Ferrovias – onde estão?

| 2 Comentários

Li com tristeza que o governo de São Paulo não vai mais, por enquanto, licitar o projeto de ligação por trilhos do Centro da capital do Estado ao aeroporto de Congonhas. A justificativa foi o fato de que a atual demanda, de 18 milhões de passageiros, pode não ser suficiente para garantir a viabilidade do projeto.

A notícia me incomoda porque traz em si a mania de pensar pequeno. O aeroporto de Zurique, na Suíça, teve, em 2008, demanda de 22 milhões de passageiros. Porém, já em 1995, havia trem ligando aquele aeroporto à cidade. A população da Suiça inteira é menor do que a da cidade de São Paulo. O aeroporto de Estocolmo teve 16 milhões de passageiros em 2009, e já conta com trem de alta velocidade que o liga à estação central da cidade.

Estamos falando da maior cidade do país e uma das maiores do mundo, com dois aeroportos, com um tráfego aéreo que só aumenta, e com demonstrações de demofobia. Primeiro, porque os novos passageiros que vão aos aeroportos são das classes B e C. Seria interessante, assim, que tivessem meios melhores para que chegassem aos terminais com mais facilidade. Em segundo lugar, é incrível como o Brasil releva sua falta de estrutura. Todos os países emergentes que hoje estão em franco desenvolvimento (Coréia, China, Índia, Taiwan, etc.) têm altos investimentos em ferrovias e conexões férreas entre as cidades e seus aeroportos. Aqui, tudo é desculpa: “o dinheiro poderia ser melhor aplicado nisso ou naquilo”.

É importante que o país se valorize, que se invista em infraestrutura, que se crie mecanismos de transporte que não sejam excludentes, e que se pense na modernidade do país. Trata-se de um país que cresce, e que precisa mudar a sua cara de atraso.

Daí minha dificuldade de entender as críticas ao trem-bala. Num país onde viajar não é exatamente tão barato, é sendo país enorme, precisamos de ligações férreas e rápidas entre as cidades. Há questões ambientais envolvidas, há saturação de aeroportos, há a qualidade do transporte ferroviário e há a necessidade de fomento à aquisição de know-how para novas tecnologias do setor ferroviário.

Infelizmente, o governo de São Paulo tomou essa medida. Infelizmente o candidato Serra critica o Trem-Bala.

Infelizmente, ainda, o governo Lula andou meio devagar com a Ferrovia Oeste-Leste, e infelizmente o traçado dessa ferrovia foi infeliz, pois deveria contemplar Vitória da Conquista.

Autor: francis

the guy who writes here... :D

2 Comments

  1. Caro Francis: primeiramente, meus parabéns pelo blog e pelo outro recentemente criado – já está nos meus favoritos. Refiro-me ao http://www.vitoriadaconquista.com.br. Sou um leitor assíduo. Com relação a ferrovia oeste-leste: estou tão indignado com a falta de postura, de responsabilidade, de visão de de amor para nossa cidade e, principalmente, a de inteligência – refiro-me aos nossos vereadores, ao nosso deputado estadual (que é lider do governo) e também do nosso prefeito, eles não agiram e se calaram. Perdermos um importante obra. Francis: você é um homem que está a frente do nosso tempo, é uma pessoa de visão e a cada texte que você escreve nos fazem refletir. O problema de nossa cidade são os políticos, peincipalmente dessa equipe de vereadores (nenhum projeto digno para nossa cidade). São pessoas que ainda são analfabetos da própria realidade e do tempo em que vivem. Vamos renovar em 2012.

  2. Caro Luiz,

    Obrigado pelo seu comentário! Acho que é preciso criar um forum apartidário de pessoas que pensem Conquista. Estamos perdendo muitas oportunidades!
    Um abraço!

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d