exige um gerenciador Charismathics em vez do Safesign e a Caixa não disponibiliza nenhuma versão para Mac. Tive que comprá-lo diretamente do fabricante. Depois veio uma verdadeira batalha com o Java. Instalei e reinstalei diversas vezes e ele não reconhecia o dispositivo, até que me enchi: formatei a máquina, reinstalei o OS X 10.7.5, baixei o Java 7 update 25 direto do site e reinstalei o Firefox 22.0. Após carregar o módulo no Firefox, fui tentar entrar no PJe e aí sim o JavaApplet pediu o drive. Indiquei o caminho, como sugerido pelo coveiroh, e veio a tão sonhada janelinha pedindo o PIN. Depois disso foi só alegria.

  33. Velho sua dica salvou meus neurônios… tava pirando nas tentativas de fazer funcionar o sistema do PJe. Vlw!!!

  34. Bom gente. Li as informações e, no Firefox, pelo menos aqui, funcionou. Ou seja, consigo acessar os sites do TRT9, Projudi, etc, utilizando meu certificado da OAB. No que se refere ao TRT, não é possível peticionar (enviar arquivos) sem antes assiná-los digitalmente. Assim sendo, não consegui encontrar um software para MAC que faça isso, tal qual o BrSigner (que gera arquivos .p7s). Portanto, a minha dúvida é: “Alguém conseguiu encontrar algum software gratuito que faça as vezes do BrSigner? Pode postar o link?

  35. Boa Noite Colegas,
    Alguém está tendo problema com o software do Token Aladdin 72 k no Mac com a versão 10.8.5? E se alguém teve problema encontrou a solução ou o Software para download?
    O meu MacBook está atualizado com a versão acima, e foi comprado o Token indicado para essa atualização na Certisign. E o Manual de Instalação para Mac indica um software da Safenet, que reconhece meu certificado; porém no acesso ao site que utilizo de teste para o Certificado (Receita.gov) ele dá Error: 403.
    Pesquisando o software, o mesmo é indicado para o Mac OS 10.6 e 10.7.
    O Certificado e o Token estão ok, pois testei no PC, com Win 7 e no site da Receita foi reconhecido e pude entrar no “sistema”.
    No aguardo de uma ajuda.
    No site da Certisign download o compatível é o SAFENET – ETOKEN 32k / 64k / 72k (o meu é o Aladdin 72k) na hora da escolha do Software só abre para o sistema Snow Leopard 10.6 e Leopard Lion 10.7, e o meu está na atualização 10.8.5. Instalei o software do Leopard Lion 10.7 e ele reconhece o Certificado (fica o “S” na barra superior e dá para abrir o Tool e verificar), mas não “habilita” o certificado no Token para reconhecimento no site.
    Na compra do meu Token ALADDIN 72k está também com compatibilidade do Mountain Lion 10.8 (o Aladdin). Enfim pelo visto é falta de software atualizado ou não disponibilizado pela fabricante que indica o Token como compatível. É um absurdo! Alguém pode dar um ajuda!

  36. Tentando e nunca desistindo, no Mac OS 10.8.5
    Instalei o SafeNetAuthenticationClient.8.2.17.0.dmg e TokenSafenetMac – SfntBorderlessPK_1.0.3.0004.mpkg e SfntPKLib_1.0.3.0004.pkg (não sei se os últimos trouxeram resultado, mais instalei para o firefox e funcionou no safari).

  37. Porém no TJ/SP nada:
    E o pior agora, pelo Safari que reconheceu o site da Receita, no site do TJ-SP não achou o token, o meu dispositivo, certificado enfim.

  38. Caro Roberto, é o programa que uso para o safenet (http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/tokens/safenet/Macintosh/sac8.2mac. – See more at: http://mane.blog.br/2010/03/26/como-finalmente-usar-certificados-digitais-e-cpf-por-exemplo-no-mac/#sthash.1I3mSjzb.dpuf), porem apesar de reconhecer a chave, no site do TJ/SP ele não encontra (Minha versão Mac OS 10.8.5). Como relatei no site da Receita depois de eu iniciar o Safari uma vez, dar erro: 403, e reiniciar o Safari para ai somente validar. Mas no site do TJ nada.

  39. Colegas posto tudo que fiz para tentar fazer funcionar plenamente e nada.

    Vou dividir por fases:

    A)

    Instalei o SafeNetAuthenticationClient.8.2.17.0.dmg
    (http://www.certisign.com.br/atendimentosuporte/downloads/tokens)

    Manual (http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/tokens/safenet/Macintosh/Manual_Instalacao_SAC_8.2_SP1_MAC_OS_DEF.pdf

    Reconheceu no Safari (no site da Receita, porém no TJ/SP não)

    B)

    TokenSafenetMac
    (http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/downloads/)

    SfntBorderlessPK_1.0.3.0004.mpkg
    SfntPKLib_1.0.3.0004.pkg

    Para o Firefox instalei:

    SfntPKSDK_1.0.3.0004.pkg
    SfntPKTokenUtility_1.0.3.0004.pkg
    SfntPKCS_1.0.3.0004.pkg
    SfntIFDHandler_1.0.3.0004.pkg
    SfntPlugin_1.0.3.0004.pkg
    SfntTokenD_1.0.3.0004.pkg

    Nada de reconhecer pelo Firefox.

    C)

    Atualizei o Java pelo site – java.com (Version 7 Update 40)

    Depois fiz conforme o indicado no Blog:

    1) Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.
    2) Clique em “load”
    3) Onde tem “Module Name”, coloque o nome de sua preferência
    4) Em “Module Filename”, copie e cole o seguinte endereço:

    /usr/local/lib/libaetpkss.dylib

    5)Clique em ok.

    No meu caso não deu Ok.

    D)

    Utilizei:

    /usr/lib/opensc-PKCS11.SO

    Nada.

    E)

    Acessei novamente buscando pelo Google o Software do Cartão e Token – Safesign 3.0.77 – Mountain Lion 10.8 (pkg)

    Manual de Instalação
    http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/outros-downloads-e-cadeias/

    Utilizei o manual, instalei o caminho no firefox indicado pelo e-cpf e
    libaetpkss.dylib

    E nada.

    F)

    Ai travou o Firefox, tive que desinstalar o mesmo, instalar e iniciar novamente, pelos primeiros procedimentos de “A” à “E”, travou outra vez, ai fiz de “A” à “D” e não travou mais, porém não reconheceu no firefox e continuou no Safari reconhecendo no site da Receita porém não no site do TJ/SP.

    Para o Safari;

    Safenet 2032: safenetauthenticationclient8.2.17.0.dmg (http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/tokens/safenet/Macintosh/sac8.2mac.zip)
    Porém como disse não reconhece no site do TJ/SP (não encontra dispositivo)

    No Chrome:

    Ocorreu um erro. (Código: 403)
    Para acessar esta página, você deve selecionar o seu certificado digital.

    Não achei solução ainda para o Chrome.

  40. Francis,

    pesquisando algo sobre Certificado Digital encontrei sua página e vejo que muita gente passa por aqui..

    Proponho encabeçar um campanha para que a Certisign se atualize com relação ao OS tal como faz com o Windows.. Convenhamos que não deve ser algo complexo pra estar nesse nível de atraso..

    Abs

  41. Concordo com você Rodrigo, pois já estamos usando o OS X Mavericks e não saiu sequer suporte para o Mountain Lion…

  42. Pingback: Petição (abaixo-assinado): Certificados eletrônicos no Mac! | ManéBlog

  43. Francis,

    muito bom, agora é divulgar e espalhar para o maior número possível de pessoas.

    Uma sugestão que faço é colocar o link para o post falando da petição e mesmo da Petição aqui nesse post, logo no topo como atualização, devido à grande atenção que ele chama. Talvez apenas nos comentários não dê a amplitude necessária..

    Abs

  44. Olá, tenho um mac air com o os 10.8.5, um certificado digital no token GD Burti, firefox 25, java 7 update 45. Instalei o Safenet, o driver do GD burti da Certisign (para o 10.7), adicionei o dispositivo de segurança nas preferencias. Acontece que meu token é reconhecido no tokenadmin. A pagina do pje carrega o java corretamente (aparece o botão entrar), aceito as condicoes de segurança, permito o java e naquela dela que fica processando a informaçao aparece o recado : Erro ao selecionar o certificado digital. Tente reinserir o dispositivo.. Alguem tem alguma dica?
    Outros sites que usam o certificado digital como receita e nfe, funcionam corretamente. So o PJE (que é o que mais preciso), nao entra!

  45. GENTE! CONSEGUI FINALMENTE!! MAC OS 10.8.5

    PASSOS:
    desintalei tudo com a ajuda do AppCleaner
    recomecei todos os passos novamente
    1o – instalei o firefox 16.0.2 (SO FUNCIONOU NO ANTIGO PARA MIM) – no link http://www.neowin.net/news/firefox-1602-available-for-download e java 7 up45

    2o – instalei no safesign 3.0.77(download no site da certsign ou serasa) – http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens/mac

    3o – baixei e instalei o driver do token gd burti para mac no site certisign (nao reconhece o driver do site do serasa!!) – http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens/mac

    4o – abri o firefox, entre na pagina do pje, cliquei em entrar e apareceu uma tela para carregar arquivo. Entao copiei : /usr/local/lib/libaetpkss.dylib e apareceu a tela para colocar o pin!!

    MARAVILHA!!! AGORA SO USAR!!!

  46. Algué tentou isso?

    “No Mavericks, instalando o Safenet Auth Client 8.2, o
    certificado funciona no Safari.

    O Client pode ser baixado aqui: http://site.solutinet.com.br/suporte-downloads
    (valido para o eToken da Certisign)”

    Não sei se funciona, mas…

  47. será que tem como eu fazer funcionar no ubuntu?

  48. Amigos, acho que esse problema todo é muito sério e acima
    de tudo é uma questão para a comissão de prerrogativas a qual deve
    ser comunicada para solução definitiva. O Apple OS é um sistema
    popular nos dias atuais e a ausência de suporte a essa plataforma
    constitui flagrante óbice ao exercício regular da advocacia haja
    vista a evolução do peticionamento eletrônico e, principalmente, a
    obrigatoriedade do peticionamento exclusivamente pela via
    eletrônica perante o STJ.
    http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/direitos-prerrogativas

  49. Aos colegas advogados recomendo ler o artigo do vice-presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia criticando o PJe ( http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=35&id_noticia=106464 ). É uma autoridade que pode nos representar e auxiliar no pleito de suporte para os demais sistemas operacionais e navegadores.

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d